Conheça a Beleza da Violetinha-das-árvores Miltonia regnellii

 Se você é um amante de orquídeas, não pode deixar de conhecer a Violetinha-das-árvores Miltonia regnellii. Descubra como cultivá-la e apreciar sua beleza única.

Conheça a Beleza da Violetinha-das-árvores Miltonia regnellii

Ficha Técnica

Nome científico: Miltonia regnellii
Sinonímia: (homotípicos): Oncidium regnellii (Rchb.f.) Rchb.f. 1863; (heterotípicos): Miltonia cereola Lem., 1865; Miltonia regnellii purpurea Dombrain, 1870; Miltonia regnellii var. purpurea (Dombrain) F.Buyss., 1878; Miltonia regnellii var. citrina Cogn. in C.A.Cogniaux & A.P.G.Goossens, 1900; Miltonia regnellii var. travassosiana Cogn., 1900; Miltonia regnellii var. veitchiana Cogn., 1900; Miltonia regnellii var. alba Tessmer, 2003; Miltonia regnellii f. alba (Tessmer) Roeth, 2005; Miltonia regnellii f. citrina (Cogn.) Roeth, 2005; Miltonia regnellii f. travassosiana (Cogn.) Roeth, 2005; Miltonia regnellii f. veitchiana (Cogn.) Roeth, 2005; Miltonia regnellii f. purpurea (Dombrain) M.Wolff & O.Gruss, 2007
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Everything You Need to Know About the Miltonia regnellii Orchid


A Miltonia regnellii, também conhecida como "violetinha-das-árvores", é uma orquídea natural que cresce epifítica e simpodicamente no Brasil. Pode ser encontrada nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Essa orquídea se desenvolve em áreas com muita luminosidade, mas protegidas do sol direto, como a Serra do Mar. Prefere climas tropicais e subtropicais, com noites mais frescas. Pode crescer desde o nível do mar até 1200 metros, mas prefere regiões em torno de 800 metros. O nome do gênero "Miltonia" é uma homenagem ao entusiasta de orquídeas inglês Charles Wentworth-Fitzwilliam, Visconde Milton, enquanto o nome da espécie "regnellii" homenageia o médico e botânico sueco Anders Fredrik Regnell, que viveu no Brasil. Esta orquídea pode produzir híbridos naturais com Miltonia clowesii, resultando na Miltonia x castanea, com Miltonia candida, resultando na Miltonia x binotii, e com Miltonia spectabilis, resultando na Miltonia x cogniauxiae.

A Miltonia regnellii, também conhecida como Violetinha-das-árvores, floresce do verão ao início do outono. Sua inflorescência racemosa semi-ereta pode atingir 40 cm de comprimento e produzir de 3 a 10 flores perfumadas que duram cerca de 30 a 40 dias. As flores têm de 5 a 7,5 cm de tamanho e dizem ter um perfume semelhante ao coentro (Coriandrum sativum). Nas espécies tipo, as pétalas e sépalas são brancas e o labelo arredondado varia de rosa a roxo. As variedades incluem a "Alba", que é totalmente branca, e a "Citrina" (dourada), com pétalas e sépalas amarelas. A planta fica dormente no inverno após a floração.

A orquídea Violetinha-das-árvores Miltonia regnellii deve ser cultivada com 50-60% de sombreamento (luz filtrada - 40.000 a 32.000 lux), com umidade relativa de 60% e boa ventilação. Pode ser montado em cascas, placas de madeira ou troncos de árvores. Também se adapta bem a vasos ou caixas de madeira com substrato adequado para epífitas, que retém umidade, é bem drenado e ventilado. Um substrato recomendado para esta espécie é uma mistura de partes iguais de casca de pinheiro, musgo esfagno e carvão.

A Violetinha-das-árvores, também conhecida como Miltonia regnellii, vive em ambientes úmidos, mas bem ventilados. Durante o verão, regue a planta 2 a 3 vezes por semana, deixando o substrato secar entre as regas. Em climas muito quentes, dê um pouco mais de água à planta, principalmente se for plantada em placas ou troncos. Reduza a rega durante o período de dormência da planta no inverno para evitar problemas de fungos. Recomenda-se adubação foliar semanal com solução de 2g (1 colher de chá) de adubo Peter's 20-20-20 NPK por litro de água. Adicionalmente, complemente o substrato com adubo orgânico, como AOSP (Plant Stimulant) ou similar, uma vez por mês, borrifando o adubo sobre o substrato. A planta pode ser propagada dividindo-a, garantindo que cada nova planta tenha pelo menos 4 pseudobulbos saudáveis ​​conectados pelo rizoma e 1 broto guia.

The Fascinating World of the Violetinha-das-árvores Miltonia regnellii


1.Introdução

Violetinha-das-árvores Miltonia regnellii, também conhecida como a orquídea da Mata Atlântica brasileira, é uma espécie de orquídea nativa do Brasil de beleza estonteante. É uma escolha popular entre os entusiastas de orquídeas devido às suas cores únicas e vibrantes, bem como à facilidade de cuidar.

2. Aparência

A Violetinha-das-árvores Miltonia regnellii é uma orquídea de tamanho médio que normalmente atinge cerca de 30-40 cm de altura. Tem folhas longas e finas de um verde profundo e suas flores são de um tom deslumbrante de roxo com detalhes em branco e amarelo. As flores têm tipicamente cerca de 5-7 cm de diâmetro e têm uma fragrância doce e agradável.

3. Habitat

A Violetinha-das-árvores Miltonia regnellii é nativa da Mata Atlântica brasileira, uma região de florestas folhosas úmidas tropicais e subtropicais que se estende ao longo da costa leste do Brasil. É normalmente encontrado crescendo em árvores ou rochas em áreas sombreadas da floresta.

4. Cuidados

A Violetinha-das-árvores Miltonia regnellii é uma orquídea relativamente fácil de cuidar, tornando-a uma escolha popular para iniciantes. Prefere luz brilhante e indireta e deve ser regada regularmente, mas não em excesso. Também se beneficia da fertilização regular com um fertilizante de orquídea balanceado.
The Fascinating World of the Violetinha-das-árvores Miltonia regnellii

5. Reprodução

A Violetinha-das-árvores Miltonia regnellii pode ser propagada por divisão, que consiste em separar a planta em seções menores e replantá-las. Também pode ser propagada por sementes, embora esse método seja mais difícil e exija equipamentos e conhecimentos especializados.

6. Conservação

A Violetinha-das-árvores Miltonia regnellii é considerada uma espécie ameaçada devido à perda de habitat e coleta excessiva para o comércio de horticultura. Esforços estão sendo feitos para conservar esta espécie através da restauração e proteção do habitat, bem como através do cultivo de plantas em viveiros e jardins botânicos.

7. Conclusão

A Violetinha-das-árvores Miltonia regnellii é uma espécie de orquídea belíssima nativa do Brasil. É relativamente fácil de cuidar e é uma escolha popular entre os entusiastas de orquídeas. No entanto, também é uma espécie ameaçada e esforços estão sendo feitos para conservá-la para as gerações futuras desfrutarem.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem