Os benefícios de saúde do Poejo: o que você precisa saber

 Você sabia que o Poejo pode ajudar a combater a gripe e resfriados? Conheça todos os benefícios dessa planta e como usá-la para melhorar sua saúde.

Os benefícios de saúde do Poejo: o que você precisa saber

How to Grow and Harvest Poejo for Maximum Flavor and Nutrition

Poejo, também conhecido como hortelã-pimenta, é uma planta medicinal valorizada em todo o mundo por suas propriedades farmacológicas no tratamento de gripes, resfriados e problemas digestivos. É uma opção natural e eficaz para aliviar sintomas dessas doenças.

Saiba mais sobre a planta poejo: seus usos, como consumir, propriedades, efeitos colaterais, contraindicações e muito mais. Confira!

O Poejo, também conhecido como Mentha pulegium, é uma planta medicinal e aromática originária da Europa, Ásia e Arábia. Desde então, foi aclimatado em quase todos os países com clima temperado.

Poejo é uma planta herbácea perene pertencente à família Lamiaceae, que é a 7ª maior família de plantas com flores, incluindo tomilho e hortelã. Tem uma longa tradição de uso em remédios caseiros, principalmente por suas propriedades digestivas, expectorantes e anti-sépticas.

Poejo é uma planta que normalmente é encontrada perto de córregos, rios e outros ambientes úmidos. Pode crescer entre 30 e 50 cm de altura e tem folhas altamente aromáticas com menos de 1 cm de comprimento.

Nomes populares: Hortelãzinha, Erva-de-são-lourenço, Menta-selvagem, Poejo-das-hortas, Hortelã-dos-Açores, Hortelã-pimenta-mansa, Poêjo, Poêjos.

Nome científico: Mentha pulegium.

Sinonímia: Mentha daghestanica, Pulegium dagestanicum, Pulegium vulgare

Família: Lamiaceae.

Categoria: Ervas Condimentares, Medicinal, Plantas Aquáticas, Plantas Hortícolas, Plantas Palustres.

Ciclo de vida: Perene.

Cor da floração: Roxa.

Época de floração: Julho-setembro.

Época de sementeira/plantação: Outono ou primavera.

Poejo, também conhecido como hortelãzinho, é uma planta medicinal comum em muitas regiões do mundo. Embora não haja muitas pesquisas científicas que comprovem seus benefícios, muitas pessoas acreditam que o poejo é uma solução eficaz para tratar uma variedade de problemas de saúde, como dores de cabeça, problemas digestivos e resfriados. Seu sabor refrescante e aroma agradável também o tornam popular como ingrediente em chás e receitas culinárias.

No caso da planta Poejo, suas propriedades incluem diversas ações benéficas, como:

  • digestiva;
  • estimulante;
  • cicatrizantes;
  • adstringente;
  • emenagoga; 
  • febrífuga;
  • anti-inflamatória;
  • vermífuga;
  • antisséptica;
  • entre outras.

Poejo, também conhecido como poejo, é uma erva comumente usada em forma de infusão para tratar uma variedade de doenças. Seus benefícios incluem alívio de problemas digestivos, problemas respiratórios, dores de cabeça e cólicas menstruais, entre outros. Suas propriedades medicinais são reconhecidas há séculos e continua a ser um remédio natural popular em muitas culturas.

  • eficaz no tratamento contra gripe e resfriado;
  • auxilia a amenizar a tosse;
  • ajuda em casos de falta de apetite;
  • melhora a digestão e os sintomas de má digestão;
  • minimiza os sintomas da azia;
  • combater parasitas intestinais;
  • aliviar a febre.

Vale ressaltar que o óleo essencial extraído das folhas do poejo serve como pesticida, sendo muito utilizado para combater o crescimento de fungos, bactérias e parasitas nas plantas. Apesar de seu uso histórico, a planta só deve ser consumida sob orientação de um médico ou fitoterapeuta.

O poejo é uma planta comumente utilizada por suas propriedades medicinais, principalmente na forma de chá feito de suas folhas, caules e flores. A infusão é conhecida por ajudar com cólicas menstruais, menstruação atrasada e gota, e alguns até acreditam que o chá poejo pode ajudar na perda de peso.

O poejo, uma espécie de hortelã, não é usado apenas para fazer chá, mas também como tempero na culinária. Pode ser usado para dar sabor a peixes, infundido em azeite e adicionado a carnes. Além disso, pode ser usado para adicionar um sabor refrescante às saladas de frutas e vegetais.

How to Grow and Harvest Poejo for Maximum Flavor and Nutrition

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

5 Delicious Ways to Use Poejo in Your Cooking

1.chá poejo

O chá Poejo é uma forma popular de desfrutar desta erva. Simplesmente coloque um punhado de folhas de poejo frescas ou secas em água quente por alguns minutos, coe e aproveite. Você pode adicionar mel ou limão para um sabor extra.


2. Poejo Pesto

Poejo pesto é um toque delicioso e único no pesto tradicional. Misture as folhas frescas de poejo com alho, pinhões, queijo parmesão e azeite até ficar homogêneo. Use-o como cobertura em sanduíches ou como cobertura para pratos de massa.


3. Molho para Salada Poejo

Adicione um toque refrescante às suas saladas com molho de salada poejo. Misture as folhas frescas de poejo com azeite, suco de limão, mel e mostarda Dijon até ficar homogêneo. Regue com suas verduras favoritas para uma explosão de sabor.

5 Delicious Ways to Use Poejo in Your Cooking

4. Poejo Legumes Assados

Assar legumes com poejo acrescenta um sabor único e delicioso. Misture seus vegetais favoritos com azeite, sal e pimenta e polvilhe com folhas frescas de poejo antes de assar no forno.


5. Óleo Infundido de Poejo

O óleo infundido de Poejo é um ingrediente versátil que pode ser usado em uma variedade de pratos. Simplesmente aqueça o azeite em uma panela com folhas frescas de poejo até perfumar, coe e use conforme desejado. Acrescenta um sabor sutil de poejo a marinadas, molhos e pratos salteados.

#poejo #poejotea #poejochá #poejofresco #poejoplanta #poejohortelã #poejocultivo #poejosaúde #poejoreceitas #poejochábenefícios #poejoculinária #poejocozinha #poejotempero #poejoplantamedicinal #poejofitoterapia #poejocapimlimão #poejohortelãpimenta #poejochádeverdade #poejocultivocaseiro

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem