Manon: Conheça as características e curiosidades dessa ave

 Conheça o Manon, uma ave exótica com uma personalidade cativante. Saiba mais sobre suas características e curiosidades aqui!

Manon: Conheça as características e curiosidades dessa ave

Tudo o que você precisa saber sobre o pássaro Manon

O Manon é uma espécie de pássaro que faz parte da Ordem dos Passeriformes, caracterizada por ter um bico reto, fino e pequeno. Essa ave é conhecida por suas cores vibrantes e tamanho compacto, o que a torna muito popular entre os criadores de aves. Acompanhe-nos e descubra mais sobre essa encantadora espécie.

Qual é a origem do Society-Finch?

O passarinho Manon tem uma origem bastante curiosa, pois essa espécie não foi encontrada naturalmente em nosso planeta. O que você quer dizer?! Para chegar às espécies descritas acima, várias seleções e cruzamentos de outras espécies como Lonchura striata ocorreram até chegarmos ao Manon que conhecemos hoje.

Qual é a origem do pássaro Manon?

O passarinho Manon tem uma origem bastante curiosa, pois não é um animal que fez parte da fauna do nosso planeta. Isso mesmo! Manon é o resultado do cruzamento de outras aves da família Lonchura striata. Incrível, não é?

No Brasil, a ave conhecida como Manon tem nomes diferentes em outras partes do mundo. Os nomes mais comuns para o Lonchura striata domestica são: Bengalin do Japão, Society-Finch, Bengalese-Finch ou Moineau du Japon.

Pássaro Manon: características

Pássaro Manon: características
A ave Manon é um animal tão delicado que costuma medir entre 10 e 11cm de comprimento e tem um peso corporal em torno de 10g na fase adulta. Por outro lado, pode ser considerado um animal longevo, pois sua expectativa de vida é de 5 a 10 anos.

No entanto, o encanto desta espécie de ave reside na sua variedade de cores. As principais variações são o Preto-marrom, Moka e Canela. Embora raro, é possível encontrar Manon com pelagem nas cores arlequim, branco e albino.

A coloração mais comum, o preto-castanho, a ave apresenta-se com a parte anterior do corpo em preto (asas, peito e focinho). A cor marrom é encontrada na cabeça e na parte superior do dorso do animal.

Como criar Manon em gaiola?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a ave, que tal aprender a criá-la em uma gaiola? É muito simples, basta observar alguns cuidados com alimentação, higiene e tamanho da gaiola.

O que o pássaro Manon come?

A dieta de Manon é baseada em sementes para pássaros exóticos, como alpiste, painço e linhaça. Existem rações prontas e misturas de sementes para exóticas que facilitam o manejo e são de boa qualidade.

Além de rações extrusadas e misturas de sementes, os donos de aves podem oferecer algumas guloseimas complementares à dieta, como frutas, legumes e verduras, sempre de forma controlada e sem excessos.
Durante a muda de penas ou período de reprodução, é necessário oferecer ração de alta qualidade, pois o animal tem maior exigência energética. Nessa hora, a semente de cálcio é uma importante aliada para complementar a ração que vai dentro da gaiola, que deve medir no mínimo 40 x 30 x 30 cm.

Como fazer a procriação de Manon?

Você sabia que só de olhar para a ave não dá para saber se o Manon é fêmea ou macho? É verdade! Segundo especialistas, a melhor forma de identificar o gênero da ave é por meio do canto do pássaro Manon, que é bem mais sutil nos pássaros machos.

A procriação ocorre o ano todo, gerando em média de 5 a 8 ovos por ninhada. Esses ovos levam aproximadamente 18 dias para eclodir.

O macho ajuda a fêmea a incubar os ovos. O ninho da Manon pode ser adaptado a partir do mesmo modelo dos periquitos, ou seja, um ninho fechado de madeira com um orifício para entrada e saída da ave.

Para que serve o pássaro Manon?

As aves Manon são conhecidas na avicultura pela sua aptidão materna. Essas aves têm um instinto impressionante para cuidar de outros ovos e filhotes. Por esse motivo, criadores de outras espécies, como o Gouldian Finch, o Mandarin Duck e o Zebra Finch, usam a fêmea Manon como uma espécie de "ama de leite".

Além disso, a ave tem o hábito de cuidar dos ovos e filhotes de outras espécies como se fossem seus. Para que isso ocorra em cativeiro, recomenda-se substituir os ovos da Manon por ovos de outras espécies. No entanto, em alguns casos, eles aceitam naturalmente a tarefa de incubar e criar esses ovos.
Gostou de saber mais sobre a ave? Se você tiver alguma dúvida sobre o tema, deixe uma mensagem na caixa de comentários, teremos o maior prazer em responder.

Guia completo sobre o pássaro Manon: habitat, alimentação e reprodução

#manon #passaromanon #aves #passarinhos #habitatmanon #alimentaçãomanon #reproduçãomanon #guia #passarinhosdobrasil #avesdobrasil #manonbrasil #manonhabitat #manonalimentação #manonreprodução #passarinhosbrasileiros #passarinhosdobrasil #avesbrasileiras #guiaaves #guiaanimais #manoninfo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem