Tipos Mais Comuns de Orquídeas e Suas Características

 Quer conhecer mais sobre orquídeas? Este guia apresenta os tipos mais comuns de orquídeas e suas características únicas. Não perca!

Conheça os Tipos Mais Comuns de Orquídeas e Suas Características

Os 10 Principais Tipos de Orquídeas para Cultivar em Casa

Existem diversas plantas ornamentais espalhadas pelo mundo. Flores e folhagens para todos os gostos! Entre esses pedaços da natureza, diversos tipos de orquídeas estão entre as plantas que mais cativam os olhos. Você sabia que o Brasil é o país com maior diversidade de orquídeas?

Flor delicada e exuberante, a orquídea abrange mais de 50.000 espécies em todo o mundo. 20.000 delas são encontradas na natureza e 30.000 novos tipos de orquídeas foram criadas por meio de cruzamentos. Aqui, podemos encontrar cerca de 3.500 espécies da planta. Mas quais são os tipos de orquídeas, exatamente?

Orquídea Phalaenopsis

Entre todos os tipos de orquídeas, uma das mais populares é a Phalaenopsis. Também conhecida como orquídea borboleta, é famosa por suas pétalas grandes e volumosas. Nativo da Ásia, vem em uma variedade de cores sólidas.

Um espetáculo visual que carrega beleza em sua totalidade e nos detalhes!

Paphiopedilum

Outra variedade muito popular, a Paphiopedilum, ou orquídea sapatinho, apresenta uma forma única e uma combinação de cores que parecem pintadas à mão. Eles também são nativos da Ásia.

Cattleya

Cattleya
O próximo tipo de orquídea praticamente veio do jardim do quintal. Foi catalogado por um botânico inglês, mas originou-se nas florestas tropicais da América Latina. A Cattleya é muito comum no Nordeste brasileiro e já ganhou até o apelido de "Rainha do Sertão".

Outro gênero de orquídea extremamente popular no Brasil, a Cattleya, adora sol e tem um aroma diferenciado.

Rodriguezia

Batizada de Véu de Noiva, a orquídea Rodriguezia é conhecida por seu tamanho menor em comparação com outras espécies. Ela recebeu esse apelido devido à sua haste cheia de flores brancas e pendentes, que se assemelham a um véu de noiva. Essa espécie de orquídea é de difícil cultivo e não se adapta bem a vasos tradicionais.

Devem ser plantadas em vasos suspensos ou fixadas em troncos de árvores. Tudo para reproduzir seu habitat natural, zonas tropicais das Américas.

Vanda

As orquídeas Vanda têm uma folhagem única em comparação com os tipos mais populares de orquídeas. Essas belas plantas têm uma beleza distinta expressa em suas flores de cores vibrantes e folhas mais finas e abundantes. Outro detalhe que torna a orquídea Vanda muito especial é que suas raízes são aéreas, permitindo que ela fique pendurada ou viva nas árvores. É um ótimo exemplo de orquídea epífita.

As orquídeas epífitas são aquelas que estabelecem uma relação de comensalismo com outras plantas. Nesse caso, as árvores servem de suporte para a orquídea Vanda. Porém, a orquídea não age como um parasita, nem mesmo extrai nutrientes da árvore, ela simplesmente repousa sobre ela.

Dendrobium

Dendrobium
A orquídea Dendrobium é outro gênero asiático amplamente difundido encontrado em todo o mundo. Uma das espécies de maior sucesso é o Olho de Boneca, ou Dendrobium nobile.

Orquídeas raras

Existem aproximadamente 50.000 tipos diferentes de orquídeas, muitas das quais são raras. Por exemplo, a Aeranthes albidiflora tem belas pétalas pontiagudas e finas. A Amesiella monticola é nativa das Filipinas e possui uma curiosa extensão em uma de suas pétalas. O brasileiro Anathallis kleinii também é muito raro e encontrado na Mata Atlântica. Sua folhagem é abundante e as flores parecem se esconder entre as folhas.

Existem várias espécies de orquídeas raras e algumas delas estão em perigo de extinção. Mesmo que essas plantas sejam bonitas e exóticas, nunca devemos removê-las de seu habitat natural. Isso pode representar um grande risco para diversas espécies.

Como cuidar dos vários tipos de orquídeas?

Como cuidar dos vários tipos de orquídeas?
Com tantos tipos de orquídeas, pode ser difícil saber como cuidar dessas plantas, não é mesmo? Por isso reunimos algumas dicas que podem ser aplicadas nas variedades de maior sucesso.

A orquídea é uma planta que requer dedicação e paciência. Depois que as lindas flores caem, pode levar meses para que elas voltem na forma de botões delicados. Cuide da mesma forma e aguarde. A surpresa será deslumbrante!

Elas podem ser cultivadas no jardim ou dentro de casa em vasos e floreiras. As orquídeas Vanda e Cattleya preferem locais mais claros, enquanto as orquídeas Phalaenopsis preferem sombra. Em geral, eles se desenvolvem melhor em ambientes mais quentes.

Qual vaso escolher? Recorde-se que Vanda prefere estar suspensa, assim como Véu de Noiva. Fora isso, a escolha do material do vaso está mais relacionada com a região que você mora do que com o tipo de orquídea. Vasos de cerâmica retêm menos umidade do que os de plástico, exigindo rega mais regular.

Falando nisso, o número de vezes que você rega sua orquídea depende da espécie. Sempre pesquise as condições de iluminação, plantio e requisitos de rega para cada espécie de orquídea. No entanto, temos uma dica para você: verifique o nível de umidade do substrato da planta. As que exigem muita água devem ter substrato bem umedecido, enquanto as que exigem menos rega podem ter substrato levemente úmido. Está seco? Pegue o regador e dê um pouco de água para eles!

Você já comeu uma orquídea?

Acalmar! Não é para provar essas lindas flores! Você sabia que além de sua beleza estonteante, as orquídeas também fazem sucesso na cozinha? Isso mesmo! Um tipo de orquídea chamada Vanilla Planifolia é a planta da qual é colhida a baunilha, que é amplamente utilizada em sobremesas em todo o mundo.

Bem diferente de todos os tipos de orquídeas que estamos acostumados a ver, a Vanilla Planifolia é uma planta trepadeira que pode atingir 10 metros de altura. A baunilha é o fruto dessa planta, que aparece em forma de vagens.

Agora, além de lindas e aromáticas, podemos dizer também que as orquídeas são deliciosas!

Guia Completo dos Diferentes Tipos de Orquídeas

#orquídeas #tiposdeorquídeas #orquídeasraras #orquídeasexóticas #orquídeasbrasileiras #orquídeasnaturais #orquídeasartificiais #orquídeasemcasa #orquídeasdecorativas #orquídeasdelicadas #orquídeascoloridas #orquídeasperfumadas #orquídeasdeinterior #orquídeasdeexterior #orquídeasdejardim #orquídeasdevaranda #orquídeasdeapartamento #orquídeasdeinverno #orquídeasdeverão #orquídeasdeprimavera

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem