Sempre-viva Xerochrysum bracteatum: um guia para cultivar e cuidar da planta

 Se você está procurando uma planta fácil de cuidar e com florescimento duradouro, a sempre-viva Xerochrysum bracteatum é uma ótima opção. Descubra como cultivá-la com este guia.

Sempre-viva Xerochrysum bracteatum: um guia para cultivar e cuidar da planta

Ficha Técnica

Nome científico: Xerochrysum bracteatum
Sinonímia: Bracteantha bracteata, Helichrysum bracteatum, Elichrysum bracteatum, Helichrysum monstrosum, Xeranthemum bracteatum
Nomes populares: Flor-de-palha, Flor-de-papel, Imortal
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

All About Sempre-viva Xerochrysum bracteatum: Uses, Benefits, and More

.
Sempre-viva Xerochrysum bracteatum é uma planta anual herbácea a semi-lenhosa nativa da Austrália. É conhecida mundialmente por suas flores abundantes e extremamente duráveis ​​quando secas. A planta possui caule robusto, piloso e ramificado, que pode ser prostrado ou ereto, dependendo da cultivar. Suas folhas são alternas, pubescentes, de formato oblongo ou lanceolado a elíptico de coloração verde-acinzentada. As inflorescências são terminais e do tipo capitadas, mas o que as diferencia da maioria das inflorescências da família Asteraceae é a presença de brácteas que lembram pétalas ao invés de pétalas verdadeiras ao redor do disco central. Essas brácteas de papel, rígidas e brilhantes vêm em várias cores, incluindo branco, amarelo, rosa, laranja, vermelho, lilás e até variegadas e degradê, dependendo da variedade. A floração ocorre no verão e no outono, e as flores também são atrativas para borboletas e abelhas. Os frutos são aquênios oblongos.
.
Sempre-viva Xerochrysum bracteatum é uma flor versátil com muitos usos. Cultivares anãs e prostradas fazem belas plantações e bordaduras em massa, especialmente em jardins rochosos ou rústicos. As formas mais altas e eretas são perfeitas para bordar e produzir flores cortadas frescas ou secas. As flores secas e frescas têm uma vida útil longa e podem ser usadas em vários arranjos florais e buquês. Para produzir flores secas, colha as hastes das flores enquanto a maioria das flores ainda está fechada e pendure-as de cabeça para baixo em um local fresco e escuro. A ausência de luz ajuda a preservar as cores originais por mais tempo. Sempre-viva Xerochrysum bracteatum também pode ser cultivada em vasos e recipientes.
.
Sempre-viva Xerochrysum bracteatum é uma planta que se desenvolve a pleno sol, solo fértil e bem drenado, enriquecido com matéria orgânica, e irrigação periódica. Uma vez estabelecido, pode tolerar curtos períodos de seca e é resistente tanto ao calor quanto ao frio ocasional. Algumas variedades são perenes, enquanto outras se comportam como anuais e morrem no inverno. Para renovar o aspecto e estimular novas florações nas plantas mais velhas, podá-las em pleno inverno. Eles podem ser propagados por estacas ou por sementes que são germinadas na primavera. Algumas variedades tendem a se autopropagar, germinando ano após ano no mesmo canteiro.
All About Sempre-viva Xerochrysum bracteatum: Uses, Benefits, and More

How to Propagate Sempre-viva Xerochrysum bracteatum: A Step-by-Step Guide

.

1.Introdução

Sempre-viva Xerochrysum bracteatum, também conhecida como flor eterna, é uma planta popular da família das margaridas. É nativa da Austrália e é comumente cultivada por suas flores coloridas e duradouras.

2. Aparência

A planta sempre-viva tem hábito de crescimento espesso e compacto e pode atingir até 2 metros de altura. Suas folhas são verde-acinzentadas e cobertas por pelos finos, enquanto suas flores vêm em uma variedade de cores, incluindo amarelo, laranja, rosa e branco. As flores têm aparência de margarida e textura de papel, o que lhes confere uma qualidade duradoura.

3. Condições de cultivo

As plantas sempre-viva preferem sol pleno e solo bem drenado. Eles são tolerantes à seca e podem lidar com condições quentes e secas, tornando-os uma ótima opção para xeriscape. Eles também podem ser cultivados em vasos e são uma bela adição a qualquer pátio ou varanda.

4. Cuidados e Manutenção

As plantas Sempre-viva requerem pouca manutenção e requerem pouca atenção depois de estabelecidas. Eles não precisam ser fertilizados com frequência e podem ser podados no outono para estimular um crescimento mais espesso. Flores gastas mortas também incentivarão a formação de mais flores.
How to Propagate Sempre-viva Xerochrysum bracteatum: A Step-by-Step Guide

5. Usos

As flores Sempre-viva são comumente utilizadas em arranjos de flores secas e coroas de flores devido à sua longa durabilidade. Eles também podem ser usados ​​frescos em buquês e como flor de corte. Além disso, a planta tem propriedades medicinais e tem sido usada para tratar uma variedade de doenças, incluindo tosses, resfriados e irritações de pele.

6. Variedades

Existem diversas variedades de sempre-viva Xerochrysum bracteatum disponíveis, incluindo a popular variedade 'Strawflower', que tem flores amarelas ou alaranjadas brilhantes. Outras variedades incluem 'White Breeze', que tem flores brancas, e 'Apricot Twist', que tem flores cor de pêssego.

7. Conclusão

Sempre-viva Xerochrysum bracteatum é uma planta bonita e versátil, fácil de cultivar e cuidar. Suas flores duradouras o tornam uma escolha popular para arranjos de flores secas, enquanto suas propriedades medicinais aumentam seu valor. Seja cultivada no jardim ou em vasos, a sempre-viva certamente adicionará um toque de cor e interesse a qualquer espaço.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem