Óleo de tungue: usos, benefícios e informações de segurança

 Se você está procurando informações sobre o óleo de tungue e sua planta, a Vernicia fordii, este guia completo é para você. Descubra seus usos, benefícios e precauções de segurança.

Óleo de tungue: usos, benefícios e informações de segurança

Ficha Técnica

Nome científico: Vernicia fordii
Sinonímia: Aleurites fordii
Nomes populares: Árvore-de-óleo-da-china, Árvore-do-tungue, Tung, Castanha-urgativa, Ungue, Nogueira-de-óleo, Nogueira-de-iguape
Família: 
Luminosidade: 

What is Tung Oil? A Complete Guide to Tung Oil

.
Tungue Vernicia fordii é uma árvore caducifólia, monóica, frondosa e altamente florífera nativa da Ásia, onde é cultivada há milênios pelo óleo extraído de seus frutos. O nome popular Tungue deriva da palavra chinesa Tung, que significa coração, em referência ao formato de suas folhas. Sua copa é rala e arredondada, em forma de guarda-chuva, e seu tronco é simples ou múltiplo, com casca fina e acinzentada. Tem porte médio, geralmente atingindo 6 metros de altura, raramente ultrapassando os 12 metros. Os ramos são robustos, ramificados e, quando feridos, apresentam seiva leitosa. As folhas são alternadas, cordiformes, verde-escuras, glabras, com nervuras bem marcadas e sustentadas por longos pecíolos avermelhados. Em árvores jovens, as folhas podem ser maiores e muitas vezes trilobadas. No outono, as folhas ficam amareladas antes de cair. A floração ocorre em setembro, quando a árvore já está completamente desfolhada, com inflorescências terminais crescendo nos ramos do ano anterior. As flores são grandes, com pétalas cor de pêssego e centro mais escuro, divergindo em raios para as pontas, num degradê interessante. A polinização depende das abelhas. Os frutos amadurecem no outono e são drupas, redondas ou em forma de pêra, contendo de 1 a 15 sementes.
.
No paisagismo, Tungue Vernicia fordii é sempre uma ótima e surpreendente opção. Pouco conhecida nos espaços urbanos, suas flores grandes e atraentes sempre encantam os admiradores. Pode ser plantada sozinha, em pequenos grupos ou em fileiras. O dossel fornece sombra fresca no verão e se despede nos meses frios, deixando a luz do sol aquecer o jardim. Apesar de ser caducifólia, sua aparência lembra mais um clima tropical do que temperado. Assim, é ideal para jardins de estilo tropical em locais com invernos frios, como as regiões montanhosas do sul e sudeste do Brasil.
.
As sementes da árvore Tung, também conhecida como Vernicia fordii, contêm um óleo valioso com diversas aplicações industriais. Esse óleo é utilizado na produção de impermeabilizantes, secantes, selantes, conservantes, vernizes, resinas, tintas, linóleos e, mais recentemente, na produção de biodiesel. Árvores de tungue foram introduzidas no sul do Brasil, Argentina e Paraguai para fins de cultivo comercial e extração de óleo.
.
Tungue Vernicia fordii é melhor cultivada a pleno sol, em solos argilosos, levemente ácidos e bem drenados, enriquecidos com matéria orgânica e irrigados regularmente durante o primeiro ano de estabelecimento. Adapta-se bem a áreas com climas subtropicais ou tropicais de alta altitude. Ocasionalmente, a planta pode produzir ramos rebentos, especialmente se o inverno não for frio o suficiente. Esses galhos precisam ser podados para manter a saúde e a aparência da árvore. A adubação orgânica anual e a reposição de micronutrientes durante a primavera promovem floração abundante. Para garantir isso, a poda só deve ser feita logo após a floração, antes do início do crescimento de novos ramos. Tungue Vernicia fordii pode ser propagado por sementes frescas ou enxertia. As plantas produzidas por enxertia começarão a florescer após três anos de plantio, enquanto as cultivadas a partir de sementes podem levar até 10 anos para florescer pela primeira vez.
.

Atenção

Todas as partes da planta são tóxicas se ingeridas. O quadro de intoxicação pode incluir fortes dores de estômago, vômitos, diarréia, fraqueza, respiração lenta, reflexos fracos, desorientação e morte, mesmo em pequenas doses. Pode se tornar invasiva em determinadas situações.
What is Tung Oil? A Complete Guide to Tung Oil

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

Tung Oil Finish: What Is It and How to Apply It

1.O que é Tungue Vernicia fordii?

Tungue Vernicia fordii, também conhecida como árvore Tung, é uma árvore de folha caduca nativa da China. É cultivada principalmente por suas sementes ricas em óleo, que são usadas em uma variedade de aplicações industriais e culinárias.


2. Usos do óleo de tungue

O óleo de tungue, extraído das sementes da árvore tungue, é um acabamento de madeira natural popular devido às suas propriedades duráveis ​​e resistentes à água. Também é usado na produção de tintas, vernizes e tintas de impressão. Além disso, o óleo de tungue é usado na fabricação de linóleo, oleado e outros tecidos.


3. Cultivo de árvores Tung

As árvores tung são normalmente cultivadas em climas quentes e úmidos com solo bem drenado. Eles exigem pleno sol e rega regular durante a estação de crescimento. As árvores podem crescer até 50 metros de altura e ter uma vida útil de até 100 anos.


4. Colheita de sementes de Tung

As sementes de tungue são colhidas no outono, quando as vagens ficam marrons e começam a se abrir. As sementes são então removidas das vagens e secas antes de serem prensadas para extrair o óleo.

Tung Oil Finish: What Is It and How to Apply It

5. Valor nutricional das sementes de Tung

As sementes de tungue são ricas em proteínas, fibras e ácidos graxos essenciais. Eles também são uma boa fonte de vitaminas e minerais, incluindo cálcio, ferro e zinco.


6. Usos medicinais do óleo de tungue

O óleo de tungue tem sido usado na medicina tradicional chinesa há séculos para tratar uma variedade de doenças, incluindo constipação, tosse e problemas de pele. Acredita-se também que tenha propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas.


7. Impacto ambiental das árvores Tung

As árvores tungue são consideradas uma cultura sustentável devido à sua capacidade de crescer em solos marginais e à sua baixa necessidade de água. Além disso, o óleo extraído das sementes de Tung é biodegradável e não tóxico, tornando-se uma alternativa ecológica aos óleos e revestimentos sintéticos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem