Plantar em Copinhos Descartáveis: Dicas e Truques para Iniciantes

 Se você é novo na jardinagem, plantar em copinhos descartáveis pode ser uma ótima maneira de começar. Este guia oferece dicas úteis para ajudá-lo a ter sucesso em seu novo hobby.

Plantar em Copinhos Descartáveis: Dicas e Truques para Iniciantes

Como Fazer um Jardim Vertical com Copinhos Descartáveis


Existem muitas maneiras de propagar plantas a partir de sementes. Em artigos anteriores, mostrei como propagar usando copos e bandejas de jornal. Outra forma simples e eficiente de produzir mudas de hortaliças, ervas, plantas medicinais, ornamentais e frutíferas é utilizando copos descartáveis ​​para café ou água. Este método é ecologicamente correto e econômico, pois os copos podem ser reutilizados. É uma maneira simples e eficaz de cultivar suas próprias plantas em casa.
Para plantar em copos descartáveis, costumo retirar o fundo para poder retirar as mudas com facilidade depois. Para evitar que a terra caia do fundo do copo, adiciono um pouco de terra úmida e pressiono com o dedo. Depois disso, você pode encher os copos como de costume, sem derramar sujeira.
Plantar em copinhos descartáveis é uma opção prática e econômica para o cultivo de mudas. O processo de manejo é semelhante ao das bandejas, mantendo o substrato úmido e realizando o raleio com cuidado para não danificar as raízes das plantas. É importante evitar puxar as mudas excedentes, pois isso pode prejudicar o desenvolvimento das plantas que permanecerão no copinho.
Ao plantar em copos descartáveis, é importante utilizar um substrato solto, fértil e com boa capacidade de retenção de água. Este substrato é o mesmo recomendado para bandejas.
Se você planeja cultivar plantas maiores, como árvores frutíferas, pode usar copos descartáveis ​​de água ou refrigerante. O processo é o mesmo, só que em uma escala maior.
Usando copos descartáveis, temos infinitas possibilidades. Podemos até mesmo usá-los para cultivar mudas, usando areia grossa de rio como substrato em um sistema semelhante ao flutuante, quase como hidroponia. Explicarei esse sistema em um novo artigo.
Aqui está um passo a passo ilustrado sobre como plantar mudas em copos de café descartáveis. Tenha em mente que você pode escolher copos maiores, dependendo de suas necessidades. Para plantas menores, use xícaras menores e, para plantas maiores, use xícaras maiores.
Você pode utilizar copinhos com fundo ou sem fundo.
Se utilizar copinhos sem fundo, coloque uma "bolachinha" de substrato úmido para facilitar a operação.

Perceba que o substrato não escoa.

Preencha os copinhos com o substrato escolhido.

Copinhos já organizados na bandeja e prontos para o plantio. Coloque de uma a tres sementes por copinho e irrigue pela manhã e pela tarde.

Mudas germinando e raleio com tesoura de ponta fina.
Mudas de alface prontas para o transplante ou até mesmo colheita como "baby leaf".
Plantar em copinhos descartáveis pode ser uma opção conveniente para quem tem pouco espaço ou quer experimentar diferentes tipos de plantas. No entanto, é importante lembrar que esses copinhos não são sustentáveis e podem contribuir para o acúmulo de lixo. Por isso, é recomendado buscar alternativas mais ecológicas, como vasos reutilizáveis ou plantar diretamente na terra. Desejamos boas colheitas para todos!

Plantar em Copinhos Descartáveis: Dicas e Truques para Iniciantes

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

Plantar em Copinhos Descartáveis: Dicas e Truques para Iniciantes

1.Economia de espaço

Plantar em copinhos descartáveis é uma ótima opção para quem tem pouco espaço em casa. Os copinhos podem ser facilmente empilhados, permitindo que você plante várias mudas em um espaço pequeno.

2. Fácil manuseio

Os copinhos descartáveis são leves e fáceis de manusear, o que torna o processo de plantio muito mais simples. Além disso, eles são fáceis de transportar, o que é ótimo se você precisar mudar suas plantas de lugar.

3. Economia de dinheiro

Plantar em copinhos descartáveis é uma opção muito mais econômica do que comprar vasos de plantas. Os copinhos são baratos e podem ser encontrados em qualquer loja de materiais de construção ou jardinagem.

4. Melhor drenagem

Os copinhos descartáveis têm pequenos furos na parte inferior, o que permite uma melhor drenagem da água. Isso é importante para evitar que as raízes das plantas fiquem encharcadas e apodreçam.

5. Recicláveis

Os copinhos descartáveis são feitos de plástico e, portanto, podem ser reciclados. Isso significa que você pode plantar suas mudas em copinhos descartáveis sem prejudicar o meio ambiente.

6. Versatilidade

Os copinhos descartáveis vêm em diferentes tamanhos e cores, o que significa que você pode escolher o tamanho e a cor que melhor se adequam às suas plantas e à sua decoração.

7. Fácil descarte

Quando suas plantas crescerem e estiverem prontas para serem transplantadas para um vaso maior, você pode simplesmente descartar os copinhos descartáveis. Isso é muito mais fácil do que ter que retirar as plantas de um vaso de cerâmica ou plástico.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem