Pode criar uma capivara de estimação? Descubra tudo sobre isso!

 Já pensou em ter uma capivara como animal de estimação? Descubra se é possível e quais são os cuidados necessários para criar esse animal de forma responsável.

Pode criar uma capivara de estimação? Descubra tudo sobre isso!

Capivaras como animais de estimação: mito ou realidade?

Já assistiu os vídeos do TikToker Agenor Tupinambá com sua capivara "Filó" nas redes sociais? A rotina e os cuidados com o animal viralizaram e ganharam muitos adeptos. No entanto, na terça-feira, 18 de abril de 2023, o fazendeiro foi notificado sobre suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal, o que levantou a questão sobre a manutenção de capivaras como animais de estimação.

Capivara “Filó”: entenda o caso

Agenor é um agricultor e universitário que mora em Autazes, no interior do Amazonas. Nas redes sociais, ele mostrou seu cotidiano com "Filó", búfalos, papagaio, porco, mergulhão-do-mato, corvo-marinho e pato-mergulhador, tudo isso também sob os cuidados do criador de conteúdo.

A amizade entre o fazendeiro e a capivara viralizou na internet, ganhando atenção, muitos fãs e cada vez mais alcance. No entanto, o influenciador recebeu uma notificação do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), denunciando-o por várias acusações: suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal.

Dessa forma, o TikToker do Amazonas afirma que foi multado pelo Ibama em mais de R$ 17 mil, obrigado a entregar Filó e o papagaio rosa à agência, e deletar todos os vídeos com os animais de seus perfis nas redes sociais. O órgão ambiental deu prazo de até seis dias para a entrega dos animais.

Por meio de nota de esclarecimento publicada em seu Instagram, Agenor lamentou a notificação recebida e enfatizou a paixão que sente por todos os seus animais. O criador do conteúdo afirma ainda que Filó não foi retirado de seu habitat natural e que seu objetivo sempre foi cuidar dos animais, bem como apresentar a cultura dos ribeirinhos.

Criar capivara de estimação é crime?

Para esta questão, o primeiro ponto a considerar é que as capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris), como toda a fauna silvestre, são protegidas pela constituição brasileira e demais legislações. Em outras palavras, a Constituição Federal possui leis rígidas quanto à obrigação do Estado de zelar pela sua preservação e ocorrência natural.
Dessa forma, fica proibida a caça, captura, abate, transporte e demais questões relacionadas à translocação e/ou manipulação de animais silvestres sem a devida autorização do órgão ambiental competente.

Assim, é possível ter uma capivara de estimação e criá-la como animal de estimação, mas para isso é fundamental ter autorização expedida pelo órgão responsável no estado onde mora o futuro tutor.

Mas, capivara pode ser domesticada?

Sim, as capivaras podem ser domesticadas e até adotadas. Como qualquer outro animal, este roedor gigante requer cuidados específicos devido ao seu tamanho e por ser uma espécie exótica.

Qual ambiente indicado para criar capivara de estimação?

Com a aprovação da licença de criação da capivara, é necessário adequar as instalações de acordo com as necessidades do animal. O mais recomendado é ter ambientes calmos e com pouco movimento, em área de cerrado.

Além disso, investir em cercas vivas, árvores frutíferas e um amplo gramado com tamanho mínimo de 3 x 4m são boas escolhas para criar um espaço adequado para o animal e garantir que suas atividades e descanso sejam tranquilos e confortáveis. Um ponto importante a ser observado é que as capivaras adoram dar grandes saltos, por isso a área onde serão mantidas deve ter no mínimo 1,5m de altura.

Como as capivaras são animais de hábitos aquáticos, uma piscina com mais de 1 metro de profundidade e comprimento que garanta um nado confortável para o animal também é uma ótima opção de enriquecimento ambiental. Pensando na segurança, certifique-se de que o local não ofereça espaço para o animalzinho fugir, principalmente se forem filhotes de capivara.

Cuidados especiais com a capivaras de estimação

Cuidados especiais com a capivaras de estimação
Uma doença comum nas capivaras é a incidência do carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa, zoonose transmitida pelo carrapato-estrela comum em áreas rurais.

Para prevenir doenças em animais e humanos, é imprescindível fazer visitas frequentes a um veterinário especializado em animais exóticos.

Como é o comportamento das capivaras?

A capivara é muito dócil e calma, havendo poucos relatos de ataques desse animalzinho. Porém, podem acontecer exceções, decorrentes de um animal estressado ou ameaçado - quando tende a atacar como forma de defesa.

Vale ressaltar que a capivara é um animal bastante sociável, pois gosta de viver em grupo. Portanto, se você está pensando em adotar uma, é sempre recomendável optar por uma família de capivaras ao invés de apenas um indivíduo. Seja um filhote de capivara ou um adulto, eles precisam de companhia, pois se sentem ameaçados quando estão sozinhos.

O que capivara de estimação come?

Capivaras são animais herbívoros, o que significa que sua dieta consiste principalmente de vegetais. Capim, cana, milho, mandioca e leguminosas são suas refeições preferidas. Em média, esses animais consomem de 3 a 5 quilos de alimento por dia, dependendo do seu peso.
Gostou de saber mais sobre as capivaras de estimação? Vale lembrar que para a criação de animais silvestres e exóticos é necessária a validação dos órgãos ambientais, além do conhecimento da espécie e suas necessidades especiais. Se você tiver alguma dúvida sobre o tema, deixe nos comentários. Vejo você na próxima vez!

Tudo o que você precisa saber sobre criar uma capivara como animal de estimação

#capivara #capivaraanimaldeestimação #capivaraestimacao #capivarapet #capivaralovers #capivaralife #capivaralifestyle #capivaraloversclub #capivarapets #capivaraloversofinstagram #capivaralove #capivarafriends #capivaracuteness #capivarapetlove #capivarapetlife #capivarapetlovers #capivarapetsofinstagram #capivarapetcare #capivarapetowner #capivarapetadventures #capivarapetcommunity

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem