Samambaia Americana: Tudo o que Você Precisa Saber Sobre o Cultivo em Casa

 Quer cultivar a Samambaia Americana em casa? Este guia detalhado irá ajudá-lo a entender tudo sobre o cultivo dessa planta popular e elegante.

Samambaia Americana: Tudo o que Você Precisa Saber Sobre o Cultivo em Casa

Dicas de Cuidados com a Samambaia Americana em Ambientes Internos

Desde 1980, a samambaia americana (Nephrolepis exaltata), também conhecida como samambaia de Boston, é uma das plantas mais cultivadas no Brasil. Típicas de climas tropicais, junto com outras espécies como avenca, rendada e amazônica, essas plantas chamam a atenção e enfeitam a decoração de varandas, casas e apartamentos.

Quer aprender tudo sobre a samambaia americana e dicas de cultivo para plantá-la em casa? Neste artigo, preparamos uma apresentação atualizada e maravilhosa sobre a espécie, incluindo suas características, dicas de cuidados e como utilizá-la na decoração. Confira!

Samambaia americana: tudo o que você precisa saber sobre a espécie

Quando se fala de samambaias, é importante destacar que se trata de um grupo de plantas com mais de 12 mil espécies e que existem há cerca de 350 milhões de anos. Sim, milhões de anos. Ou seja, elas surgiram na Terra na mesma época que os fungos, líquens e musgos.

Dentre essa variedade, a samambaia americana conquistou o coração e o lar de milhares de brasileiros, tornando-se uma ótima companheira para os entusiastas da jardinagem. E até hoje, essa "tendência" continua por alguns motivos.

Quais são as principais características da samambaia?

As samambaias-americanas, assim como todas as espécies da planta, são vegetais herbáceos, rizomatosos, vasculares membros do táxon das pteridófitas. A planta é composta por folhas longas (frondes), subdivididas em folíolos lisos e retos, de coloração verde clara.

Samambaia é uma planta que possui tufos volumosos que exibem belas texturas. Embora não seja considerada uma espécie de grande porte, pode atingir uma altura média de 40 a 60 cm - em alguns casos extremos - até 1,5 metro.

Ficha Técnica: Samambaia Americana

Nomes populares: Samambaia-de-boston, Lâmina-de-espada e Samambaia-espada
Nome científico: Nephrolepis exaltata
Família: Davalliaceae
Categoria: Folhagens

Como cuidar de uma samambaia americana?

Como cuidar de uma samambaia americana?
Em geral, a maioria dos tipos de samambaias tem requisitos de cuidados semelhantes. Assim, passos básicos como garantir que o solo esteja sempre úmido - mas não encharcado - colocá-lo em um local com luz indireta e seguir um cronograma adequado de rega são suficientes.

No entanto, para ajudá-lo a ter plantas saudáveis ​​e vibrantes em casa, reunimos tudo o que você precisa saber sobre como cuidar da samambaia americana.

Qual o solo ideal para a samambaia americana?

Seja em vasos ou canteiros, recomenda-se o uso de matéria orgânica para criar o solo ideal para a samambaia americana. Uma boa dica é fortalecê-la com húmus de minhoca. Portanto, além de um solo úmido e bem drenado, a planta exige que o substrato seja rico em matéria orgânica e nutrientes.

Samambaia é uma planta que requer cuidados especiais com o solo para garantir seu desenvolvimento saudável e manter suas folhas com uma tonalidade verde brilhante.

É preciso adubar a samambaia americana?

Assim como qualquer outro tipo de samambaia, a Samambaia extrai vitaminas do solo para se manter saudável, por isso a fertilização é bem-vinda. Recomenda-se adubar aproximadamente seis meses após o plantio. Uma das soluções que pode ajudar é o fertilizante NPK, que contém tudo o que ela precisa para crescer.

A samambaia americana gosta de sol?

A samambaia americana gosta de sol?
A samambaia americana prefere luz indireta e locais sombreados. É recomendado posicioná-la perto de janelas, varandas ou em áreas com níveis adequados de luminosidade. No entanto, é importante evitar a exposição direta ao sol.

Você já pode ter se perguntado: "Por que as pontas da samambaia ficam queimadas?" Deixar a planta em contato direto com a luz do sol por muito tempo pode queimar as folhas da samambaia, além de ser prejudicial ao solo, pois faz com que a terra fique seca mais rapidamente. Portanto, é recomendado evitar expor a samambaia ao sol.

Pode molhar as folhas da samambaia?

A Samambaia americana não deve ter as folhas molhadas. No entanto, é necessário ter um cronograma de rega para umedecer o substrato da planta, preferencialmente todos os dias em pequenas quantidades. Mas cuidado para não exagerar e deixar o solo encharcado.

Samambaia: cuidado com os ventos forte e baixas temperaturas

Samambaia, também conhecida como samambaia americana, é uma planta que pode ser afetada por ventos fortes e baixas temperaturas. É importante proteger a planta dessas condições, pois podem ser prejudiciais à sua saúde. Fique atento a essas questões e tome medidas para proteger sua planta.

Como escolher o vaso para samambaia americana?

A samambaia pode ser cultivada em diferentes tipos de vasos, desde que eles proporcionem a umidade ideal para as raízes. Uma opção recomendada é o tradicional vaso de xaxim, que utiliza fibra de coco, ou até mesmo vasos de plástico.

As versões mais populares da samambaia americana são cultivadas em vasos suspensos, pois isso auxilia no crescimento saudável de suas folhas.

É preciso podar a planta?

Sim. Uma das funções dos jardineiros é observar as folhas, e nesse processo, eles podem notar algumas que estão murchas e caídas. Portanto, uma poda simples é feita para remover os secos, doentes ou muito amarelos.

Samambaia é uma planta que requer cuidados específicos em relação à quantidade de água. Folhas mortas indicam que a planta está recebendo água em excesso, enquanto folhas quebradiças e amarronzadas podem ser um sinal de falta de água. É importante encontrar um equilíbrio adequado para garantir a saúde e o crescimento da samambaia.

10 fotos de samambaia na decoração










3 curiosidades sobre samambaia americana

  • A samambaia americana foi descoberta na cidade de Boston;
  • A espécie passou por melhorias genéticas para ser mais resistente e adaptável;
  • Para Feng Shui (ciência e arte chinesa), a planta atrai prosperidade e limpa as energias negativas de ambientes.

Como Cultivar a Samambaia Americana em Casa: Guia Completo

#samambaiaamericana #cultivodesamambaia #plantasemcasa #plantasdecorativas #plantasdeinterior #plantasparadecorar #plantasquecuram #plantasmedicinais #plantasornamentais #plantasdeombro #plantasdebaixo #plantasdebaixaluminosidade #plantasdebaixamanutenção #plantasdebaixocusto #plantasdebaixocuidado #plantasdebaixaresistência #plantasdebaixotamanho #plantasdebaixotemperatura #plantasdebaixotráfego #plantasdebaixouso #plantasdebaixovalor
Next Post Previous Post