Descobrindo a Diversidade de Podocarpos: Uma Jornada Visual

 Explore o diversificado mundo de Podocarpos através de visuais deslumbrantes nesta jornada de descoberta. De árvores altas a arbustos delicados, este guia tem de tudo.

Descobrindo a Diversidade de Podocarpos: Uma Jornada Visual
Podocarpos são plantas da família Podocarpaceae, originárias da Ásia e que apareceram pela primeira vez no Japão e na China. São conhecidas pela sua versatilidade e são muito utilizadas como sebes, em vasos ou simplesmente como arbustos para decorar jardins com temas orientais, contemporâneos, clássicos ou mediterrânicos. Também conhecida como Pinheiro Buda, esta árvore é indicada para ambientes externos e pode atingir até 7 metros de altura quando adulta. Requer muita luz para se desenvolver de forma saudável. Embora semelhante aos pinheiros, a folhagem do podocarpo é diferente, com um aspecto liso e verde-escuro. O podocarpo pode ser cultivado a pleno sol ou meia sombra, com solo fértil e irrigação regular. 
Descobrindo a Diversidade de Podocarpos: Uma Jornada Visual

Durante os meses quentes, pode ser necessário regar diariamente e, em alguns casos, duas vezes ao dia. Apesar da necessidade de rega constante, o podocarpo tolera bem a seca, mas não suporta solos encharcados. Por sua versatilidade, é muito utilizada em paisagismo ornamental, pois pode decorar jardins de diversos temas, servir de cerca viva ou ser utilizada em vasos isolados. Seus ramos são altamente ornamentais e sua folhagem é sempre verde, o que significa que nunca cai. Por isso, é muito comum o uso do podocarpo em vasos isolados, principalmente em jardins orientais, e se devidamente podado, pode até ser utilizado em topiaria (arte de podar plantas para fins ornamentais).

The Fascinating World of Podocarpos: A Comprehensive Guide

The Fascinating World of Podocarpos: A Comprehensive Guide

Nome popular:Podocarpos

Nome Ciêntífico:Podocarpus Macrophyllus

Família:Podocarpaceae

Origem:Asia, China e Japão

Ciclo de vida:Perene

Folha:Folhas lineares, pontiagudas em sua extremidade, de coloração verde-escura, lisa, compacta e brilhante.

Crescimento da planta:crescimento lento a moderado, podendo chegar a 12 metros de altura

FrutosFrutos de tamanho pequeno, de coloração vermelho arroxeado, é atrativo para os pássaros, ocorrem apenas nas plantas fêmeas.

Quando da Flores?Raras

FloresFlores sem importância ornamental, são na verdade inflorescências raras entre nós, formadas por flores masculinas e femininas dispostas em plantas separadas (dióicas), sem interesse ornamental.

Como adubar essa planta?Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Jardim - Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para arbustos, árvores e plantas ornamentais como palmeiras, bambus, árvores e folhagens, a dosagem é de acordo com a altura da planta: até 0,5 metro usa-se 30 gramas; de 0,5 a 1,50 m usa-se 60 gramas; e acima de 1,50 m a dosagem é de 100 gramas por planta. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é a cada 15 dias. E para arbustos e plantas ornamentais recomenda-se aplicar a cada 45 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura. E para plantas no solo espalhar o produto sobre a terra em volta da muda, sem encostar no tronco, e regar em seguida.

Como regar essa planta?Mantenha o solo ligeiramente úmido, ela até resiste pequenos períodos de solo seco, mas não tolera encharcamentos.

Vai em qual clima?oceânico, subtropical temperado e tropical

Aceita poda?Aceita poda e pode se criar arbustos com vários formatos.

Vai na sombra?Cultivada a pleno sol ou meia sombra

Planta de frio ou calor?Aprecia o clima subtropical e é tolerante à geadas leves.

Mudas com qual altura?até 20 cm

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem