A Propagação da Nêspera: Tudo o que Você Precisa Saber

 A propagação da nêspera pode parecer complicada, mas com este guia fácil de seguir, você aprenderá tudo o que precisa saber para cultivar suas próprias árvores de nêspera. Comece agora!

A Propagação da Nêspera: Tudo o que Você Precisa Saber

Como Propagar Nêsperas: Guia Passo a Passo


Pergunta:

Paulo A. Inácio está procurando maneiras de melhorar o processo de germinação das sementes de nêspera ou ameixa. Embora as sementes sejam comuns e amarelas, elas podem ser difíceis de germinar. Após 30 dias, as sementes ainda não germinaram e Paulo está procurando maneiras de melhorar o processo. Existem algumas técnicas que podem ajudar a melhorar a germinação, como a estratificação, que envolve a exposição das sementes a temperaturas frias e úmidas por um período de tempo antes de plantá-las.

Resposta:

Caro Paulo, recomenda-se a propagação da nêspera por enxertia, pois as plantas cultivadas a partir de sementes podem ser muito diferentes da planta original em termos de produção e qualidade dos frutos. No entanto, se você deseja multiplicar a nêspera a partir de sementes, alguns cuidados devem ser tomados:
Escolher frutos bonitos e sadios
– Remover a polpa manualmente e lavar os frutos
– Colocar as sementes para secar à sombra
– Semear em saquinhos com substrato estéril (sementes colhidas há no máximo 1 semana)
– Manter o substrato permanentemente úmido, porém sem encharcar
– Manter os saquinhos em local semi-sombreado (pode pegar o sol da manhã)
A nêspera geralmente leva de 20 a 30 dias para germinar após o plantio. Para saber mais sobre o processo de germinação de sementes, leia o artigo correspondente.

As Melhores Técnicas de Propagação da Nêspera


1.Sementes

A propagação da nêspera pode ser feita através de sementes. As sementes devem ser retiradas do fruto maduro e limpas. Em seguida, devem ser deixadas de molho em água por cerca de 24 horas antes de serem plantadas em um substrato adequado. As mudas germinadas devem ser transplantadas para um local definitivo após atingirem cerca de 20 cm de altura.

2. Estacas

Outra forma de propagar a nêspera é através de estacas. As estacas devem ser retiradas de ramos saudáveis e com cerca de 20 cm de comprimento. Em seguida, devem ser plantadas em um substrato adequado e mantidas em local protegido do sol direto e ventos fortes. As mudas enraizadas devem ser transplantadas para um local definitivo após atingirem cerca de 20 cm de altura.

3. Alporquia

A alporquia é uma técnica de propagação que consiste em induzir a formação de raízes em um ramo ainda ligado à planta mãe. Para isso, deve-se fazer um corte no ramo e envolvê-lo com um substrato úmido e protegido por um plástico. Após algumas semanas, as raízes devem começar a se formar e a muda pode ser separada da planta mãe e transplantada para um local definitivo.
As Melhores Técnicas de Propagação da Nêspera

4. Enxertia

A enxertia é uma técnica de propagação que consiste em unir duas partes de plantas diferentes para formar uma nova planta. Para enxertar a nêspera, deve-se escolher um porta-enxerto resistente e saudável e uma variedade de nêspera desejada. As duas partes devem ser unidas através de um corte em forma de V e fixadas com fita adesiva. Após algumas semanas, a muda enxertada deve estar pronta para ser transplantada para um local definitivo.

5. Divisão de touceiras

A divisão de touceiras é uma técnica de propagação que consiste em separar uma planta em várias partes menores. Para isso, deve-se retirar a planta do solo e separar as raízes com cuidado. Cada parte deve ter pelo menos um ramo e um sistema radicular saudável. As mudas separadas devem ser transplantadas para um local definitivo e mantidas bem irrigadas até se estabelecerem.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem