A História da Tartaruga Mais Velha do Mundo
Descubra a história fascinante de Jonathan, a tartaruga terrestre mais antiga do mundo. Saiba como ele se tornou uma verdadeira celebridade e como é cuidado em seu lar atual.
Tartaruga Jonathan: O Segredo por Trás do Animal Terrestre Mais Velho do Mundo
A tartaruga gigante é uma das espécies de animais mais longevas da natureza. É surpreendente quando um animal atinge a marca dos três dígitos de idade, mas ainda mais impressionante é a tartaruga Jonathan, o animal terrestre mais velho do mundo, com 190 anos, completados em 2022.
Comparado aos humanos e outros animais, Jonathan tem muita história para contar. Ele viveu por quase dois séculos, testemunhando vários eventos históricos, avanços tecnológicos e muito mais. Saiba mais sobre o quelônio mais antigo do mundo - o nome do grupo de tartarugas, cágados e cágados.
Tartaruga Jonathan, o animal terrestre mais velho do mundo
Jonathan é uma tartaruga gigante de Seychelles (Dipsochelys Hololissa), uma rara subespécie do gênero Aldabrachelys.
O morador mais famoso da remota ilha de Santa Helena, território britânico localizado no Atlântico Sul, chegou à ilha em 1882 vindo de Seychelles, arquipélago da África Oriental de onde era originário.
Jonathan foi um presente de um cônsul francês ao governador do território, Sir William Grey-Wilson. Desde sua chegada, 31 governadores entraram e saíram da "Casa da Plantação" - a residência oficial dos governadores.
Apesar das felicitações por chegar aos 190 anos, acredita-se que Jonathan possa ser ainda mais velho. Isso porque uma fotografia tirada em sua chegada, em 1882, já o mostra grande, com características de um animal de pelo menos 50 anos. Vale a pena notar que a expectativa de vida das tartarugas Seychelles é de 100 anos.
Como é a vida da Tartaruga Jonathan
Atualmente, Jonathan leva uma vida tranquila sob a supervisão de veterinários e na companhia de três tartarugas da mesma espécie: David, Emma e Fred.
Apesar de passar por alguns problemas de saúde, como cegueira e perda do olfato, Jonathan ainda tem muita energia. Seus principais interesses incluem comer e acasalar. Uma vez por dia, seus cuidadores o alimentam com repolho, cenoura, pepino, maçã, banana e outras frutas da estação, que são sua comida favorita.
Apesar de sua idade avançada, ele tem boa audição. Sua libido também está intacta, já que ele freqüentemente acasala com Emma e Fred - as tartarugas não são particularmente sensíveis ao gênero.
Tartaruga Jonathan está no Guinness World Records
No início de 2022, Jonathan foi reconhecido duas vezes pelo Guinness World Records. O primeiro reconhecimento foi como o animal terrestre vivo mais antigo do mundo e, em dezembro do mesmo ano, ele foi nomeado a tartaruga mais velha do mundo.
Você já parou para pensar que Jonathan, ao longo de 190 anos, presenciou muitas coisas que aconteceram no mundo? Tornou-se uma figura histórica, até mesmo em Santa Helena, que tem cerca de 4.500 habitantes. Hoje, a sua imagem figura nas moedas e selos da ilha.
Se você gostou de conhecer a tartaruga mais antiga do mundo, continue sua visita no Blog.