Periquito-verde: Descubra a Ave Símbolo da Fauna Brasileira

 Saiba tudo sobre o periquito-verde, a ave símbolo do Brasil, neste guia informativo. Descubra sua beleza, habitat e como contribuir para sua preservação.

piriquito verde no galho

Tudo sobre o Periquito-verde: A Ave Mais Emblemática do Brasil

Você sabia que o periquito verde é a ave que melhor representa o Brasil? Você quer saber por que? Então vem com a gente aprender tudo sobre essa ave tão especial, inclusive o que é necessário para criá-la em casa.

Periquito-verde: a ave mais brasileira

O periquito verde é considerado a ave mais brasileira de todas não por sua cor, embora se pareça com as cores encontradas em nossa bandeira. Isso porque é nativa da região da Mata Atlântica e é a ave mais fácil de encontrar para reprodução em cativeiro.

Por que adotar dar um periquito-rico

Periquito-rico é o nome popular de Brotogeris tirica. Assim como cães e gatos, essa ave é uma das preferidas dos criadores para adoção. Isso se deve a vários fatores, como ter um comportamento semelhante ao de um papagaio, ser pequeno, amigável e um animal de estimação fácil de cuidar.

Saiba tudo sobre o periquito-verde

Gostou do periquito verde e está pensando em torná-lo parte da sua família? A seguir, aprenda tudo o que é necessário para uma posse responsável da ave e garanta que ela cresça feliz e saudável. Acompanhe!

Principais características do periquito-rico

Para quem está pensando em ser tutor de um periquito rico, existem algumas características dessa ave que facilitam a identificação. Por exemplo, mede aproximadamente 20 cm de altura e pesa cerca de 70 gramas.

A semelhança com um papagaio se deve ao seu bico alto e curvo, característico de aves que se alimentam de frutas. Sua coloração é verde, com detalhes amarelos na lateral da cabeça, abdômen e tórax.

Outro fator que ajuda a identificar o periquito-verde é o seu comportamento em grupo. Por instinto de proteção, essas aves têm o hábito de viajar em bandos e emitir cantos estridentes.

Na hora de escolher seu pet, lembre-se: os periquitos machos são mais vocais que as fêmeas, e isso faz toda a diferença.

Como se alimenta o periquito verde?

Para quem deseja criar periquitos verdes em cativeiro, uma alimentação adequada é fundamental para o bom desenvolvimento da ave. Além da ração exclusiva para pássaros, é possível oferecer misturas com sementes de girassol e pedacinhos de goiaba, mamão e manga. Eles amam isso!

Além de fornecer uma alimentação de qualidade, é recomendável que o dono mantenha sempre uma tigela com água fresca na gaiola. Isso porque são uma espécie que exige hidratação constante para se manter saudável.

Atenção com a gaiola do periquito

casal de piriquitos na arvore
A escolha da gaiola para o periquito verde precisa ser adequada de forma a proporcionar o máximo de conforto para a ave sem que ela se sinta isolada. O espaço deve permitir que a ave se movimente e se empoleire confortavelmente e com segurança.

Outro ponto importante a se considerar na hora de adquirir uma gaiola é a base, que precisa ter duas superfícies e uma divisória. Dessa forma, o pet pode se movimentar pelo ambiente sem entrar em contato com as próprias fezes.

Atenção: De acordo com os veterinários, é recomendável limpar a gaiola diariamente, retirando as fezes e restos de comida.

Preparação do banho para a ave

Apesar de ser um animal de estimação de baixa manutenção em termos de higiene, ainda é uma boa ideia fornecer um espaço para seu animal de estimação tomar banho. Deixe uma tigela com água para eles se refrescarem sempre que quiserem. Lembre-se de limpar a tigela diariamente para prevenir doenças e infecções.

Não deixe o periquito-rico sozinho

Como os periquito-ricos são animais que viajam naturalmente em grandes grupos, ficar sozinho é muito prejudicial para eles. Se possível, adote um periquito verde fêmea para que formem um lindo e feliz casal.

Cuidados com a saúde do periquito-verde

Se forem tomadas todas as precauções necessárias em termos de nutrição, higiene e habitat, o periquito verde pode viver entre 15 e 20 anos. Por isso, é de extrema importância ficar atento a qualquer sinal de que ele possa estar com algum problema de saúde. Os principais sintomas.
  • sono excessivo;
  • queda das penas;
  • dificuldades para respirar;
  • pés, bicos ou unhas com descamação.
Se você notar algum desses sinais em seu animal de estimação, visite um veterinário especializado em aves com urgência. Somente este profissional poderá dar o suporte necessário para a pronta recuperação do animal.

Gostou de saber mais sobre o periquito verde, a ave que melhor simboliza a beleza da fauna brasileira? Teria um espacinho para ele na sua casa?

Conheça o Periquito-verde: O Ícone da Fauna Brasileira

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem