Uva Vitis: a espécie de videira

Se você está interessado em cultivar videiras, a Uva Vitis é uma excelente opção. Descubra tudo o que precisa saber sobre essa espécie em nosso guia completo.

 

Uva Vitis: a espécie de videira

Ficha Técnica

Nome científico: Vitis sp
Nomes populares: Parreira, Videira, Vinha
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Uva Vitis: The Genus of Grapevines

A Uva Vitis sp, ou videira, foi uma das primeiras plantas a ser cultivada pelo homem, juntamente com o trigo, a oliveira, a ervilha, o linho e outras. Seu fruto, a uva, juntamente com o pão, é um dos principais alimentos da cultura ocidental. Para muitas religiões, uvas, parreiras e vinho são sagrados e carregados de simbolismo, representando pessoas, alegria e promessas divinas. Na mitologia greco-romana, o vinho e as uvas ocupam um lugar especial e têm um deus próprio: Dionísio (Baco para os romanos), também conhecido como o deus da alegria.

As principais espécies de videiras cultivadas são a Vitis vinifera, mais comum na Europa e utilizada na produção de vinhos finos, V. labrusca, V. rotundifolia, Vitis riparia e Vitis aestivalis, todas americanas e utilizadas como porta-enxertos e para a produção de uvas de mesa, consumo in natura, sucos, compotas e vinhos. Ao longo dos milhares de anos desde a sua domesticação, numerosas variedades e híbridos de videiras foram desenvolvidas para a produção de diferentes produtos e adaptação a uma grande variedade de condições climáticas.

Uva Vitis sp, também conhecida como videira, é uma planta trepadeira com caule lenhoso e retorcido, e gavinhas para fixação. Suas grandes folhas são alternadas, pecioladas, cordiformes e com lóbulos dentados e pontiagudos. As inflorescências são do tipo rácemo, com flores branco-esverdeadas, e os frutos são bagas com polpa doce e gelatinosa a firme, com até três sementes e casca de cor variável, entre o verde, amarelo, rosa, roxo e preto. O período de floração e frutificação depende da região, clima e variedade de uva.

A Uva Vitis sp, comumente conhecida como uva, pode ser consumida in natura ou em diversas formas, como passas, suco e geleia. O suco de uva fermentado dá origem ao vinho e ao vinagre. Além desses usos bem conhecidos, as uvas também são usadas na gastronomia para dar sabor a molhos de carne, sobremesas, sorvetes, bolos e muito mais. A uva e seus derivados são considerados alimentos funcionais devido ao seu alto teor de minerais, vitaminas e substâncias especiais como flavonoides e resveratrol. No entanto, devido ao seu alto teor de açúcar em comparação com outras frutas, as uvas devem ser evitadas por diabéticos e pessoas em dietas para perda de peso.

Uva Vitis sp, ou videiras, crescem rapidamente e podem produzir frutos dentro de 2 a 4 anos após o plantio. Eles exigem suportes fortes e duráveis ​​para suportar a longa vida da planta. Comercialmente, as videiras são conduzidas em treliças ou pérgulas, enquanto no paisagismo, muitas vezes são conduzidas em mandris em locais bem ventilados e ensolarados. Durante o período vegetativo que antecede a frutificação, as videiras são verdes e fornecem sombra, mas após a colheita, perdem as folhas e podem parecer mortas, criando um efeito dramático para alguns.

A Uva Vitis sp, também conhecida como videira, deve ser cultivada a pleno sol, em local protegido de ventos fortes, com solo fértil, bem drenado, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. A luz solar direta é extremamente importante para a cultura da videira, e a doçura da fruta está relacionada com a quantidade de luz solar diária que a planta recebe. Embora originalmente de clima temperado, existem agora muitas variedades adaptadas ao calor tropical.

Uva Vitis sp, também conhecida como videira, prospera em solos bem drenados e não tolera solos pesados ​​ou encharcados. Embora seja uma planta relativamente resistente e de vida longa, requer manutenção constante para produzir frutos satisfatórios. Isso inclui poda, treliça, amarração, fertilização, rega, pulverização e colheita. A adubação mensal com esterco compostado promove rápido crescimento e boa produção de frutos. As videiras podem ser propagadas através de sementes, estacas e, mais comumente, enxertia.

Medicinal

Indicações: Dispepsia, aterosclerose, edemas, atonia intestinal, doenças cardiovasculares, hipercolesterolemia, fermentações intestinais, nefrite, bronquite crônica, tuberculose, doenças do fígado, câncer, prisão de-ventre, etc.

Propriedades: Antiinflamatória, desintoxicante, antioxidante, expectorante, estimulante, diurética, afrodisíaca, tônica, calmante, laxante.

Partes usadas: Frutos, folhas (emplastros), sementes, suco, vinho.

Uva Vitis: The Genus of Grapevines

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

Uva Vitis: The Origin and Evolution of Grapevines

1.Uva Vitis sp é um nome latino para a planta da videira, que é uma espécie do gênero Vitis. É comumente conhecida como videira e é amplamente cultivada por seus frutos, que são usados ​​para fazer vinho, suco e outros produtos.

2. A videira é uma trepadeira lenhosa que pode atingir os 35 metros de comprimento. Possui folhas grandes e lobuladas de cor verde e podem crescer até 20 centímetros de diâmetro.

3. A planta da videira é nativa da região do Mediterrâneo, mas agora é cultivada em muitas partes do mundo, incluindo Europa, América do Norte e Austrália.

Uva Vitis: The Origin and Evolution of Grapevines

4. Existem muitas variedades diferentes de plantas de videira, cada uma com suas próprias características. Algumas das variedades mais populares incluem Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Pinot Noir e Merlot.

5. As plantas de videira são tipicamente cultivadas em vinhas, que são grandes extensões de terra especificamente dedicadas ao cultivo da uva. Os vinhedos podem ser encontrados em diversas regiões do mundo, incluindo França, Itália, Califórnia e Austrália.

6. A videira é uma planta perene, o que significa que pode viver muitos anos. Sabe-se que algumas plantas de videira vivem mais de 100 anos!

7. Além de serem utilizadas para a produção de vinho, as plantas da videira também são utilizadas para fins ornamentais. Eles podem ser cultivados em jardins e parques, e suas folhas e frutos são frequentemente usados ​​em arranjos florais e outras exibições decorativas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem