Aprenda como plantar e cuidar do Girassol

 Descubra como plantar e cuidar do girassol com este guia passo a passo. Aprenda tudo o que você precisa saber para ter belas flores em seu jardim!

Aprenda passo a passo como plantar e cuidar do Girassol

Dicas essenciais para plantar e cuidar do Girassol com sucesso

Música, poemas, pinturas e flores, não é à toa que o girassol é uma das flores mais conhecidas e amadas. E o melhor é que são fáceis de plantar e cuidar!

Portanto, se você gosta de flores e está entre os admiradores dessa flor, continue lendo para aprender a plantar, cuidar e descobrir muitas outras curiosidades sobre o Girassol!

Afinal, qual a origem do Girassol?

Podemos afirmar que a origem do girassol é um tanto conturbada. Isso ocorre porque a maioria das informações disponíveis sobre o surgimento desta planta indica que ela é originária da América do Norte.

Alguns dizem que essas flores foram cultivadas pelos indígenas para serem usadas como fonte de proteína em sua dieta. No entanto, em 2010, um fóssil de uma flor foi encontrado na Argentina, sugerindo que o girassol pode ter se originado na América do Sul.

A incerteza dessa origem se deu pelo fato de a planta encontrada estar em bom estado e apresentar muitos traços da espécie Asteraceae, a mesma do girassol.

No entanto, a realidade é que sua verdadeira origem não importa muito. Essa planta é muito famosa por seus benefícios e continua sendo utilizada até hoje!

Caracteristicas do Girassol

As principais características desta planta incluem um caule grosso e resistente, folhas de formato oval e uma cor amarela vibrante.

Uma planta de girassol pode atingir uma altura de 2 a 3 metros, no entanto, algumas espécies de girassóis não ultrapassam os 40 centímetros. As flores de Helianthus, seu nome científico, costumam ser grandiosas, refletindo a imponência e estatura majestosa da planta cujo nome significa "flor do sol".

Além de belas flores, o girassol é uma oleaginosa muito apreciada na gastronomia devido à qualidade do óleo extraído de suas sementes.

Esse óleo auxilia no combate ao colesterol ruim e contém vitaminas B1, B2, B3, B6, D e E, melhorando a qualidade de vida de quem o consome.

Além disso, o óleo de girassol também é conhecido por suas propriedades antioxidantes, hidratantes, restauradoras e cicatrizantes. Por isso, é frequentemente encontrado em produtos para cabelos e cuidados com a pele.

Conheça algumas espécies de girassol:

Embora os girassóis mais comuns sejam amarelos, existem espécies de flores mais altas, mais baixas e até coloridas.

Girassol Arranha Céu

Como o nome sugere, essa flor pode atingir até 3 metros de altura e ter pétalas de até 35 cm.

Girassol Floresta Tropical

É uma flor que pode atingir mais de 4 metros de altura e ter um diâmetro de mais de um metro. Esta planta deve ser plantada com pelo menos 1,5 metros de distância para permitir espaço para crescer.

Girassol Gigante Americano

Assim como a anterior, esta planta também pode crescer até 4,5 metros e ter flores de até 30 cm de largura.

Girassol Mamute Rosso

Esta espécie prospera em um clima mediterrâneo e pode atingir alturas que variam de 9 a 12 metros.

Girassol de Schweinitz

A flor do Girassol de Lewis David von Schweinitz é extremamente rara, sendo nomeada em homenagem ao botânico que a descobriu em 1800.

Girassol Sundance Kid

Este girassol foi um dos primeiros a ser cultivado em casa. Sua flor pode atingir até dois metros de altura, com pétalas vermelhas, amarelas e bicolores.

Girassol Little Becka

Com dois metros de altura, este girassol tem pétalas vermelhas e laranjas.

Girassol Pacino

O “Anão de ouro Pacino" é um tipo de planta anão conhecido por seu bom crescimento em vasos maiores. Possuindo entre 30 a 50 cm, esta planta possui cabeças múltiplas em cada uma das correntes. Produzem flores coloridas e folhagens verdes vibrantes, tornando-se um adorno atraente para qualquer jardim. Plantado em vasos bem grandes, eles podem tendem a ser extremamente lindos e floridos durante todo o ano!

Girassol Suntastic

Esta planta em particular pode crescer até uma altura de 20 cm e apresenta lindas pétalas amarelas douradas. Ela prospera quando colocada em vasos com cerca de 15 ou 20 cm de diâmetro, tornando-a uma escolha ideal para decoração de interiores.

Girassol Sunny Smile

Variando entre 15 e 45 cm, essas são as alturas mais comuns de se ver. Essas plantas crescem melhor no verão e são muito fáceis de cultivar, além de possuírem talos resistentes.

Girassóis Coloridos

Graças à hibridização, hoje em dia podemos encontrar girassóis em uma variedade de cores. Dentre eles, os mais comuns são os earthwalker, que variam entre terra escura, vermelho e dourado; Dona Master, encontrada em tons de vermelho e roxo; Chianti, com pétalas cor de vinho tinto; e o Moulin Rouge, um dos mais belos, com pétalas vermelhas e cor de vinho.

Como plantar girassol?

Plantar girassóis não é tão complicado quanto imaginamos, porém, esse plantio requer alguns cuidados e atenção para que saia como o esperado.

Antes de plantar girassóis, é importante saber que as sementes devem ser semeadas no local definitivo para o cultivo. Isso porque as mudas dessa planta não costumam tolerar muito bem o transplante.

Você também pode plantar as sementes em bandejas de sementes ou copos de papel e transferi-las para um vaso, mantendo toda a terra ao redor. A forma ideal de transplantar a muda é garantir que ela esteja saudável e que as raízes não ocupem todo o recipiente.

Nesse caso, é melhor esperar até que as plantas fiquem maiores e mais estáveis. Caso contrário, a planta pode não se adaptar ao novo solo e não crescer.

As sementes de girassol levam cerca de uma a duas semanas para germinar. Também podem ser cultivadas em vasos grandes, desde que a espécie seja o Girassol Anão ou uma planta de porte menor.

O Girassol Anão atinge cerca de 40 cm de altura. Para o plantio, o ideal é usar vasos de 30 ou 40 cm. Para mudas maiores da planta, é recomendado procurar recipientes com capacidade de no mínimo 20 litros, pois isso permitirá que a planta cresça forte e saudável.

Antes de iniciar o cultivo, é importante observar que o período de floração não deve ocorrer em épocas de chuva. No sudeste do Brasil, por exemplo, o período ideal vai de setembro a março, que é primavera e verão.

A semente deve ser colocada no vaso a uma profundidade de cerca de 2,5 cm. Se mais de uma semente for plantada, o ideal é espaçá-las cerca de 10 a 12 cm.

Lembre-se de não colocar as sementes muito próximas das bordas do vaso, para que não cresçam tortas e das bordas do vaso, para que a barreira não atrapalhe seu desenvolvimento.

As plantas devem ser regadas diariamente para que o caule da planta cresça forte e grosso. Além disso, como o nome sugere, a “planta do sol” deve ser posicionada em um local onde receba luz natural.

O ideal é que, quando totalmente desenvolvida, a planta possa ficar ao sol por pelo menos 8 horas por dia. Para quem cultiva dentro de casa ou em apartamento, basta posicionar a planta no local mais ensolarado da casa.

Cuidados com o Girassol

Cuidados com o Girassol
Apesar de ser uma planta muito resistente, o girassol precisa de alguns cuidados para crescer forte e saudável.

Iluminação

Como mencionado acima, o girassol é uma planta que requer exposição ao sol. Idealmente, deve receber pelo menos 8 horas de sol por dia, com pelo menos 4 horas de luz solar direta.

Irrigação

Quando em fase de crescimento, o ideal é regar uma vez ao dia. Depois que a planta se desenvolver, ela pode ser regada a cada dois dias, mas é melhor ficar de olho no solo e sempre que estiver seco, acrescente um pouco de água. Se o solo ainda estiver úmido, a rega pode esperar mais algumas horas para evitar o afogamento da planta.

Pragas

Devido às suas sementes, os girassóis costumam atrair muitas abelhas e pássaros. Nesse caso, o ideal é colocar telas de proteção para que esses animais evitem tirar as sementes da planta. Além disso, é muito comum o aparecimento de ervas daninhas ao redor da planta durante o plantio, neste caso, essas plantas devem ser retiradas do vaso para não drenar os nutrientes da planta.

Temperatura ideal

Esta espécie não costuma se sentir muito confortável em climas frios e úmidos, o ideal é mantê-la em temperaturas entre 18ºC e 33ºC graus.

Crescimento

É muito comum que essas plantas cresçam e floresçam rapidamente, o que pode causar um problema de suporte no caule. Se isso acontecer, é importante usar estacas de apoio para a planta, como madeira, canos ou galhos.

Adubação

Adubos são substâncias recomendadas para promover o crescimento saudável das plantas e auxiliar na sua floração. Existem diferentes tipos de adubos disponíveis, como adubo orgânico ou o adubo NPK 10-10-10, que contém uma combinação de nutrientes essenciais para as plantas.

Significado de Girassol

Segundo a história, seu nome científico, Helianthus Annus, significa "flor do sol", pois sua principal característica é ser heliotrópica, ou seja, quando seu caule gira para ficar posicionado em direção ao sol.

Além disso, vale ressaltar que o ato de rotação da planta ocorre apenas durante seu período de crescimento. Após a floração, esse fenômeno cessa.

O movimento ocorre porque o lado que não recebe luz cresce mais rápido que o lado iluminado. Durante a noite, o girassol se volta para o leste, onde espera o sol nascer.

Segundo a sabedoria popular, a flor representa felicidade e transmite energia positiva, vitalidade e entusiasmo. Além disso, por ser uma planta com muitas sementes, também está associada à prosperidade.

Curiosidades sobre o Girassol

O girassol foi considerado a flor preferida do pintor holandês Vincent Van Gogh, que por dois anos foi sua maior inspiração para as artes. Os campos de girassóis resultaram em inúmeras pinturas.

Uma de suas pinturas famosas, intitulada "Vaso com 15 girassóis", foi vendida em 1987 a um magnata japonês por milhões de dólares.

Além disso, existe uma lenda sobre o girassol. Esta lenda diz que no céu havia uma estrelinha tão apaixonada pelo sol que foi a primeira a aparecer antes que o sol se escondesse. Até que um dia, essa estrela foi até o Rei do Vento e pediu que ele morasse na terra, para que ela pudesse admirar o sol todos os dias. E foi assim que nasceu o girassol!

Guia completo para cultivar e cuidar do Girassol em casa

#girassol #cultivodegirassol #cuidadoscomogirassol #floresemcasa #jardimemcasa #plantasemcasa #amantesdeplantas #naturezacasa #florescendoemcasa #jardineiroamador #cuidandodasplantas #girassolcaseiro #cultivandoemcasa #jardimcaseiro #plantasdecorativas #florescoloridas #jardimemcasa #plantasfelizes #cuidandodomeujardim #florescendoemcasa #jardimemcasa
Next Post Previous Post