Compreendendo a Mancha-Parda: Causas, Sintomas e Opções de Tratamento

 A mancha-parda pode ser frustrante e afetar a autoestima. Este guia fornece informações sobre as causas, sintomas e tratamentos disponíveis para ajudá-lo a lidar com a condição.

Compreendendo a Mancha-Parda: Causas, Sintomas e Opções de Tratamento

Ficha Técnica

Nome científico: Bipolaris spp., Cochliobolus miyabeanus
Nomes populares: Mancha-foliar, Mancha-marrom, Mancha-parda
Ordem: Pleosporales
Classe: Dothideomycetes
Filo: Ascomycota
Reino: 
Partes afetadas: 
Sintomas: Manchas marrom-escuras, circulares ou arredondas em folhas, caules e grãos. Na região externa às manchas, caracteriza-se um halo amarelo-claro.

How to Identify and Control Mancha-Parda Foliar in Your Plants


A Mancha-parda foliar é uma doença bastante conhecida na região sul do Brasil. É causada por fungos do gênero Bipolaris e infecta principalmente gramíneas. Esses fungos causam danos ao arroz, coco, pastagens, girassóis, milho, tremoço, pandano, confete, dália e muitas outras plantas. As infecções são mais pronunciadas em regiões tropicais, embora esses fungos sejam cosmopolitas.

Mancha-parda foliar, também conhecida como mancha-de-Phoma, é uma doença que afeta plantas, causando manchas marrom-escuras em folhas, caules e grãos. Essas manchas são geralmente circulares, com um centro mais claro e acinzentado, e um halo amarelo-claro na região externa. Em casos graves, as manchas podem cobrir até metade da área foliar. A infecção é mais comum durante a germinação e o florescimento, e pode ser difícil de controlar.

A Mancha-parda foliar é uma doença fúngica que se espalha principalmente pelo vento, mas também pode ser transmitida por sementes e plantas infectadas. Gotas de chuva e irrigação também podem transportar esporos por curtas distâncias e infectar plantas próximas. As condições ideais para o crescimento desses fungos são temperaturas amenas e alta umidade, juntamente com umidade frequente. As plantas que são deficientes em nutrientes ou água são mais suscetíveis a esta doença.

A Mancha-parda foliar pode ser controlada com o uso de fungicidas como a calda bordalesa¹, mas é importante observar que a prevenção é fundamental, pois infecções altas são difíceis de controlar. Em pequenos jardins ou cultivos ornamentais, recomenda-se tomar medidas que impeçam o estabelecimento e propagação da doença, como adquirir sementes, mudas e plantas adultas livres de doenças de fornecedores confiáveis ​​e escolher variedades com tolerância conhecida à doença, se disponível. Além disso, é importante podar as plantas para garantir uma ventilação adequada e evitar que a água se acumule nas folhas, regulando a temperatura e a umidade. A irrigação deve ser feita no solo ou substrato sempre que possível e não nas folhas. A nutrição adequada também é importante, pois afeta a fisiologia da planta e as defesas contra patógenos como o Bipolaris são mais eficientes quando as plantas estão bem nutridas.

The Ultimate Guide to Preventing Mancha-Parda Foliar in Your Crops


1.O que é Mancha-parda foliar?

Mancha-parda foliar, também conhecida como mancha marrom foliar, é uma doença fúngica que afeta uma variedade de plantas, incluindo soja, algodão e amendoim. É causada pelo fungo Cercospora kikuchii e pode causar danos significativos às plantações se não for tratada.

2. Sintomas da Mancha-parda foliar

Os primeiros sintomas da Mancha-parda foliar são pequenas manchas circulares marrons nas folhas da planta. À medida que a doença progride, as manchas podem se fundir e formar lesões maiores. As folhas também podem ficar amarelas e cair prematuramente, o que pode reduzir o rendimento da colheita.

3. Causas da Mancha-parda foliar

A Mancha-parda foliar é causada pelo fungo Cercospora kikuchii, que pode sobreviver em restos vegetais e no solo por vários anos. O fungo pode se espalhar pelo vento, chuva e água de irrigação e pode infectar as plantas através de feridas ou aberturas naturais nas folhas.

4. Prevenção da Mancha-parda foliar

A prevenção da Mancha-parda foliar envolve várias medidas, incluindo rotação de culturas, saneamento e uso de variedades resistentes. A rotação de culturas pode ajudar a reduzir o acúmulo do fungo no solo, enquanto o saneamento envolve a remoção de restos de plantas infectadas e sua destruição. O uso de variedades resistentes também pode ajudar a reduzir o risco de infecção.
The Ultimate Guide to Preventing Mancha-Parda Foliar in Your Crops

5. Tratamento da Mancha-parda foliar

O tratamento da Mancha-parda foliar envolve o uso de fungicidas, que podem ser aplicados de forma preventiva ou curativa. Os fungicidas devem ser aplicados ao primeiro sinal de infecção e devem ser usados ​​de acordo com as instruções do rótulo. Em casos graves, pode ser necessário o uso de múltiplas aplicações de fungicidas.

6. Importância da detecção precoce

A detecção precoce da Mancha-parda foliar é importante para o tratamento eficaz e prevenção da doença. O monitoramento regular das plantações e o monitoramento dos sintomas podem ajudar a identificar a doença precocemente e evitar que ela se espalhe.

7. Conclusão

A Mancha-parda foliar é uma doença fúngica grave que pode causar danos significativos às lavouras. A prevenção e detecção precoce são fundamentais para o manejo da doença, e os agricultores devem tomar medidas para reduzir o risco de infecção e usar fungicidas quando necessário.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem