Urucum (Bixa orellana): um corante natural e corante alimentar

 O urucum (Bixa orellana) é uma planta versátil que tem sido usada há séculos como corante natural e corante alimentar. Saiba mais sobre suas propriedades e como usá-lo neste artigo.

Urucum (Bixa orellana): um corante natural e corante alimentar

Ficha Técnica

Nome científico: Bixa orellana
Nomes populares: Achicote, Achiote, Achote, Bija, Bixa, Colorau, Orucú, Tintória, Uru-uva, Urucú, Urucú-bravo, Urucú-da-mata, Urucuuba, Urucuzeiro
Família: Bixaceae
Luminosidade: 

Bixa orellana (Urucum) - A Review of Its Traditional Uses

.
O urucum, também conhecido como Bixa orellana, é um belo arbusto com flores vibrantes e cachos de frutas atraentes. Originária da região amazônica, suas sementes são comumente utilizadas pelos indígenas para tingir a pele e os cabelos. As folhas da planta são em forma de coração com ponta pontiaguda, lisas, alternadas e sustentadas por longos pecíolos.
.
O urucum, também conhecido como Bixa orellana, é uma planta que produz inflorescências compostas por muitas flores brancas, levemente rosadas ou rosadas. Os frutos são ovados a cápsulas globulares deiscentes e de coloração marrom-avermelhada. Eles contêm numerosas sementes pequenas que são ricas em um corante vermelho chamado bixina. O urucum floresce nos meses mais quentes do ano.
.
O urucum, também conhecido como Bixa orellana, é uma planta versátil que pode ser cultivada como arbusto ou árvore, atingindo altura de até 9 metros. Seu corante é amplamente utilizado nas indústrias alimentícia, farmacêutica, cosmética, de tintas e têxtil. Na cultura popular, também é conhecido por suas propriedades medicinais, incluindo efeitos expectorantes, antibióticos e anti-inflamatórios. A madeira é de qualidade média e é utilizada localmente.
.
O urucum, também conhecido como Bixa orellana, é uma planta tropical que requer pleno sol, solo fértil e bem drenado, enriquecido com matéria orgânica para um ótimo crescimento. Não é adequado para países com climas temperados, pois não tolera frio ou geada. O urucum pode ser propagado por sementes ou estacas.
.

Planta medicinal

Indicações: afecções respiratórias, afecções cardiovasculares, afecções digestivas, hemorróidas, ferimentos, queimaduras, febre, inflamação
Propriedades medicinais: antibiótica, hemostática, antiinflamatória, antioxidante, antipirética, cardiotônica, cicatrizante, depurativa, digestiva, expectorante
Partes utilizadas: frutos, sementes, raízes

Urucum (Bixa orellana): A Promising Medicinal Plant

.

1.O que é Urucum Bixa orellana?

Urucum Bixa orellana, também conhecido como urucum ou urucum, é uma planta nativa da América do Sul que produz um pigmento vermelho-alaranjado brilhante que tem sido usado há séculos como corante natural e corante alimentar.

2. Benefícios para a saúde do Urucum Bixa orellana

O Urucum Bixa orellana também é conhecido por suas propriedades medicinais. É rico em antioxidantes, que podem ajudar a proteger o corpo contra os radicais livres e reduzir a inflamação. Acredita-se também que tenha propriedades anticancerígenas e pode ajudar a baixar a pressão arterial e os níveis de colesterol.

3. Usos culinários do Urucum Bixa orellana

Urucum Bixa orellana é comumente usado na culinária latino-americana como corante alimentar natural e agente aromatizante. É frequentemente adicionado a pratos de arroz, ensopados e molhos para dar a eles uma cor laranja vibrante e um sabor levemente de nozes. Também é usado para colorir e dar sabor a queijos, manteiga e margarina.

4. Usos industriais do Urucum Bixa orellana

O Urucum Bixa orellana é amplamente utilizado na indústria alimentícia como corante alimentar natural. Também é usado na indústria cosmética como corante natural para batons, blushes e outros produtos de maquiagem. Além disso, é utilizado na indústria têxtil para tingir tecidos e fios.
Urucum (Bixa orellana): A Promising Medicinal Plant

5. Como usar o Urucum Bixa orellana

O Urucum Bixa orellana pode ser usado em várias formas, incluindo pó, pasta e óleo. O pó pode ser adicionado diretamente aos alimentos ou usado para fazer uma pasta, misturando-o com água ou óleo. A pasta pode ser usada como marinada ou adicionada a molhos e ensopados. O óleo pode ser usado para cozinhar ou como corante natural para cosméticos e têxteis.

6. Onde comprar Urucum Bixa orellana

O Urucum Bixa orellana pode ser encontrado em lojas de alimentos especializados, lojas de produtos naturais e varejistas online. Está disponível em várias formas, incluindo pó, pasta e óleo.

7. Precauções ao usar Urucum Bixa orellana

Urucum Bixa orellana é geralmente seguro para consumo e uso tópico. No entanto, algumas pessoas podem ser alérgicas a ele e podem apresentar irritação na pele ou outras reações alérgicas. É sempre recomendável fazer um teste de contato antes de usá-lo na pele ou consumi-lo. Mulheres grávidas e lactantes também devem consultar seu médico antes de usá-lo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem