Conhecendo a beleza de Vitória-régia Victoria amazonica: um guia completo

 Quer conhecer mais sobre a Vitória-régia Victoria amazonica? Este guia completo irá te mostrar tudo o que você precisa saber sobre essa planta fascinante.

Conhecendo a beleza de Vitória-régia Victoria amazonica: um guia completo

Ficha Técnica

Nome científico: Victoria amazonica
Nomes populares: Aguapé-assú, Cará-d’água, Forno-d’água, Forno-de-jaçanã, Jaçanã, Milho-d’água, Nanpé, Rainha-dos-lagos, Rainha-dos-nenúfares
Família: 
Luminosidade: 

The Fascinating Story of Vitória-régia Victoria amazonica: The Giant Water Lily


A Victoria amazonica, também conhecida como vitória-régia, é uma planta aquática gigante com rizomas nativa da Amazônia. Suas folhas circulares são enormes, chegando a 2,5 metros de diâmetro, e flutuam na superfície da água com bordas elevadas de até 10 cm de altura, revelando uma parte inferior espinhosa e avermelhada. Este lado inferior apresenta uma rede de veias grossas e compartimentos de ar que permitem que a folha flutue. A superfície da folha também possui uma intrincada rede de canais para drenagem de água, o que a ajuda a permanecer flutuando mesmo durante chuvas fortes.

A Victoria amazonica, também conhecida como Vitória-régia, é uma planta com caules longos, espinhosos e flexíveis que ligam suas folhas a um grande rizoma enterrado no fundo de lagos ou rios. Suas flores lindas, grandes e perfumadas desabrocham no verão e duram apenas 48 horas. No primeiro dia de floração, são brancas e, no segundo dia, quando ocorre a polinização, tornam-se rosadas. O besouro responsável pela polinização da Victoria amazonica entra na flor no primeiro dia após ela desabrochar no final da tarde e fica preso até o dia seguinte, quando a flor volta a abrir. Após a polinização, a flor retorna ao lago para formar um fruto, que é um tipo de baga que amadurece em seis semanas. As sementes produzidas são comestíveis e envolvidas por um material esponjoso que as permite flutuar.

A Victoria amazonica, também conhecida como Vitória-régia, é uma planta de rizoma amiláceo rico em minerais e utilizada como fonte alimentar pelos indígenas. À medida que a planta envelhece, ela aumenta suas reservas e cresce. No entanto, é uma planta delicada que só se desenvolve em climas equatoriais e tropicais e não tolera temperaturas frias. Em países mais frios, só pode ser cultivada em ambientes aquecidos, como estufas com acesso à água.

A Victoria amazonica, também conhecida como Vitória-régia, é uma planta exclusivamente aquática que requer pleno sol e deve ser cultivada em lagos ou tanques com profundidade superior a 90 cm e temperatura da água entre 29 a 32ºC. Não tolera temperaturas inferiores a 15ºC. Esta planta é pouco exigente em termos de fertilidade e manutenção, sendo suficientes replantações anuais e adubações leves para o seu pleno desenvolvimento. Pode ser propagada por sementes e divisão do rizoma. Atualmente, existem variedades e híbridos com V. cruziana um pouco mais adaptados a temperaturas mais frias e adequados para lagos menores.

7 Interesting Facts About Vitória-régia Victoria amazonica


1.Introdução

A Vitória-régia, também conhecida como Victoria amazonica, é uma bela planta aquática nativa da bacia do rio Amazonas. É um símbolo da Amazônia e é considerada uma das plantas mais icônicas do mundo.

2. Aparência

A Vitória-régia é uma planta grande que pode crescer até 3 metros de diâmetro. Suas folhas são circulares e podem ter até 2,5 metros de diâmetro. As folhas também são muito grossas e podem suportar o peso de uma criança pequena. As flores da Vitória-régia são brancas e podem ter até 40 centímetros de diâmetro.

3. Habitat

A Vitória-régia é encontrada nas águas rasas da bacia do rio Amazonas. Prefere águas lentas e ricas em nutrientes. A planta também é encontrada em outras partes da América do Sul, incluindo Brasil, Bolívia e Peru.

4. Significado cultural

A Vitória-régia é um importante símbolo cultural da América do Sul. É destaque na nota brasileira de 50 reais e também é a flor nacional da Guiana. A planta também é destaque em muitos mitos e lendas indígenas.
7 Interesting Facts About Vitória-régia Victoria amazonica

5. Usos

As folhas da Vitória-régia são utilizadas pelos indígenas para diversos fins. Eles são usados ​​para fazer cestos, chapéus e outros artesanatos. As folhas também são usadas como remédio natural para várias doenças.

6. Ameaças

A Vitória-régia está ameaçada pela perda de habitat e poluição. A planta também é ameaçada pelo comércio ilegal de suas folhas. As folhas são frequentemente colhidas e vendidas como lembranças, o que pode ter um impacto negativo na população da planta.

7. Esforços de conservação

Esforços estão sendo feitos para conservar a Vitória-régia. A planta é protegida por lei no Brasil e em outros países da América do Sul. Organizações de conservação também estão trabalhando para aumentar a conscientização sobre a importância da planta e seu habitat.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem