Como Plantar em Copinhos de Papel: Guia Passo a Passo

 Se você está procurando uma maneira simples e barata de começar a plantar em casa, este guia de plantio em copinhos de papel é perfeito para você. Siga nossas dicas e comece a cultivar suas próprias plantas hoje mesmo!

Como Plantar em Copinhos de Papel: Guia Passo a Passo

Dicas para Plantar em Copinhos de Papel de Forma Eficiente


Este artigo irá ensinar como plantar mudas em copinhos de papel. Embora pareçam frágeis, esses copinhos são fáceis de fazer e têm muitas vantagens, como veremos a seguir.
Antes da década de 1950, mudas de tomate, pimenta e outras solanáceas eram cultivadas em canteiros, às vezes transplantadas e depois plantadas em seu local definitivo com raízes nuas. Isso fazia com que o transplante tivesse que ser feito em dias nublados, sempre no período mais fresco do dia, e mesmo assim as perdas eram altas e o desenvolvimento das plantas prejudicado por tantas mudanças. Então, um agricultor que cultivava tomates teve a brilhante ideia de plantar as sementes em copos de papel. A partir daí, houve um aumento na produção de 20% a 30%. Então vamos falar sobre essa técnica incrível.
O plantio em copos de papel é uma técnica que oferece quase todas as vantagens da semeadura direta no local definitivo, eliminando as desvantagens do plantio direto em grandes áreas. As raízes não são danificadas, pois as mudas são transportadas para o local de plantio dentro do próprio copo. Isso também elimina o risco de contaminação. Não há necessidade de esperar dias nublados ou períodos mais frios para o plantio. O transplante pode ser feito a qualquer momento. O índice de sucesso das mudas é de praticamente 100%, ou muito próximo disso.
Plantar em copinhos de papel é uma ótima opção para cultivar uma variedade de plantas, desde hortaliças até ervas medicinais e condimentos. No entanto, é importante lembrar que algumas plantas, como o pepino e o quiabo, não aceitam transplantes. Com o uso dos copinhos, é possível fazer mudas dessas plantas sem problemas e transplantá-las posteriormente. Em regiões com invernos rigorosos, é possível cultivar mudas de quiabo em estufas para transplantá-las no início da primavera.
Plantar em copinhos de papel pode ser um pouco trabalhoso, mas os resultados valem a pena. A única desvantagem é o tempo e esforço necessários para confeccioná-los. Com um pouco de prática, no entanto, você verá que é uma ótima opção para o cultivo de plantas.

Para fazer copos de papel para plantar, reúna seus materiais com antecedência. Você precisará de um tubo de plástico (PVC) com diâmetro mínimo de 7 cm e comprimento de 15 a 18 cm. Faça uma marca a 10 cm para garantir que os copos têm a altura certa para a maioria dos vegetais. Se você deseja plantar outros tipos de plantas, pode fazer marcas adicionais em diferentes alturas. Você também precisará de tiras de jornal ou outro papel biodegradável (evite usar papel plastificado) para fazer os copos.

Para plantar em copinhos de papel, enrole tiras de papel em volta de um cano plástico, dando 3 voltas e deixando cerca de 3 cm de papel no fundo do cano. Certifique-se de seguir a marca de 10 cm ou a medida de sua escolha.
Dobre esse excesso para criar o fundo do copo de papel.

Para plantar em copos de papel, encha o copo com substrato e bata levemente no fundo para assentá-lo.

Para plantar em copos de papel, puxe lentamente o tubo de plástico, deixando apenas o jornal e o substrato para trás.
Depois que os copinhos de papel estiverem prontos e cheios de substrato, só falta plantar as sementes.
Quando se trata de plantar em copos de papel, há uma variedade de opções de substrato disponíveis, dependendo dos materiais disponíveis. Aqui estão alguns exemplos.
  • Uma parte de terra (peneirada) + 1 parte de composto orgânico
  • Uma parte de terra + 1 parte de esterco curtido
  • Uma parte de terra + 1 parte de húmus de minhoca (vermicomposto)
  • Composto orgânico puro
Plantar em copinhos de papel é uma opção viável para o cultivo de plantas, mas existem outras fórmulas que devem ser consideradas. É importante levar em conta a variedade da planta, suas necessidades nutricionais e o tempo estimado que ela ficará no copinho, entre outras variáveis, para garantir um crescimento saudável e adequado.
Para plantar em copinhos de papel, é importante colocá-los em uma caixa de madeira e irrigá-los regularmente para manter o substrato úmido até o momento do transplante. As mudas podem ser transplantadas no próprio copinho, pois as raízes facilmente perfuram o papel, que se decomporá naturalmente. O momento ideal para o transplante é quando as plantas têm duas folhas verdadeiras ou atingem cerca de 10 cm. Com o uso do copinho, é possível atrasar um pouco o plantio para permitir que as mudas se desenvolvam mais antes do transplante. É importante realizar o raleio das mudas, preferencialmente com tesoura, para não perturbar as raízes e deixar apenas uma muda por copinho. Após o plantio, as mudas devem receber os cuidados necessários para sua variedade ou espécie.
copinho de papel com muda

Plantar em Copinhos de Papel: Vantagens e Desvantagens


1.Economia de espaço

Plantar em copinhos de papel é uma ótima opção para quem tem pouco espaço em casa. Os copinhos podem ser facilmente acomodados em prateleiras ou em pequenos espaços, permitindo que você cultive suas plantas mesmo em ambientes pequenos.

2. Fácil manuseio

Os copinhos de papel são leves e fáceis de manusear, o que facilita o transporte das plantas. Além disso, eles são descartáveis, o que significa que você não precisa se preocupar em lavá-los ou armazená-los depois de usar.

3. Biodegradável

Os copinhos de papel são feitos de materiais biodegradáveis, o que significa que eles se decompõem naturalmente no meio ambiente. Isso é uma ótima opção para quem se preocupa com o impacto ambiental de seus hábitos de jardinagem.

4. Economia de dinheiro

Plantar em copinhos de papel é uma opção econômica para quem quer cultivar suas próprias plantas. Os copinhos são baratos e fáceis de encontrar em lojas de artigos para festas ou em lojas de jardinagem.

5. Versatilidade

Os copinhos de papel são versáteis e podem ser usados para plantar uma variedade de plantas, desde mudas de hortaliças até flores e plantas ornamentais. Eles também podem ser decorados para dar um toque pessoal ao seu jardim.

6. Fácil drenagem

Os copinhos de papel têm pequenos furos na parte inferior, o que permite uma boa drenagem da água. Isso é importante para evitar que as raízes das plantas fiquem encharcadas e apodreçam.

7. Aprendizado

Plantar em copinhos de papel é uma ótima atividade para crianças e adultos que querem aprender mais sobre jardinagem. É uma maneira divertida e educativa de ensinar sobre o ciclo de vida das plantas e como cuidar delas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem