As maravilhas do pé de jabuticaba: um guia para conhecer esta fruteira única

 Quer conhecer mais sobre o pé de jabuticaba? Este guia completo vai te ensinar tudo o que você precisa saber sobre esta fruteira incrível. Não perca!

As maravilhas do pé de jabuticaba: um guia para conhecer esta fruteira única

Pé de Jabuticaba: The Brazilian Tree That Bears Fruit on Its Trunk

A jabuticabeira não só produz uma das frutas mais queridas do Brasil, como também apresenta diversas curiosidades relacionadas ao seu cultivo, floração e frutificação. Quer saber mais sobre essa frutífera árvore que vem ganhando destaque por seus usos culinários e medicinais? Continue lendo!

Pé de jabuticaba: tudo o que você precisa saber

A jabuticabeira (Myrciaria sp.), também conhecida como jabuticabeira (Myrciaria cauliflora), é uma fruteira de porte médio e formato piramidal 100% nativa do Brasil, predominantemente do bioma Mata Atlântica. Suas características botânicas incluem um tronco liso e marrom, flores brancas e pequenos frutos de casca preta que crescem no tronco e nos galhos da árvore.
A identificação das espécies de jabuticabeiras não é difícil, pois elas produzem frutos abundantes que cobrem o tronco, galhos e até raízes expostas. No campo da fitografia (subdivisão da botânica), acredita-se que existam cerca de nove espécies de jabuticabeira, embora não haja confirmação exata.

Entre os mais conhecidos estão:


Jabuticaba Sabará (Plinia trunciflora)

O Pé de Jabuticaba, também conhecido como Jabuticaba Sabará, é uma variedade popular da fruteira devido à sua alta produtividade e deliciosos frutos pequenos. Tem uma taxa de crescimento moderada e amadurece cedo, tornando-se um favorito entre os produtores.

Jabuticaba Paulista (Plinia cauliflora)

O Pé de Jabuticaba, uma espécie de jabuticabeira encontrada no estado de São Paulo, Brasil, é conhecida por seu maior porte e produção de frutos de casca dura e de tamanho considerável em comparação com a variedade Sabará. Além disso, o Pé de Jabuticaba demora um pouco mais para amadurecer antes de seus frutos estarem prontos para a colheita.

Jabuticaba Rajada (Myrciaria cauliflora)

A árvore Pé de Jabuticaba é semelhante em crescimento e produção às suas versões anteriores, mas o que a diferencia são seus frutos com casca verde-bronze. Essas frutas têm um período de milho médio.

Jabuticabeira Branca (Plinia phitrantha)

O pé de jabuticaba é uma árvore de porte médio que produz frutos deliciosos. A casca do fruto é verde clara e atende a demanda da espécie. Curiosamente, a jabuticaba branca nunca muda de cor, mesmo quando totalmente madura.

Jabuticabeira Ponhema (Myrciaria jaboticaba)

A variedade Ponhema da árvore Pé de Jabuticaba é conhecida por sua produção excepcional e frutos grandes com casca dura e coriácea. Recomenda-se consumir a fruta apenas quando estiver totalmente madura. Essa variedade é comumente utilizada na produção de geléias, doces e licores.

Florescimento

De setembro a dezembro, a árvore Pé de Jabuticaba no Brasil começa a florescer e produzir frutos, que podem medir até 4 cm de diâmetro. Isso acontece depois que a árvore está plantada há pelo menos seis anos, e os frutos podem ser encontrados desde o estado do Pará até o Rio Grande do Sul.

Fruto 

Fruto

O fruto da jabuticaba, que se assemelha a uma uva, tem uma aparência pequena e arredondada, com casca preta escura (roxo escuro), contendo de 1 a 4 sementes e polpa branca. Também é possível encontrar jabuticabas vermelhas, quase pretas, com listras roxas ou vermelhas.
Pé de jabuticaba é uma árvore frutífera nativa do Brasil, conhecida por seus frutos de sabor agridoce e agradável. Além de ser consumido in natura, o fruto é utilizado na produção de uma variedade de produtos.
  • vinhos;
  • sucos;
  • geleias;
  • licores;
  • vinagres; 
  • entre outros.

Informação nutricional de jabuticaba

A polpa da jabuticaba contém uma poderosa quantidade de nutrientes, sendo fonte de ferro, carboidratos e vitaminas C e do complexo B, como B2 e B3.

Jabuticaba para fins medicinais

A jabuticaba não só é utilizada em pratos culinários, mas também se destaca na indústria farmacêutica por suas características organolépticas (propriedades alimentares que estimulam os órgãos sensoriais humanos) e alto teor de antioxidantes. Devido às suas propriedades medicinais, a jabuticaba pode ser indicada para:
  • o tratamento de asma;
  • fortalecer o sistema imunológica;
  • prevenir lesão muscular;
  • regular a pressão alta;
  • diminuir o colesterol “ruim”;
  • ajudar a controlar a diabete;
  • entre outros. 
Pé de jabuticaba, ou jabuticabeira, é conhecida por seus benefícios à saúde. No entanto, é importante consultar um médico antes de consumi-lo para fins medicinais, para garantir que ele esteja de acordo com suas necessidades específicas de saúde.

Nome Científico: Myrciaria cauliflora.
Nomes populares: Jabuticaba, jabuticaba-tuba, jabuticaba-de-cabinho, jabuticaba-açu e jabuticaba-sabará.
Família: Myrtaceae.
Origem: Brasil.
Ocorrência Natural: Nativa do Brasil (Mata Atlântica), principalmente da mata pluvial e das sub-matas de altitude.

Qual é o melhor lugar para plantar pé de jabuticaba?

Qual é o melhor lugar para plantar pé de jabuticaba?

No Brasil, a jabuticaba é produzida comercialmente em regiões específicas, por ser uma planta que se adapta melhor aos pomares domésticos e requer cuidados e tecnologia adequados. A pesquisa básica é necessária para garantir seu crescimento e cultivo adequados.
Se você deseja cultivar pé de jabuticaba em casa, é importante saber que ela pode ser cultivada em vasos. Seguem algumas dicas valiosas e necessárias para o correto plantio da jabuticabeira.

Pé de jabuticaba: como plantar e cuidar

Para plantar um pé de jabuticaba em vaso, alguns cuidados essenciais são necessários para garantir o crescimento dessas frutas doces e pretas. Confira algumas dicas!

Solo

A jabuticabeira prefere solos profundos, úmidos, férteis e ricos em matéria orgânica. O pH do solo deve estar entre 6,5 e 7,0, especialmente para árvores jovens. Portanto, a adubação deve ser feita com esterco ou soluções orgânicas, sendo recomendado fazê-la a cada seis meses. Isso é importante para o crescimento e saúde da árvore, inclusive da variedade Pé de jabuticaba.

Rega

O Pé de Jabuticaba é uma planta que requer uma programação regular de irrigação, sendo recomendado regá-la diariamente. No entanto, é importante tomar alguns cuidados nessa etapa. É necessário ter um sistema de drenagem adequado, por isso um gotejador diário pode ser uma boa solução para garantir uma boa frutificação, ou até mesmo fazer um furo no fundo do vaso com 2cm de diâmetro. O excesso de umidade pode favorecer o aparecimento de pragas, portanto é fundamental manter um equilíbrio na irrigação.

Condições climáticas

O crescimento da jabuticabeira é lento, por isso o plantio deve ser feito na época das chuvas, seja por sementes ou enxertia. Mas isso não é tudo. A luz também é importante, o que significa que o cultivo deve ser feito em locais com muita luz natural ou pelo menos meia sombra.
Uma árvore de jabuticabeira prospera em climas tropicais ou subtropicais e pode suportar altas temperaturas. No entanto, longos períodos de seca, baixas temperaturas ou geadas podem afetar negativamente seu crescimento e desenvolvimento.

Plantar a semente ou muda

Plantar a semente ou muda

Você sabia que as jabuticabeiras podem levar de 10 a 15 anos para produzir seus primeiros frutos? Isto é especialmente verdadeiro se eles forem cultivados a partir de sementes. Por isso é recomendado plantar uma muda no lugar.
Para propagar uma jabuticabeira, o melhor é selecionar galhos que já tenham madeira e fazer um anel na planta. Em seguida, é necessário aplicar um curativo na árvore e transferi-la para um novo recipiente.

Poda

Pé de jabuticaba, ou jabuticabeira, requer poda uma vez por ano durante o inverno. Recomenda-se podar antes do período de floração e não cortar mais de 30% da copa da árvore. Para plantas mais antigas, o processo é um pouco diferente, focando na limpeza. Isso envolve a remoção de galhos secos para permitir que mais luz e ventilação cheguem à jabuticabeira.

Colheita

O Pé de Jabuticaba é conhecido por demorar para dar frutos. É importante ter paciência, pois a primeira colheita pode demorar vários anos. No entanto, uma vez que começa a produzir, não para. Na verdade, quanto mais velha a árvore fica, melhor e mais produtiva ela se torna.

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

Growing Pé de Jabuticaba: Tips and Tricks for a Successful Harvest


1.Escolha o local certo

Pé de Jabuticaba, também conhecida como Uva Brasileira, prospera em climas quentes e úmidos. É importante escolher um local que receba bastante luz solar e tenha solo bem drenado. A árvore pode crescer até 30 metros de altura, por isso certifique-se de plantá-la em uma área com espaço suficiente para ela crescer.

2. Plantar e Regar

Plante a árvore em um buraco com o dobro do tamanho da raiz. Regue a árvore regularmente, especialmente durante os primeiros anos de crescimento. Pé de Jabuticaba prefere solo úmido, mas certifique-se de não regá-lo demais, pois pode causar apodrecimento das raízes.

3. Fertilização

Fertilize a árvore com um fertilizante balanceado durante a estação de crescimento. Evite usar fertilizantes com alto teor de nitrogênio, pois eles podem levar ao crescimento excessivo da folhagem e a menos frutos. Fertilizantes orgânicos, como composto e esterco, também são ótimas opções.

4. Poda

Podar a árvore regularmente para promover um crescimento saudável e aumentar a produção de frutos. Remova todos os galhos mortos ou doentes e desbaste o dossel para permitir que mais luz solar alcance a fruta.

5. Colheita

Os frutos do Pé de Jabuticaba amadurecem em cachos e estão prontos para a colheita quando ficam roxos escuros. A fruta é delicada e deve ser colhida com cuidado para evitar hematomas. A fruta pode ser comida fresca ou usada para fazer compotas, geleias e vinho.

6. Controle de Pragas e Doenças

O pé de jabuticaba é suscetível a pragas e doenças como moscas-das-frutas, cochonilhas e infecções fúngicas. Inspecione regularmente a árvore em busca de sinais de infestação e trate-a com pesticidas e fungicidas orgânicos, se necessário.

7. Paciência

O Pé de Jabuticaba é uma árvore de crescimento lento e pode levar até 10 anos para produzir frutos. Seja paciente e continue cuidando da árvore, e você será recompensado com uma colheita abundante de frutas deliciosas.
#pedejabuticaba #jabuticaba #jabuticabeira #frutasdobrasil #frutasnativas #arvorefresca #hortaemcasa #hortaurbana #plantasfrutiferas #plantasbrasileiras #saboresdobrasil #comidadeverdade #comidabrasileira #receitascomjabuticaba #docescomjabuticaba #geleiascomjabuticaba #vinhoscomjabuticaba #jabuticabasaudavel #jabuticabacaseira

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem