Como prevenir e controlar a antracnose em suas plantas

 A antracnose pode ser uma ameaça para suas plantas, mas com as medidas preventivas e de controle certas, você pode mantê-las saudáveis. Descubra como aqui!

Como prevenir e controlar a antracnose em suas plantas

Ficha Técnica

Nome científico: Colletotrichum spp
Nomes populares: Antracnose, Cancro
Ordem: Glomerellales
Classe: Sordariomycetes
Filo: 
Reino: 
Partes afetadas: 
Sintomas: Manchas redondas e de cor pardacenta a negra em folhas, frutos, flores e brotos, Secamento e queda de folhas e brotações, Rachaduras em frutos, Cancros em ramos e troncos.

Understanding Antracnose: Symptoms, Causes, and Treatment


A antracnose é uma das doenças mais importantes das plantas cultivadas. Causa bilhões de dólares em perdas anualmente, afetando grandes culturas como soja, tomate, pimentão, berinjela, morango, pomares, incluindo manga, laranja, goiaba, abacate, caju, uva, banana, mamão, nectarinas e maçãs, bem como florestas e viveiros de plantas ornamentais. A doença é causada principalmente por fungos do gênero Colletotrichum, com destaque para a espécie Colletotrichum gloeosporioides, que acomete diversas espécies vegetais. Outros agentes etiológicos envolvidos no desenvolvimento da antracnose incluem Sphacelloma spp, Marssonina spp, Gloeosporium spp, Coniothyrium fuckelii, Elsinoe ampelina, entre outros.
A antracnose é uma doença fúngica que se desenvolve em condições ambientais favoráveis, como temperaturas amenas entre 20°C e 30°C e alta umidade. Plantas fracas, mal enraizadas ou desnutridas, particularmente carentes de potássio e cálcio, são mais suscetíveis à doença. Nessas condições, o fungo pode se espalhar e crescer rapidamente, principalmente se houver abundância de matéria orgânica e pouca ventilação. Como resultado, a antracnose é rara em regiões áridas, como o nordeste do Brasil ou Israel. A doença é transmitida pela água da chuva ou irrigação, bem como ferramentas de poda contaminadas, insetos e outras pragas. Embora infecte plantas, também é um fungo saprofítico, o que significa que pode sobreviver no ambiente em material vegetal morto, como folhas e frutos caídos, esperando uma oportunidade para afetar plantas vivas novamente.
A antracnose é uma doença fúngica que afeta as plantas e produz sintomas muitas vezes inespecíficos, dificultando o diagnóstico preciso sem exames laboratoriais. No entanto, agrônomos experientes podem diagnosticar e tratar a doença de forma eficaz. Os sintomas mais comuns são manchas arredondadas nas folhas, frutos, caules, etc., que podem ser marrons, cinzas, pretas ou escuras. Essas manchas geralmente apresentam um halo amarelo ao seu redor (clorose) e um centro necrótico deprimido, revelando filamentos laranja ou rosa que são estruturas reprodutivas do fungo onde são produzidos os esporos (ácervulos). Os primeiros sinais costumam aparecer nas bordas das folhas ou próximo aos veios, onde a água tende a se acumular. À medida que as manchas crescem e se fundem, a estrutura afetada, seja uma folha, broto, galho, flor ou fruto, pode morrer e cair prematuramente. Em plantas lenhosas, a antracnose pode formar cancros, que são crescimentos anormais de casca sobre áreas necróticas no tronco, dando às árvores uma aparência feia e gradualmente enfraquecendo-as.

Plantas ornamentais mais comumente afetadas pela antrancnose:

Prevenção e controle:


A antracnose é uma doença de plantas que pode ser prevenida e controlada por meio de várias medidas, tanto em hortas caseiras quanto em cultivos comerciais. Essas medidas também podem servir como prevenção para uma infinidade de outras doenças e pragas de plantas. Confira as dicas abaixo para manter suas plantas livres dessa temida doença.
  • Ao adquirir plantas novas, deixe-as em quarentena, longe das outras plantas;
  • Adquira sempre plantas saudáveis, assim como sementes e bulbos.
  • Prefira variedades sabidamente resistentes à antracnose, para pomares isso tem especial importância.
  • Mantenha plantas envasadas com bom espaçamento entre elas. Para orquídeas, por exemplo, o recomendado é um palmo de distância entre as folhas das plantas. Da mesma forma, pomares muito densos, favorecem o aparecimento da doença em frutíferas.
  • Faça podas de limpeza e arejamento, tanto em frutíferas quanto em plantas ornamentais suscetíveis. Helicônias abafadas, assim como estrítizias são comumente acometidas.
  • Irrigue as plantas pela manhã bem cedo, dando tempo assim que elas sequem rapidamente, evitando o acúmulo de água.
  • Livre-se de restos de podas, folhas e frutos caídos, para que não sirvam de fonte de infecção para as plantas, mantenha o jardim limpo, principalmente no inverno e em períodos úmidos (épocas chuvosas).
  • Mantenha estufas e orquidários bem arejados, para que as plantas não permaneçam úmidas por muito tempo após pulverizações.
  • Em caso de manchas suspeitas, corte fora rapidamente as partes afetadas, com uma boa margem de segurança. Convém aplicar uma pasta à base de cobre ou uma mistura de canela com óleo mineral no local da ferida, para proteger e favorecer a cicatrização. Ao eliminar a infecção no início previne-se o alastramento da doença.
  • Separe as plantas afetadas das demais e favoreça a ventilação e a luminosidade, de forma gradual.
  • Em situações especiais, como grandes infecções ou plantas de grande valor comercial, podemos realizar aplicações de fungicidas, sejam eles de contato ou sistêmicos, como oxicloreto de cobre ou mancozeb por exemplo, sempre à critério de um engenheiro agrônomo responsável.
Antracnose: A Comprehensive Guide for Gardeners

Antracnose: A Comprehensive Guide for Gardeners


1.O que é Antracnose?

A antracnose é uma doença fúngica que afeta uma ampla variedade de plantas, incluindo árvores, arbustos e plantações. É causada pelo fungo Colletotrichum e pode causar danos significativos às plantas se não for tratada.

2. Sintomas da Antracnose

Os sintomas da antracnose variam dependendo da espécie de planta afetada, mas os sintomas comuns incluem manchas nas folhas, cancros do caule e podridão dos frutos. As folhas infectadas podem desenvolver pequenas manchas escuras que gradualmente aumentam e se fundem, fazendo com que a folha fique amarela ou marrom e eventualmente caia. Os cancros do caule podem causar murchamento e morte dos ramos, enquanto a podridão dos frutos pode causar queda prematura dos frutos e redução da produtividade.

3. Causas da Antracnose

A antracnose é causada pelo fungo Colletotrichum, que pode sobreviver em restos vegetais e no solo por vários anos. O fungo pode se espalhar pelo vento, chuva e água de irrigação, bem como por material vegetal infectado. Condições climáticas quentes e úmidas favorecem o desenvolvimento e a disseminação da antracnose.

4. Prevenção da Antracnose

Prevenir a antracnose envolve manter a boa saúde das plantas e reduzir o risco de infecção. Isso pode ser alcançado plantando variedades resistentes a doenças, fornecendo água e nutrientes adequados e praticando um bom saneamento removendo os restos de plantas infectadas. Evite regar por cima, pois isso pode promover a propagação do fungo.

5. Tratamento da Antracnose

O tratamento da antracnose envolve o uso de fungicidas para controlar a propagação do fungo. Os fungicidas devem ser aplicados ao primeiro sinal de infecção e repetidos conforme necessário. Em casos graves, pode ser necessário podar ramos infectados para evitar a propagação da doença.

6. Plantas Afetadas pela Antracnose

A antracnose pode afetar uma ampla gama de plantas, incluindo árvores como carvalho, bordo e sicômoro, bem como culturas como tomate, pimentão e feijão. Também pode afetar plantas ornamentais, como rosas, hortênsias e cornisos.

7. Conclusão

A antracnose é uma doença fúngica comum que pode causar danos significativos às plantas se não for tratada. A prevenção e a detecção precoce são fundamentais para controlar a propagação da doença. Ao manter uma boa saúde das plantas e praticar um bom saneamento, os jardineiros podem reduzir o risco de infecção e manter suas plantas saudáveis ​​e produtivas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem