Tudo sobre a Solanum lycopersicum (tomate)

 Tomate Solanum lycopersicum é uma fruta versátil e deliciosa que é apreciada há séculos. Explore suas muitas variedades e benefícios nutricionais neste guia completo.

Solanum lycopersicum (tomate)

Ficha Técnica

Nome científico: Solanum lycopersicum
Nomes populares: Tomateiro
Família: 
Luminosidade: 

Tomato (Solanum lycopersicum) - Vegetable Directory

.
O tomateiro, cientificamente conhecido como Solanum lycopersicum, é uma das hortaliças mais cultivadas no mundo. Seu fruto, o tomate, é um alimento básico na culinária de muitos países. O tomateiro pertence à mesma família da batata, tabaco, pimentão e berinjela. Seu caule é de textura herbácea a semi-herbácea, ramificado e coberto por numerosos tricomas simples e glandulares. Inicialmente, cresce ereto, mas gradualmente torna-se prostrado devido ao peso de seus galhos. Em média, pode crescer de 1,2 a 2,5 metros de comprimento. As folhas são alternas, pecioladas, pinadas e têm margens dentadas. As flores, agrupadas em cachos de 3 a 12, aparecem em inflorescências cimosas e são de cor amarela.
.
O tomateiro, cientificamente conhecido como Solanum lycopersicum, é uma das hortaliças mais cultivadas no mundo. Seu fruto, o tomate, é utilizado em diversas cozinhas em todo o mundo. O tomate pertence à mesma família da batata, tabaco, pimentão e berinjela. Seu caule é de textura herbácea a semi-herbácea, ramificado, flexível e coberto por numerosos tricomas simples e glandulares. Inicialmente, a planta é ereta, mas gradualmente torna-se prostrada devido ao peso de seus ramos. Seu comprimento varia de 1,2 a 2,5 metros em média. As folhas são alternas, pecioladas, pinadas e têm margens dentadas. As flores, agrupadas em cachos de 3 a 12, aparecem em inflorescências cimosas e são de cor amarela. O fruto do tomate é uma baga e pode ter uma forma redonda, oblonga, achatada ou em forma de pêra. Sua coloração varia do verde ao amarelo, laranja, rosa e vermelho vivo, dependendo da cultivar, podendo apresentar padrão liso ou listrado. O tamanho da fruta também varia muito, variando de pequenos tomates cereja a grandes tomates bife que podem pesar até 750 gramas. No interior do fruto carnoso encontram-se numerosas sementes pequenas e achatadas, envolvidas por uma polpa gelatinosa e separadas em lóculos, que variam em número conforme a variedade.
.
Solanum lycopersicum, comumente conhecido como tomate, tem um sabor doce e levemente ácido e pode ser apreciado de várias maneiras. Pode ser consumida crua, cozida, assada ou desidratada, e utilizada em diversas preparações como sucos, saladas, molhos, sopas, bebidas, polpas, geléias, ketchup e tomate seco. Sua cor vibrante e sabor único conquistaram o paladar de pessoas de todo o mundo. Rico em licopeno, vitaminas A, B e C, carotenóides e minerais, o tomate é nutritivo e contém propriedades antioxidantes.
.
O tomateiro, cientificamente conhecido como Solanum lycopersicum, pode se adaptar a uma ampla gama de climas e pode ser cultivado em jardins, vasos, ao ar livre ou em estufas. Para isso, é importante escolher a cultivar adequada ao clima, estação do ano e preferência de sabor. É uma planta interessante para os jardineiros iniciantes aprenderem, pois é suscetível a uma variedade de doenças e pragas e requer cuidados e manejo constantes até a colheita. As crianças podem se beneficiar aprendendo sobre a natureza e o ciclo das plantas plantando tomateiros, e também podem aproveitar o fruto de seu próprio trabalho.
.
Tomate Solanum lycopersicum é uma planta que precisa ser cultivada em solo fértil, profundo e drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. É importante que seja exposta ao sol pleno e que o clima seja ameno, pois é bastante exigente em fertilidade. No entanto, em condições de elevada umidade e calor, pode ser suscetível a pragas e doenças. Para o seu cultivo, é necessário realizar transplante, amôntoa, desbrota, tutoramento com estacas e amarrios. A multiplicação pode ser feita facilmente por sementes, que podem ser germinadas em sementeiras ou diretamente no local definitivo. O período de plantio à colheita no verão é de cerca de 110 dias.
Tomato (Solanum lycopersicum) - Vegetable Directory

Solanum lycopersicum - Tomato - Overview

.

1.Origem e História

O tomate Solanum lycopersicum, popularmente conhecido como tomate, é uma fruta originária da América do Sul, mais especificamente da região andina do Peru. Foi cultivada pela primeira vez pelos Incas e depois se espalhou para outras partes do mundo através da colonização espanhola.

2. Valor Nutricional

Os tomates são uma grande fonte de vitaminas A, C e K, bem como potássio e fibras. Eles também contêm licopeno, um antioxidante que tem sido associado à redução do risco de certos tipos de câncer e doenças cardíacas.

3. Variedades

Existem mais de 10.000 variedades de tomates, variando em tamanho, forma e cor. Algumas variedades populares incluem bife, cereja, uva e tomates tradicionais.

4. Condições de crescimento

Os tomates prosperam em climas quentes e ensolarados e requerem solo bem drenado com um nível de pH entre 6,0 e 6,8. Eles também precisam de rega e fertilização consistentes durante toda a estação de crescimento.
Solanum lycopersicum - Tomato - Overview

5. Usos culinários

Os tomates são um ingrediente versátil em muitas cozinhas ao redor do mundo. Eles podem ser consumidos crus em saladas, sanduíches e molhos, ou cozidos em molhos, sopas e ensopados. Eles também são um ingrediente-chave em ketchup, molho de pizza e pasta de tomate.

6. Benefícios para a saúde

Além de seu valor nutricional, os tomates têm sido associados à redução da inflamação, melhorando a saúde do coração e promovendo uma pele saudável. Eles também contêm altos níveis de água, tornando-os um ótimo lanche hidratante.

7. Curiosidades

Antigamente, pensava-se que os tomates eram venenosos e eram usados ​​apenas para fins ornamentais. Não foi até o século 18 que eles foram amplamente aceitos como cultura alimentar. Além disso, o maior tomate já cultivado pesava mais de 3 quilos!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem