Tudo o que você precisa saber sobre a alfafa

 Quer saber mais sobre a alfafa? Este guia abrangente irá fornecer todas as informações que você precisa, desde sua origem até suas aplicações na alimentação animal e humana.

Tudo o que você precisa saber sobre a alfafa

Guia completo sobre a alfafa: benefícios, usos e curiosidades

Da mesma família do feijão, lentilha e grão-de-bico, a alfafa é uma planta que pertence à classe das leguminosas. Portanto, tem alto valor nutricional. Em árabe, seu nome significa "o melhor alimento" graças aos benefícios que oferece a quem o consome.

A alfafa é uma planta comumente consumida na forma de broto, e suas folhas também podem ser usadas para fazer chá. Saiba mais sobre o que é alfafa e os benefícios desta planta.

O que é e quais são os benefícios da alfafa

Como mencionado anteriormente, a alfafa é um broto popularmente conhecido por seu alto valor nutricional. Isso porque, com o nome científico "Medicago Sativa", é originário da Ásia e é referido como o melhor entre os alimentos árabes.

Quando usada para saladas ou como acompanhamento, é comum usar os brotos dessa planta, porém, para os roedores, a alfafa pode ser vista como prato principal, com folhas e tudo.

Entre os inúmeros benefícios oferecidos pela alfafa, seu baixo teor calórico é quase esquecido, pois existem muitas outras vantagens para quem a consome regularmente. Entre eles, por exemplo, está o combate a problemas como:
  • Ansiedade e estresse;
  • Retenção de líquido;
  • Má digestão;
  • Prisão de ventre;
  • Anemia;
  • Colesterol;
  • Menopausa.

E entre outros. Isso graças aos seus componentes ricos em proteínas, vitaminas, minerais e fibras, que colaboram com uma espécie de detox do organismo. No entanto, recomenda-se que, para manter esse benefício, a alfafa seja consumida crua, como em saladas, composições de sanduíches ou até mesmo na forma de sucos ou chás.

Como plantar a alfafa?

Como plantar a alfafa?
Imagino que ao ler sobre os inúmeros benefícios oferecidos por esse broto, você já deve estar se perguntando como ter essa planta em casa, certo? Bem, vamos ajudá-lo a plantar mudas de alfafa e garantir que elas cresçam saudáveis!

O primeiro passo é ter sementes e escolher um bom vaso. Recomenda-se que sejam retangulares e tenham uma profundidade média. Se você ainda não tem um, escolha o seu aqui.

Com o pote escolhido e as sementes, é hora de colocar a mão na massa. Coloque as sementes separadas umas das outras, com espaçamento de aproximadamente 20 centímetros. Para um crescimento adequado, a profundidade da semente no solo não deve ultrapassar dois centímetros.

Quais são os cuidados para a plantação?

Quais são os cuidados para a plantação?
Após aplicá-lo no solo, não se esqueça de regá-lo. A alfafa é uma planta que prefere luz solar parcial, por isso não as deixe constantemente expostas ao sol por mais de quatro horas. A rega deve ocorrer aproximadamente quatro vezes por semana.

Vale considerar que a alfafa pode ser plantada em qualquer época do ano, mas se adapta melhor nos meses de abril a maio, quando os dias são mais curtos. Após a fertilização, eles podem ser colhidos após 45 dias, mas isso também depende da época do ano em que você está.

Embora a princípio possa parecer que cuidar dessa planta pode ser um tanto difícil, ela é considerada uma ótima opção para ter ao lado de outras plantas em um jardim. Afinal, além de sua riqueza em proteínas, ela não exige muito esforço para seu cultivo.

Conheça os benefícios da alfafa para a saúde e bem-estar

#alfafa #beneficiosdaalfafa #saudeebemestar #vidasaudavel #alimentacaosaudavel #nutricao #bemestar #saude #alimentacaonatural #vegetarianismo #veganismo #plantbased #vidavegana #vidavegetariana #alimentacaovegetariana #alimentacaovegana #saudeebemestarnatural #saudeebemestarvegano #saudeebemestarvegetariano #vidasaudavelvegana #vidasaudavelvegetariana

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem