Vidália Azorina vidalii: uma espécie vegetal rara e ameaçada de extinção

 A Vidália Azorina vidalii é uma espécie de planta fascinante que, infelizmente, corre o risco de desaparecer para sempre. Este artigo explora as ameaças enfrentadas por essa planta rara e o que está sendo feito para protegê-la.

Vidália Azorina vidalii: uma espécie vegetal rara e ameaçada de extinção

Ficha Técnica

Nome científico: Azorina vidalii
Sinonímia: Campanula vidalii
Nomes populares: Azorina
Família: 
Categoria: 
Origem: 
Luminosidade: 

Vidália Azorina vidalii: Characteristics and Habitat

.
A Vidália Azorina vidalii é uma espécie herbácea e florífera endémica dos Açores. Tem hábito de crescimento arbustivo, atingindo até 1 metro de altura. As folhas são lisas, lanceoladas a lineares e de cor verde escuro ou verde bronze. Suas inflorescências terminais e eretas carregam flores delicadas, cerosas e pendentes com uma corola em forma de sino em tons de branco a rosa. Floresce duas vezes por ano, na primavera e no outono.
.
Apesar de sua beleza única e delicada, a planta Vidália Azorina vidalii raramente é cultivada como planta ornamental. É uma espécie protegida pela Convenção de Berna e pela Diretiva Habitats devido ao alto risco de extinção. É o único género endémico dos Açores e uma das mais belas espécies das ilhas.
.
Vidália Azorina vidalii é uma planta que tolera sal e ambientes salgados. Cresce sobretudo nas fendas das arribas costeiras, bem como nas reentrâncias de encostas abruptas com depósitos arenosos, sempre em locais expostos, à mercê das intempéries. Também pode ser encontrado em telhados e nas frestas das paredes. Esta planta deve ser cultivada a pleno sol, em solos bem drenados, rochosos ou arenosos e enriquecidos com matéria orgânica. Pode até crescer em solo pobre. Vidália Azorina vidalii pode ser propagada por sementes.
.

Atenção

Espécie em risco de extinção.
Vidália Azorina vidalii: Characteristics and Habitat

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

The Conservation Efforts for Vidália Azorina vidalii

1.Introdução

A Vidália Azorina vidalii é uma espécie rara e única de planta nativa dos Açores, um grupo de ilhas portuguesas no Oceano Atlântico. É um membro da família Campanulaceae e é conhecida por suas impressionantes flores azuis e hábito de crescimento incomum.


2. Aparência

A planta Vidália Azorina vidalii tem uma aparência distinta, com caules longos e finos que crescem para cima a partir de uma roseta central de folhas. As hastes podem atingir até 60 cm de altura e são encimadas por cachos de flores azuis brilhantes em forma de sino. As folhas são verdes escuras e brilhantes, com uma borda ligeiramente serrilhada.


3. Habitat

A Vidália Azorina vidalii é endémica dos Açores, onde cresce em zonas rochosas, costeiras e em falésias. Está adaptado às duras condições de vento das ilhas e é capaz de resistir à maresia e à seca.


4. Estado de conservação

Vidália Azorina vidalii está listada como ameaçada de extinção na Lista Vermelha da IUCN, devido à sua distribuição limitada e à ameaça de perda e degradação do habitat. A planta é protegida por lei nos Açores, e esforços de conservação estão em andamento para preservar seu habitat e aumentar sua população.

The Conservation Efforts for Vidália Azorina vidalii

5. Cultivo

Vidália Azorina vidalii é uma planta desafiadora de cultivar, devido às suas necessidades específicas de solo, luz e umidade. É melhor cultivada em solo arenoso e bem drenado, com pH de 6,5 a 7,5, e requer sol pleno ou sombra parcial. A planta é sensível ao excesso de água e deve secar entre as regas.


6. Usos

Vidália Azorina vidalii é cultivada principalmente como planta ornamental, devido ao seu aspecto marcante e raridade. É também utilizada na medicina tradicional dos Açores, onde se acredita ter propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.


7. Conclusão

A Vidália Azorina vidalii é uma espécie vegetal fascinante e única, muito valorizada pela sua beleza e significado cultural. Como uma espécie em extinção, é importante proteger e conservar esta planta para as gerações futuras desfrutarem.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem