Como Identificar e Controlar Tripes Pragas no Seu Jardim

 Seu jardim está sofrendo com tripes? Não se preocupe! Este guia prático irá ajudá-lo a identificar e controlar essas pragas de forma eficaz.

Como Identificar e Controlar Tripes Pragas no Seu Jardim

Ficha Técnica

Nome científico: Thysanoptera
Nomes populares: Tripes, Trips, Lacerdinha
Ordem: Thysanoptera
Classe: 
Filo: 
Reino: 
Partes afetadas: 
Sintomas: Folhas das plantas tornam-se pálidas, manchadas, com tonalidade bronzeada ou prateada e depois caem, Brotos tornam-se retorcidos, Flores e frutos ficam feios, com cicatrizes e pequenos.

Understanding Tripes Pragas: A Comprehensive Guide


Tripes são insetos minúsculos que muitas vezes só são percebidos quando os sintomas de danos às plantas já são evidentes. Eles têm um corpo estreito e alongado, com um aparelho bucal sugador composto por uma única mandíbula esquerda e duas lascínias. Apesar de não serem especializados em voar, possuem dois pares de asas franjadas. As cores variam bastante, com espécies em tons de marrom, preto, amarelo, branco, laranja, entre outros. A maioria das espécies de tripes se alimenta de plantas, mas há também espécies predadoras e micófagas, que se alimentam de fungos.

Tripes, também conhecidos como tripídios, são insetos minúsculos que muitas vezes passam despercebidos até que os sintomas em uma planta se tornem evidentes. Eles têm um corpo estreito e alongado, com um aparelho bucal sugador composto por uma única mandíbula esquerda e duas lascínias. Embora possuam dois pares de asas franjadas, não são muito especializados em voar. As cores variam bastante, com espécies em tons de marrom, preto, amarelo, branco, laranja, entre outros. A maioria das espécies de tripes é fitófaga, ou seja, se alimenta de plantas. No entanto, há também espécies predadoras e outras que se alimentam de fungos.

Tripes são uma praga comum em plantações, jardins, viveiros e estufas. Eles causam danos às plantas sugando sua seiva e raspando seus tecidos. As folhas das plantas tornam-se pálidas, manchadas, muitas vezes com um tom bronzeado ou prateado, e depois caem. Os brotos ficam torcidos. As flores e os frutos ficam feios, marcados, pequenos e perdem valor de mercado. Entre as plantas de jardim, gladíolos, rosas, azáleas, rododendros, impatiens, crisântemos, copos-de-leite, louros, petúnias, fotinias, íris, entre outras, são bastante suscetíveis. Na horta, tomate, cucurbitáceas, morango e cebola são os mais atacados. Os tripes também são responsáveis ​​pela transmissão do vírus da mancha necrótica do tomateiro e do vírus da mancha necrótica impatiens, entre outros vírus do gênero Tospovirus.

A prevenção regular e o controle dos tripes devem fazer parte da manutenção periódica do seu jardim. A remoção de detritos de poda, especialmente de aparas de grama, reduz os locais onde os tripes podem se desenvolver rapidamente. Folhas secas não são adequadas para tripes, mas folhas verdes são. Portanto, antes de usar aparas como cobertura morta, faça a compostagem em local adequado. A inspeção regular das plantas em busca de pragas e doenças pode revelar os primeiros sinais de um ataque, permitindo um controle eficaz antes que seja tarde demais. Procure por danos e aglomerados de pragas perto das bainhas e pecíolos das folhas. Uma lupa pode ser útil para esta tarefa. Uma boa ideia é sacudir o galho suspeito sobre um papel branco. Ninfas ou adultos podem cair sobre o papel e serem vistos com mais facilidade.

Este parágrafo parece estar em português e discute a importância da observação cuidadosa e do controle de pragas de plantas, especificamente tripes. Ele enfatiza a necessidade de destruir plantas infectadas e usar armadilhas para diagnosticar e controlar os tripes adultos, mas também adverte contra ações se os tripes não estiverem causando danos às plantas e puderem estar desempenhando um papel benéfico na polinização. Como um modelo de linguagem AI, não posso fornecer uma tradução perfeita, mas espero que este resumo seja útil.

Durante as estações seca e quente, os jardins são frequentemente infestados de tripes. Essas pragas migram de terrenos baldios, onde se alimentam de plantas espontâneas e invasoras. Para evitar infestações massivas, mantenha as ervas daninhas sob controle, plante espécies suscetíveis longe dos limites da propriedade e use barreiras físicas ou sebes para proteger o jardim. Também é importante sempre cultivar plantas bem adaptadas ao local escolhido. Por exemplo, plantas que gostam de sol e permanecem na sombra podem enfraquecer rapidamente e se tornar suscetíveis a ataques de tripes. Escolha variedades resistentes e mantenha as plantas saudáveis ​​e vigorosas, bem adubadas e irrigadas, e suas defesas naturais serão reforçadas. Nas hortas, faça sempre rodízio de culturas, evitando novos plantios próximos aos antigos.

O controle biológico dos tripes pode ser feito através do uso de parasitas como vespas (Megaphragma mymaripenne e Thripobius semiluteus), predadores como insetos (Orius spp, Macrotracheliella spp), crisopídeos (Chrysoperla spp), ácaros predadores (Amblyseius spp e Euseius) e joaninhas (Hipodâmia convergente). Inseticidas biológicos como os fungos Beauveria bassiana ou Verticillium lecanii também podem ser eficazes para as diferentes fases do ciclo de vida dos tripes.

Tripes são pequenos insetos que podem causar danos às plantas. Embora os inseticidas possam ser usados ​​para controlá-los, é importante observar que eles não são muito eficazes contra tripes e podem prejudicar insetos benéficos e inimigos naturais. Nos jardins, inseticidas piretróides, óleo de nim, extrato de tabaco e solução de sabão podem ser úteis no controle de tripes. Ao aplicar inseticida, direcione a pulverização para a parte inferior das folhas e onde elas se prendem aos galhos, como bainhas e pecíolos. É sempre recomendável buscar a orientação de um engenheiro agrônomo antes de usar qualquer inseticida.

Atenção

Algumas espécies de tripes podem picar. Em geral a pele fica irritada e nenhum outro cuidado se faz necessário. Em caso de alergia, o médico deverá ser procurado.
Understanding Tripes Pragas: A Comprehensive Guide

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

The Top 5 Natural Remedies for Tripes Pragas Infestations

1.O que são tripes?

Os tripes são pequenos insetos que se alimentam de plantas e podem causar danos às culturas. Eles são conhecidos como tripes pragas quando se tornam uma ameaça para a produção agrícola.


2. Como identificar tripes?

As tripes pragas são difíceis de serem identificadas a olho nu, pois são muito pequenas. No entanto, os danos que causam nas plantas são visíveis. Eles deixam manchas prateadas ou bronzeadas nas folhas, além de causar deformações e enrugamentos.


3. Quais são as plantas mais protegidas pelas tripes?

As tripes pragas podem afetar uma grande variedade de plantas, incluindo frutas, legumes, flores e plantas ornamentais. Algumas das plantas mais produtivas incluem tomate, pimentão, cebola, alho, rosa, crisântemo e begônia.

The Top 5 Natural Remedies for Tripes Pragas Infestations

4. Como prevenir a infestação de tripes?

A prevenção é a melhor maneira de evitar a infestação de tripes pragas. Algumas medidas preventivas incluem a visão de culturas, a eliminação de plantas infectadas, a limpeza regular do jardim e o uso de repelentes de plantas.


5. Como controlar a infestação de tripes?

Se a infestação de tripes pragas já ocorreu, existem algumas medidas que podem ser tomadas para controlá-la. Algumas opções incluem o uso de inseticidas específicos para tripes, a utilização de armadilhas adesivas e a aplicação de óleos essenciais repelentes.


6. Qual é o impacto econômico das tripes?

Os tripes pragas podem causar danos causados ​​às culturas, causados ​​em perdas alimentares para os agricultores. Além disso, o controle da infestação pode ser caro e trabalhoso.


7. Como lidar com tripes de forma sustentável?

Para lidar com tripes pragas de forma sustentável, é importante adotar práticas agrícolas que promovam a saúde do solo e das plantas, como a utilização de adubos orgânicos e a rotação de culturas. Além disso, é importante utilizar métodos de controle de pragas que sejam menos prejudiciais ao meio ambiente, como o uso de inseticidas naturais e o uso de repelentes de plantas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem