Rosa Banksiae: A Dama Amarela Banks Rose

 Procurando uma rosa trepadeira única e bonita? Considere a Rosa banksiae, também conhecida como a rosa de Lady Banks. Saiba mais sobre esta planta deslumbrante aqui.

Rosa Banksiae: A Dama Amarela Banks Rose

Ficha Técnica

Nome científico: Rosa banksiae
Sinonímia: Rosa inermis, Rosa banksiana
Nomes populares: Rosa-de-lady-banks, Roseira-de-lady-banks, Roseira-trepadeira
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Rosa Banksiae (Lady Banks Rose) Care Guide

.
Rosa banksiae, também conhecida como rosa de Lady Banks, é um arbusto trepadeira famoso por suas encantadoras flores amarelas e galhos sem espinhos. É nativa das regiões ocidentais da China, especificamente das províncias de Gansu, Guizhou, Henan, Hubei, Jiangsu, Sichuan e Yunnan, onde cresce em florestas, matagais, vales, margens de córregos e estradas em altitudes entre 500 a 2200 metros. A planta foi introduzida na Europa por William Kerr, que partiu em uma expedição para coletar plantas para Sir Joseph Banks.
.
Rosa banksiae, também conhecida como rosa de Lady Banks, é cultivada na China há centenas de anos. Em 1807, William adquiriu uma planta do famoso viveiro Fa Tee localizado no distrito de Liwan, em Guangzhou. O nome inglês Lady Banks' rose é uma homenagem a Dorothy Hugessen, esposa de Sir Joseph. A espécie Rosa banksiae foi descrita pela primeira vez por William Townsend Aiton no livro Hortus kew em 1811.
.
A rosa banksiae, também conhecida como rosa de Lady Banks, é um tipo único de roseira que cresce com excepcional vigor e rapidez, atingindo uma altura média de 6 metros, facilmente superável. Uma roseira Banksiae em particular que cobre o telhado e as pérgulas de uma pousada em Tombstone, Arizona, abrange incríveis 840 metros quadrados e detém o recorde mundial de maior roseira.
.
A rosa banksiae, também conhecida como rosa de Lady Banks, é uma espécie única de rosa que se destaca das outras variedades devido à quase total ausência de espinhos. Os poucos espinhos que existem estão presentes apenas nos ramos mais grossos e vigorosos. Esta planta altamente ramificada produz hastes lisas, arqueadas e marrom-avermelhadas. Suas folhas são perenes, com três a cinco folíolos coriáceos, ovais a elípticos, pontiagudos com bordas serrilhadas e veias proeminentes.
.
Rosa banksiae, também conhecida como rosa-banksiae, floresce no início da primavera e apresenta inflorescências do tipo umbela ou corimbo, com numerosas flores pequenas. As flores podem ser brancas, creme ou amarelas, com corola simples ou dobrada, dependendo da variedade. A variedade selvagem, R. banksiae var. normalis, tem flores simples, com estames, cor branca e mais espinhos. Já a variedade melhorada pelos chineses, R. banksiae var. banksiae, possui menos espinhos e flores dobradas, com as pétalas substituindo os estames.
.
Rosa banksiae, também conhecida como rosa-banksiae, é uma espécie de rosa que possui duas cultivares populares: a 'Alba Plena', com flores brancas, e a 'Lutea', com flores amarelas. As flores da rosa-banksiae têm um perfume semelhante ao de violetas (do gênero Viola, não confundir com violetas-africanas) e podem variar em intensidade. O pseudofruto da rosa-banksiae é globoso ou ovóide, laranja ou preto-acastanhado, glabro e com sépalas decíduas.
Rosa Banksiae (Lady Banks Rose) Care Guide

Rosa banksiae, também conhecida como Lady Banks' Rose, requer amplo espaço em paisagismo, como grandes jardins, propriedades e parques. Seu crescimento vigoroso e aparentemente desordenado não é adequado para grades e arcos delicados. Como planta trepadeira, pode ser sustentada por pérgulas, grandes mandris, árvores, gazebos, paredes, encostas, cercas e telhados resistentes. Com suporte adequado durante seus estágios iniciais, pode até ser treinado para se transformar em uma pequena árvore.
.
Rosa banksiae, também conhecida como rosa de Lady Banks, é uma planta trepadeira com ramos longos e arqueados que se derramam e pendem sobre suportes, produzindo inúmeras flores uma vez por ano. Embora a maioria dos jardineiros ame sua Rosa banksiae, muitas vezes eles se sentem tristes por ter que controlá-la com podas para que não dominem tudo. Esta planta pode ser cultivada em vasos, embora não tenha o mesmo vigor das cultivadas diretamente no solo.
.
Rosa banksiae, também conhecida como rosa de Lady Banks, prospera em pleno sol ou sombra parcial e requer solo fértil e bem drenado, enriquecido com matéria orgânica. As plantas jovens não toleram o frio extremo, como geada ou neve, mas plantas maiores podem se recuperar após esse clima. Embora a planta aprecie regas regulares nos primeiros anos, torna-se resistente a curtos períodos de seca mais tarde. Esta planta de baixa manutenção é adequada para jardineiros iniciantes e esquecidos, mas é importante controlar seu crescimento podando-a após a floração. A propagação pode ser feita através de estacas ou enxertia.
Rosa Banksiae Lutea: The Yellow Lady Banks Rose

Rosa Banksiae Lutea: The Yellow Lady Banks Rose

.

1.Introdução

Rosa-banksiae, também conhecida como Rosa banksiae, é uma espécie de rosa trepadeira nativa da China. É uma planta ornamental popular, valorizada por suas belas flores perfumadas e sua capacidade de escalar e cobrir paredes, treliças e outras estruturas.

2. Aparência

Rosa-banksiae é uma rosa trepadeira de folha caduca que pode crescer até 6 metros de altura. Possui hastes longas e flexíveis cobertas por pequenos espinhos afiados. As folhas são pequenas e verde-escuras, e as flores são pequenas, duplas e perfumadas. As flores vêm em tons de branco, amarelo e rosa, e florescem em cachos na primavera.

3. Condições de cultivo

Rosa-banksiae é uma planta resistente que pode crescer em uma variedade de condições. Prefere sol pleno e solo bem drenado, mas pode tolerar alguma sombra e solo pobre. Também é tolerante à seca e pode sobreviver em áreas com pouca chuva. Rosa-banksiae é melhor cultivada nas zonas 7-10 do USDA.

4. Cuidados e Manutenção

Rosa-banksiae é uma planta de baixa manutenção que requer cuidados mínimos. Deve ser podada no final do inverno ou início da primavera para remover qualquer madeira morta ou danificada e para moldar a planta. Também deve ser fertilizado na primavera e no verão com um fertilizante balanceado. Rosa-banksiae é suscetível a algumas doenças e pragas, incluindo mancha preta e pulgões, por isso deve ser monitorado regularmente.

5. Usos

Rosa-banksiae é usada principalmente como planta ornamental em jardins e paisagens. Muitas vezes, é cultivada em paredes, treliças e outras estruturas para fornecer uma exibição bonita e perfumada. Também pode ser cultivada em vasos e usada como planta de pátio ou varanda. As flores de Rosa-banksiae também são usadas em arranjos florais e como flores de corte.

6. Variedades

Existem duas variedades principais de Rosa-banksiae: Rosa banksiae var. banksiae e Rosabanksiae var. lútea. Rosabanksiae var. banksiae tem flores brancas, enquanto Rosa banksiae var. lutea tem flores amarelas. Existem também vários cultivares de Rosa-banksiae, incluindo 'Lutea', 'Alba Plena' e 'Rosea'.

7. Simbolismo

Na cultura chinesa, Rosa-banksiae é um símbolo de amor e carinho. É frequentemente usado em casamentos e outras celebrações como um símbolo de felicidade e boa sorte. Na cultura ocidental, as rosas são frequentemente associadas ao amor e ao romance, e Rosa-banksiae não é exceção. Suas lindas e perfumadas flores o tornam uma escolha popular para o Dia dos Namorados e outras ocasiões românticas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem