Os benefícios da citronela: um repelente natural de insetos

 A citronela é uma planta com propriedades repelentes naturais que podem ajudar a manter mosquitos e outros insetos afastados. Descubra seus benefícios aqui!

Os benefícios da citronela: um repelente natural de insetos

Citronella: The Essential Oil You Need for Summer

Você sabia que existem plantas que podem atuar como repelentes naturais contra pragas e até mesmo contra o Aedes aegypti (mosquito da dengue)? É o caso da Citronela, uma planta com muitos benefícios e usos para humanos e animais.

Citronela, também conhecida como capim-limão, é uma planta que se tornou popular no Brasil devido ao seu efeito repelente contra insetos, especialmente mosquitos. As substâncias encontradas em suas folhas permitem essa ação, além de outros benefícios para a saúde, como propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Neste artigo, conheça mais sobre a planta Citronela, dicas de como utilizá-la no seu dia a dia e ainda um passo a passo de como plantá-la em casa. Confira!

O que é Citronela? 

A erva citronela (Cymbopogon winterianus e Cymbopogon nardus) é uma planta medicinal perene e erva nativa do sudoeste da Ásia. É conhecido por suas propriedades calmantes, desinfetantes, bactericidas, óleo essencial, entre outras.
Citronela, também conhecida como capim-santo (Cymbopogun citratus Stapf), é uma planta popularmente conhecida como "capim". Devido aos seus componentes e diversas utilidades, a planta se tornou famosa e pode ser encontrada em quintais, jardins, vasos e canteiros em todo o mundo. Existem outros tipos de citronela além do capim-santo.

Para que serve a citronela?

Para que serve a citronela?
A citronela, planta rica em óleos essenciais, é conhecida não apenas por suas propriedades antibacterianas que a tornam ótima para limpeza, mas também por seu uso na aromaterapia, como repelente de insetos, na medicina e na produção de cosméticos. Aqui estão alguns dos muitos usos desta planta versátil:

Citronela repelente

Citronela é uma planta com um cheiro forte que pode repelir insetos. Quando a planta libera seu odor, ela age como um repelente natural. A citronela é comumente encontrada na forma de óleo essencial, mas também pode ser encontrada em sprays, soluções, velas e até adesivos que atuam como repelentes. É importante ressaltar que a citronela é eficaz no combate ao mosquito Aedes aegypti e outros tipos de mosquitos.

Cosméticos

A citronela é um ingrediente natural comumente usado em sabonetes e desodorantes devido à sua capacidade de combater o crescimento de fungos e bactérias. Sua eficácia em repelir insetos também o torna um ingrediente popular em repelentes de insetos.

Produtos de limpeza

A citronela é um ingrediente popular em desinfetantes domésticos devido ao seu agradável aroma cítrico. Além do aroma refrescante, existem outras opções no segmento de limpeza e higiene que ajudam a limpar e refrescar os ambientes e inibem odores desagradáveis.

Aromaterapia

Citronela é um óleo essencial com componentes de geraniol e citronelal, que são conhecidos por criar um ambiente mais relaxante e tranquilo. O aroma da citronela é frequentemente encontrado em velas, incensos e perfumes para a casa, e é indicado para estimular a concentração.
Citronela é uma planta versátil e fácil de cultivar, conhecida por suas propriedades repelentes naturais contra insetos, além de ser aromatizadora, bactericida e calmante. Se você quer aprender como cultivá-la, continue lendo para descobrir mais.

Como usar a citronela dentro de casa

Citronela, também conhecida como capim-limão, é uma planta fácil de cultivar em casa. Para seu crescimento saudável, é necessário um solo fértil e irrigação diária, sem excesso de água. Além disso, a citronela precisa de bastante sol durante o dia e espaço suficiente para suas folhas crescerem. Para aumentar a quantidade de plantas, é possível fazer a poda das touceiras e replantá-las posteriormente.
A citronela é um tipo de planta comumente usada como repelente natural de insetos. Para aumentar sua eficácia, é recomendável colocar a planta em uma pequena área com correntes de ar para que o perfume penetre em sua casa. Aqui estão algumas perguntas comuns que as pessoas têm sobre esta planta.

Por que citronela afasta pernilongo?

Por que citronela afasta pernilongo?

Citronela é uma planta cujo poder repelente de insetos é ativado em seu óleo essencial concentrado, extraído de suas folhas. Os insetos possuem canais receptores moleculares que detectam os componentes da citronela, como o citronelal, o geraniol e o limoneno, e enviam mensagens químicas para o cérebro do inseto, gerando a reação de se afastar.

Qual a diferença entre capim-limão e citronela?

Citronela, também conhecida como capim-limão, é uma planta que apresenta semelhanças com outras espécies, como o Cymbopogon winterianus e o Cymbopogon nardus. O nome científico do capim-limão é Cymbopogon citratus, que é bastante parecido com o das outras plantas.
Citronela é uma planta que muitas vezes é confundida com capim-limão, mas suas propriedades e cheiro são diferentes. Enquanto o capim-limão tem um aroma adocicado e cítrico semelhante ao limão, a citronela tem um cheiro mais parecido com desinfetante. É importante distinguir entre as duas plantas para garantir o uso correto em culinária, medicina ou repelente de insetos.

A Citronela é boa para ambientes com animais?

Se você tem animais de estimação, sabe com que facilidade os insetos podem ser atraídos para sua casa. Manter seu espaço limpo e fresco com produtos de citronela pode ajudar a manter formigas, mosquitos e outras pragas afastadas. Citronela não é bom apenas para seus animais de estimação, mas para toda a sua família!
Para quem gosta de passear com o cachorro, usar citronela na coleira pode ajudar em percursos que possam ter exposição a insetos, como trilhas.

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

How to Use Citronella to Keep Mosquitoes at Bay


1.Plante citronela em seu jardim

Uma das maneiras mais fáceis de usar citronela para afastar os mosquitos é plantá-la em seu jardim. A citronela é um repelente natural de mosquitos e pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo. Coloque as plantas em áreas onde você passa mais tempo ao ar livre, como perto do pátio ou da área de estar ao ar livre.

2. Use velas de citronela

As velas de citronela são uma maneira popular de manter os mosquitos afastados. Eles agem liberando o cheiro do óleo de citronela no ar, o que repele os mosquitos. Coloque as velas ao redor do seu espaço ao ar livre ou use-as durante eventos ao ar livre para manter os mosquitos afastados.

3. Aplique o óleo essencial de citronela

O óleo essencial de citronela pode ser aplicado diretamente na pele para repelir mosquitos. Misture algumas gotas de óleo de citronela com um óleo transportador, como coco ou óleo de jojoba, e aplique na pele antes de sair. Você também pode adicionar algumas gotas de óleo de citronela à sua loção ou sabonete favorito.

4. Faça seu próprio spray de citronela

Você pode fazer seu próprio spray de citronela misturando o óleo essencial de citronela com água e um óleo transportador. Adicione 10-15 gotas de óleo de citronela a um borrifador cheio de água e algumas gotas de um óleo transportador. Agite bem antes de usar e borrife na pele e roupas.

5. Use incenso de citronela

Paus de incenso de citronela são outra maneira eficaz de manter os mosquitos afastados. Eles agem liberando o cheiro do óleo de citronela no ar, o que repele os mosquitos. Coloque os incensos em torno de seu espaço ao ar livre ou use-os durante eventos ao ar livre para manter os mosquitos afastados.

6. Adicione citronela ao seu difusor externo

Se você tiver um difusor externo, adicione algumas gotas de óleo essencial de citronela à água antes de ligá-lo. O difusor liberará o cheiro do óleo de citronela no ar, o que ajudará a afastar os mosquitos.

7. Use coleiras de citronela

Se você tem animais de estimação que passam muito tempo fora de casa, considere usar coleiras de citronela. Essas coleiras liberam o cheiro de óleo de citronela, que repele mosquitos e outros insetos. Eles são seguros para animais de estimação e podem ser encontrados na maioria das lojas de animais.
#citronela #citronellacandles #citronellaoil #citronellaplant #citronellainsectrepellent #citronellalove #citronellalife #citronellabalm #citronellabugspray #citronellacitronella #citronellacitronellacitronella #citronellabuzz #citronellaburner #citronellacitronellacitronellacitronella #citronellacitronellacitronellacitronellacitronella #citronellacitronellacitronellacitronellacitronellacitronella #citronellacitronellacitronellacitronellacitronellacitronellacitronella #citronellacitronellacitronellacitronellacitronellacitronellacitronellacitronella #citronellacitronellacitronellacitronellacitronellacitronellacitronellacitronellacitronella #citronellacitronellacitronellacitronellacitronellacitronellacitronellacitronellacitronellacitronella

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem