Sálvia (Salvia officinalis) - Benefícios para a saúde, usos e efeitos colaterais

 A sálvia (Salvia officinalis) é uma planta medicinal com muitos benefícios para a saúde. Neste guia, você aprenderá sobre seus usos e possíveis efeitos colaterais.

Sálvia (Salvia officinalis) - Benefícios para a saúde, usos e efeitos colaterais

Ficha Técnica

Nome científico: Salvia officinalis
Nomes populares: Salva, Salva-comum, Salva-das-boticas, Salva-rubra, Sálvia-comum, Chá-da-grécia, Sálvia-verdadeira
Família: 
Luminosidade: 

Salvia officinalis (Sage) - Plant Profile and Growing Guide

.
A sálvia, também conhecida como Salvia officinalis, é uma planta subarbustiva com folhas altamente aromáticas. É nativa da região mediterrânea e é conhecida desde a antiguidade por suas propriedades culinárias, medicinais e ornamentais. A planta tem caules verticais e quadrangulares que são inicialmente herbáceos, mas tornam-se lenhosos com o tempo. Suas folhas são elípticas a oblongas, sésseis na parte superior dos ramos e pecioladas na parte inferior, com superfície áspera, pilosa e coloração verde-acinzentada nas espécies típicas. As folhas têm um aroma pungente que pode ser percebido mesmo sem esmagá-las. Hoje em dia, existem cultivares de diferentes tamanhos e uma grande variedade de folhas, entre variegadas, roxas, rosadas, crespas, etc. Existem também cultivares com aromas muito diversos, próprios para tempero, e outros com lindas flores, ideais para paisagismo. A sálvia floresce no final da primavera e no verão, produzindo flores labiadas em grupos de três nos verticilos, que podem ser lilás, branco, rosa ou azul. Cultivares de sálvia culinária muitas vezes não florescem ou têm uma floração discreta.
.
A sálvia, também conhecida como Salvia officinalis, é uma erva pungente e amarga que muitas vezes é considerada um tempero do tipo ame ou odeie. No entanto, mesmo que você não tenha gostado do aroma e do sabor da primeira vez, tente novamente. A variedade de sabores é imensa, e com certeza tem uma nuance que vai te agradar. Basta arrancar as mudas e plantar uma nova variedade. Mesmo que demore para encontrar sua sálvia favorita, ela ainda pode ser muito útil por suas indiscutíveis qualidades medicinais. O chá de sálvia tem a reputação de ser uma cura para todas as doenças e, embora grande parte da reputação atribuída à sálvia seja verdadeira, ela não tem tantos poderes quanto alguns podem acreditar. Mas vale a pena tentar, pelo menos uma xícara de chá quente é sempre reconfortante.
.
A sálvia, também conhecida como Salvia officinalis, é comumente utilizada na cozinha para dar sabor intenso a pratos como carne bovina, caça, frango, peru, porco e cordeiro, sejam eles cozidos ou assados. É também utilizado para aromatizar queijos, saladas, batatas, sopas, licores, vinagres, azeites, enchidos e inúmeras outras preparações. No jardim, é ideal para perfumar caminhos, plantados como bordadura ou massa, em jardins europeus aromáticos ou clássicos, como os de estilo italiano e inglês. Pelo aroma e textura únicos das suas folhas, é também uma planta de eleição em jardins destinados a estimular os diversos sentidos, conhecidos como “jardins sensoriais”.
.
Sálvia Salvia officinalis é uma planta que deve ser cultivada em locais com sol pleno ou meia sombra, em solo drenável, neutro a levemente alcalino e enriquecido com matéria orgânica. Nos primeiros meses após o plantio, é importante irrigar regularmente. Depois de bem estabelecida, as regas podem ser espaçadas ou deixadas por conta da natureza. Embora resista ao frio, não é recomendado cultivá-la em locais com invernos demasiadamente frios e úmidos. Apesar de ser uma planta perene, com o passar dos anos, pode perder o vigor e a beleza, ficando suscetível a doenças e com a ramagem desfolhada.
.
A Sálvia, também conhecida como Salvia officinalis, precisa ser replantada a cada 3 ou 4 anos devido ao seu padrão de crescimento. É importante fertilizar a planta após cada colheita e podá-la após a floração. A planta pode ser propagada através de estacas ou sementes, que podem ser germinadas em qualquer época do ano. A germinação ocorre tipicamente entre 7 a 14 dias após a semeadura. No transplante das mudas, recomenda-se o uso de canteiros bem preparados com composto, NPK e calcário. Em áreas com umidade excessiva, é aconselhável criar canteiros elevados para melhorar a drenagem.
.

Planta medicinal

Indicações: Dismenorréia, depressão, cansaço, azia, bronquite, flatulência, diabetes, afeçções digestivas e biliares, estomatite, reumatismo, vômitos, tosse, menopausa, gengivite, ferimentos, inflamações, infecções nas mucosas, asma, mal de Alzheimer, hiperlipidemias, febre
Propriedades medicinais: Antiespasmódica, Estimulante, Tônica, Antioxidante, Ansiolítica, Calmante, Carminativa, Emenagogo, Hemostática, Antiséptico, Anestésico, Cicatrizante
Partes utilizadas: Folhas e flores
Salvia officinalis (Sage) - Plant Profile and Growing Guide
COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

Sage (Salvia officinalis) - The Herb Society of America

.

1.Introdução à Sálvia Salvia officinalis

Sálvia Salvia officinalis, também conhecida como sálvia comum, é uma erva perene que pertence à família das mentas. É nativa da região do Mediterrâneo e tem sido usada há séculos por suas propriedades medicinais e culinárias.

2. Propriedades Medicinais

Sálvia Salvia officinalis tem uma longa história de uso medicinal. Contém compostos como ácido rosmarínico, ácido carnósico e ácido ursólico, que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas. Tem sido usado para tratar uma variedade de doenças, como dor de garganta, problemas digestivos e sintomas da menopausa.

3. Usos culinários

Sálvia Salvia officinalis é uma erva popular na culinária mediterrânea. Suas folhas têm sabor forte e terroso e são comumente utilizadas em pratos como recheios, carnes assadas e sopas. Também pode ser usado para fazer um chá saboroso.

4. Cultivo de Sálvia Salvia officinalis

Sálvia Salvia officinalis é uma planta resistente que pode ser cultivada em diversas condições. Prefere solo bem drenado e pleno sol, mas também pode tolerar sombra parcial. É uma planta de baixa manutenção que requer pouca rega e pode ser propagada através de estacas.
Sage (Salvia officinalis) - The Herb Society of America

5. Plantio Companheiro

Sálvia Salvia officinalis é uma ótima planta companheira para outras ervas e vegetais. Ele repele pragas como traças de repolho e moscas de cenoura e pode melhorar o sabor de plantas próximas, como tomates e feijões.

6. Precauções

Embora a Sálvia Salvia officinalis seja geralmente segura para consumo, ela deve ser usada com moderação. Grandes quantidades podem causar problemas digestivos e podem interagir com certos medicamentos. Mulheres grávidas e lactantes também devem evitar consumir grandes quantidades de sálvia.

7. Conclusão

Sálvia Salvia officinalis é uma erva versátil que tem sido usada há séculos por suas propriedades medicinais e culinárias. É fácil de cultivar e é um ótimo complemento para qualquer jardim de ervas ou cozinha. Como acontece com qualquer erva ou suplemento, é importante usá-lo com moderação e consultar um profissional de saúde antes de usar.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem