Descubra a Espécie Encantadora do Feneco
Quer conhecer o feneco? Descubra tudo sobre essa espécie encantadora, desde sua aparência até seu habitat natural. Leia mais sobre o feneco neste guia informativo.
Conheça o Feneco: Uma Espécie Encantadora
Você já ouviu falar da raposa fennec, um curioso animal do deserto que é muito ágil e inteligente? Esse canídeo (família de mamíferos da ordem dos carnívoros) é a menor raposa do planeta e, ainda por cima, é uma espécie cheia de curiosidades que você precisa conhecer. Saiba mais sobre essa criaturinha muito especial!
Feneco: 10 curiosidades sobre essa pequena raposa
Qual a origem da feneco?
A raposa fennec (Vulpes zerda) é um animal nativo da Península Arábica, Norte da África, Saara, Sul da Argélia e Eurásia, especificamente as regiões desérticas, semidesérticas e montanhosas dessas áreas.
É considerada a menor raposa existente!
Com altura que pode chegar a 21 centímetros, comprimento de 40 centímetros e peso entre 600 gramas e 1,5 quilo, essa pequena criatura é considerada o menor tipo de raposa existente. Na verdade, seria ainda menor se não fosse o comprimento de sua cauda (até 25 cm) e suas orelhas (medindo entre 9 a 10 cm).
A coloração de sua pele também chama a atenção. O dorso, a cabeça e a cauda são de cor areia, o que o ajuda a se esconder e se misturar com o deserto. Algumas partes de seu corpo, como as patas, têm um tom mais claro, e a ponta da cauda é preta.
Suas orelhas são grandes e importantes para a sua sobrevivência
Uma das características distintivas da raposa fennec são suas orelhas compridas. Com audição aguçada, esses animais são capazes de detectar presas com facilidade, mesmo que estejam a metros de profundidade.
Além disso, possuem um sofisticado sistema de ventilação interna (troca do ar interno por ar fresco externo), que ajuda o animal a suportar o clima escaldante daquela região.
Perspicaz instinto de sobrevivência
A raposa do deserto é um animal que está sempre em alerta, pois vive com uma constante sensação de estar sendo perseguido. Como resultado, uma de suas habilidades é escapar de ameaças. Eles podem pular até quatro vezes o comprimento de seu próprio corpo e cavar um buraco em uma única noite para se esconder.
Seu corpo é um grande exemplo de adaptação para viver no deserto
Tudo no corpo da raposa fennec é adaptado para viver em calor excessivo. Por exemplo, os dedos das patas são protegidos por uma camada de pelo até as almofadas - aquelas partes fofas que ficam embaixo das patas dos animais - para evitar queimaduras ao pisar na areia quente.
Sua pelagem grossa também tem um papel muito importante no auxílio do funcho, pois ajuda a raposa a se proteger da radiação solar durante o dia e a se aquecer à noite.
Feneco: um animal noturno
São considerados animais noturnos, saindo de suas tocas à noite para caçar (caso contrário, passam o dia no subsolo). Fenecos cavam suas próprias tocas, na verdade, eles podem até criar túneis que se conectam entre si.
Reprodução do animal Feneco
Normalmente, a época de reprodução para eles é nos meses de janeiro, fevereiro e março. Após uma média de 51 dias de gestação, uma fêmea dá à luz entre dois e cinco filhotes. Ela fica com o macho até que a prole esteja um pouco maior e possa ser mais independente.
Filhotes de feneco
Durante o primeiro mês de vida, os filhotes são alimentados exclusivamente com leite materno. Geralmente, as fêmeas só se reproduzem uma vez por ano. A raça tem uma expectativa de vida de 12 a 14 anos quando domesticada. Na natureza, a expectativa varia entre 8 e 10 anos.
Feneco é um animal familiar
A raposa fennec vive em pequenos grupos familiares. De fato, um fato interessante é que eles são animais voltados para a família, ou seja, seus relacionamentos são para toda a vida, tanto com o companheiro quanto como pais atuais, por meio de suas interações com os filhos.
Alguns deles, quando crescem e se tornam independentes, saem de casa em busca de novos lugares para morar. Outra parte, no entanto, prefere passar mais tempo perto de seu grupo.
Quando o assunto é comida, o feneco é uma boa oportunista
Apesar de ser um animal onívoro, a raposa-do-mato é um predador altamente oportunista. Isso porque eles se alimentam de tudo o que encontram para caçar, como répteis, roedores, insetos, ovos e até pequenas plantas.
Falando um pouco sobre sua hidratação, eles estão acostumados com o clima seco do deserto, então sua necessidade de água é muito pequena. Portanto, os líquidos presentes nas frutas e folhas que comem já são suficientes para saciar a sede. Mas não se engane - se virem água à sua frente, não hesitarão em bebê-la.
Muito interessante o fennec fox, não é? Seu nome, características e habilidades realmente chamam muita atenção. Se você quer saber mais sobre cachorros, gatos, pássaros, entre outros animais, já sabe onde procurar. Acesse o nosso Blog.