Solano-rasteiro Lycianthes asarifolia: um guia completo

 Quer saber mais sobre o Solano-rasteiro Lycianthes asarifolia? Este guia completo oferece informações detalhadas sobre esta planta, desde sua aparência até suas propriedades medicinais.

Solano-rasteiro Lycianthes asarifolia: um guia completo

Ficha Técnica

Nome científico: Lycianthes asarifolia
Sinonímia: Lycianthes repens, Solanum chodatianum, Solanum asarifolium
Nomes populares: Folha-de-batata, Juá-violeta, Solano-rasteira, Joá-rasteiro, Solano-violeta, Folha-da-batata, Juá-rasteiro, Solanum-forrageiro
Família: 

The Medicinal Properties of Solano-rasteiro Lycianthes asarifolia

.
Solano-rasteiro Lycianthes asarifolia é uma planta herbácea perene, frutífera, com folhas em forma de coração. É nativa do Brasil e pode ser encontrada em regiões florestais nos biomas Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Floresta Amazônica. Infelizmente, esta planta está atualmente ameaçada de extinção devido ao desmatamento nas florestas brasileiras.
.
Solano-rasteiro Lycianthes asarifolia é uma planta pequena que pode atingir até 30 cm de altura. Possui ramos longos que emitem raízes adventícias, que penetram no solo e formam estruturas de reserva como os tubérculos. As folhas verdes escuras da planta são simples, grossas, largas e em forma de coração, com veias proeminentes na superfície superior. São sustentadas por longos pecíolos que podem atingir até 9 cm. As ocasionais flores brancas, com centros amarelos e pétalas que lembram papel de seda, aparecem quase o ano todo e raramente são notadas devido à sua posição sob a folhagem. Os pequenos frutos redondos e alaranjados da planta, que contêm sementes em forma de rim, aparecem no verão e no outono. Embora o valor ornamental da planta seja secundário, é uma adição interessante a qualquer jardim.
.
Solano-rasteiro Lycianthes asarifolia é uma planta de folhagem densa, perfeita para cobertura do solo, espalhando-se rapidamente e dando volume e textura aos canteiros. É uma ótima alternativa à grama comum, especialmente em áreas semi-sombreadas onde a grama tem dificuldade para crescer. Além disso, sua singularidade confere um toque especial e exclusivo aos projetos de paisagismo. No entanto, não pode suportar tráfego intenso de pedestres. Nos jardins, combine grandes massas de Solano-rasteiro com outras plantas de diferentes tamanhos, cores e texturas para complementar e valorizar umas às outras. Outro uso atraente é como cobertura do solo em projetos de jardins verticais. Como bônus, essa planta rústica produz diversos frutos doces que lembram a Physalis, que podem ser consumidos in natura ou usados ​​em sucos e geleias. A manutenção é simples e envolve fertilização semestral com matéria orgânica decomposta e cobertura morta, imitando o solo da floresta para um crescimento ideal.
.
Solano-rasteiro Lycianthes asarifolia é uma planta que deve ser cultivada em solo rico em matéria orgânica e permeável, sob meia-sombra ou pleno sol. Ela não tolera geadas comuns ao clima subtropical, mas pode ser protegida sob a copa das árvores. Para manter o solo constantemente úmido e fresco, é importante irrigá-la com regularidade e adicionar mulching, como casca de pinus, folhas secas ou palha. Durante a primavera e o outono, é recomendado fertilizá-la com adubos orgânicos, como composto orgânico, esterco curtido e farinha de ossos. A propagação pode ser feita por sementes ou divisão da ramagem enraizada na primavera e verão, com as sementes germinando em cerca de 30 dias após o plantio.
.

Atenção

Pode se tornar invasiva em determinadas situações.
The Medicinal Properties of Solano-rasteiro Lycianthes asarifolia

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

Solano-rasteiro Lycianthes asarifolia: Habitat and Distribution

1.Introdução

Solano-rasteiro Lycianthes asarifolia, também conhecida como beladona, é uma espécie de planta com flor pertencente à família Solanaceae. É nativa do Brasil e é comumente encontrada no bioma Cerrado, uma região semelhante à savana na América do Sul.


2. Aparência

Solano-rasteiro Lycianthes asarifolia é um pequeno arbusto que pode crescer até 1 metro de altura. Tem folhas pequenas e verdes e produz pequenas flores brancas que florescem no verão. A planta também produz pequenas bagas redondas e alaranjadas que são comestíveis, mas não comumente consumidas.


3. Usos Medicinais

Solano-rasteiro Lycianthes asarifolia tem sido utilizada na medicina tradicional no Brasil por suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Também é usado para tratar problemas respiratórios, como asma e bronquite, e para aliviar a dor e a febre.


4. Cultivo

Solano-rasteiro Lycianthes asarifolia é uma planta resistente que pode crescer em uma variedade de tipos de solo, incluindo solos arenosos e argilosos. Prefere sol pleno, mas pode tolerar sombra parcial. A planta é tolerante à seca e pode sobreviver em áreas com pouca chuva. Pode ser propagada por sementes ou estacas.

Solano-rasteiro Lycianthes asarifolia: Habitat and Distribution

5. Estado de Conservação

Solano-rasteiro Lycianthes asarifolia não está atualmente listado como uma espécie ameaçada. No entanto, seu habitat no bioma Cerrado está ameaçado pelo desmatamento e pela expansão agrícola. Esforços de conservação são necessários para proteger a planta e seu habitat.


6. Usos culinários

As bagas de laranja de Solano-rasteiro Lycianthes asarifolia são comestíveis, mas não comumente consumidas. Têm um sabor ligeiramente agridoce e podem ser utilizadas para fazer compotas e geleias.


7. Conclusão

Solano-rasteiro Lycianthes asarifolia é um pequeno arbusto nativo do Brasil com uso medicinal e culinário. É uma planta resistente que pode crescer em uma variedade de tipos de solo e atualmente não está listada como espécie ameaçada. Esforços de conservação são necessários para proteger a planta e seu habitat no bioma Cerrado.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem