Óleo Essencial de Vetiver: Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais

 Se você está procurando informações sobre o óleo essencial de Vetiver Chrysopogon zizanioides, este guia é para você. Descubra seus benefícios, usos e possíveis efeitos colaterais.

Óleo Essencial de Vetiver: Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais

Ficha Técnica

Nome científico: Chrysopogon zizanioides
Sinonímia: Vetiveria zizanioides, Anatherum zizanioides, Andropogon odoratus, Andropogon zizanioides, Agrostis verticillata, Anatherum muricatum, Andropogon festucoides, Andropogon muricatum, Andropogon muricatus, Andropogon squarrosus, Holcus zizanioides, Phalaris zizanioides, Sorghum zizanioides, Vetiveria arundinacea, Vetiveria muricata, Vetiveria odorata, Vetiveria odoratissima
Nomes populares: Capim-vetiver, Capim-de-cheiro, Capim-cheiroso, Grama-cheirosa, Grama-das-índias, Falso-pachuli, Pachuli, Raiz-de-cheiro, Patcholi, Patchuli, Capim-barata, Khus-khus, Khaskhas
Família: 
Origem: , Ceilão, 
Luminosidade: 

Vetiver: Uses, Side Effects, Interactions, Dosage, and Warning

.
O Vetiver, também conhecido como Chrysopogon zizanioides, é uma erva perene conhecida desde a antiguidade pelo aroma extraído de suas raízes e sua capacidade de demarcar áreas. Forma touceiras e não possui estolões nem rizomas. Suas raízes são muito diferentes da maioria das gramíneas, pois são muito longas e atingem as camadas mais profundas do solo, até 3 a 6 metros de profundidade. As touceiras são eretas, com caules longos e fortes, e folhas longas, resistentes e lineares que atingem facilmente 1,5 metros de comprimento. As inflorescências são longas, em forma de panículas, com espiguetas com um par de flores, sendo a superior hermafrodita e a inferior masculina. A inflorescência como um todo é muito ornamental, aparecendo acima da folhagem, com aspecto plumoso e cor púrpura. Apesar de suas belas flores, o vetiver não produz sementes férteis.
.
Vetiver, também conhecido como Chrysopogon zizanioides, é uma espécie de grama comumente usada em paisagismo devido à sua interessante textura, tamanho e arquitetura. É importante que os profissionais saibam combinar essa grama de forma que o jardim não pareça abandonado. O Vetiver prospera em espaços abertos e pode ser plantado isoladamente ou em fileiras para formar sebes densas. Suas raízes profundas o tornam altamente tolerante à seca, e suas raízes agregadoras o tornam ideal para estabilizar o solo e prevenir a erosão em encostas e aterros. Como o vetiver não produz sementes férteis nem emite estolões ou rizomas, ele pode ser plantado em um local específico sem o risco de se tornar invasor. Diz-se que vive há mais de 100 anos no mesmo local. Vetiver também é conhecido por sua capacidade de conservar e purificar a água e o solo. Curiosamente, suas raízes produzem um óleo de cor âmbar com um aroma doce e amadeirado característico, que é tradicionalmente usado em perfumes, produtos de higiene, aromaterapia e até como repelente.
.
O Vetiver, também conhecido como Chrysopogon zizanioides, é uma planta altamente resistente que pode ser cultivada em qualquer tipo de solo sob sol pleno. Recomenda-se enriquecer o solo com fósforo e irrigar regularmente durante o primeiro ano após o plantio. Esta planta é extremamente resistente e pode tolerar secas, inundações, pastagens, clima frio, poluição, salinidade, ventos, geadas e até incêndios florestais. Vetiver também mostra grande resistência a pragas e doenças. No entanto, não pode sobreviver em áreas sombreadas, pois requer muita luz solar. Pode ser facilmente propagado separando os brotos que crescem ao redor da planta mãe ou dividindo os touceiras.
.

Planta medicinal

Indicações: Ansiedade, estresse, acne, cansaço, febre, dores musculares, sintomas da menopausa, gases intestinais e cefaléias. Muito utilizado em aromaterapia.
Propriedades medicinais: Anti-séptica, calmante, carminativa, diaforética, estimulante, febrífuga, relaxante muscular, sedativa e tônica
Partes utilizadas: Óleo essencial, Raízes, Folhas
Vetiver: Uses, Side Effects, Interactions, Dosage, and Warning

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

Vetiver Oil: Uses, Benefits, and Precautions

1.Introdução

Vetiver Chrysopogon zizanioides é uma erva perene nativa da Índia e agora amplamente cultivada em regiões tropicais e subtropicais em todo o mundo. É conhecida por suas raízes perfumadas, que são usadas em perfumes, sabonetes e outros produtos cosméticos. Além de seus usos comerciais, o Vetiver tem muitos outros benefícios, incluindo a conservação do solo, controle da erosão e purificação da água.


2. Aparência

Vetiver é uma grama alta e tufada que pode crescer até 1,5 metros de altura. Tem folhas longas e estreitas de cor verde escura e crescem em uma moita densa. As raízes são grossas e fibrosas e podem crescer até 4 metros de profundidade no solo.


3. Fragrância

A fragrância do Vetiver é terrosa, amadeirada e levemente adocicada. Muitas vezes é descrito como esfumaçado ou coriáceo e é usado como nota de base em muitos perfumes. O óleo essencial extraído das raízes também é usado na aromaterapia para promover o relaxamento e reduzir o estresse.


4. Conservação do Solo

Vetiver é uma planta excelente para a conservação do solo e controle da erosão. Suas raízes profundas ajudam a estabilizar o solo e prevenir a erosão, além de melhorar a estrutura e a fertilidade do solo. É frequentemente usado em projetos de reflorestamento, bem como em aplicações agrícolas e de paisagismo.

Vetiver Oil: Uses, Benefits, and Precautions

5. Purificação de Água

Vetiver também é conhecido por sua capacidade de purificar a água. As raízes têm alta capacidade de absorção de poluentes e contaminantes, tornando-se uma ferramenta eficaz para o tratamento de águas residuais e remediação ambiental. Também é usado em sistemas de coleta de água da chuva para filtrar e limpar a água antes de ser armazenada para uso posterior.


6. Usos Medicinais

Vetiver tem uma longa história de uso na medicina tradicional para uma variedade de doenças. Acredita-se que tenha propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas e analgésicas e é usado para tratar problemas de pele, febre e problemas digestivos. Também é usado como repelente natural de insetos e para tratar piolhos e outros parasitas.


7. Cultivo

Vetiver é uma planta resistente que é fácil de cultivar e manter. Prefere solo bem drenado e pleno sol, mas também pode tolerar sombra parcial. Propaga-se dividindo as touceiras das raízes, podendo ser cultivada em vasos ou no solo. É uma planta de baixa manutenção que requer pouca água ou fertilizante uma vez estabelecida.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem