Planta-chinesa-do-dinheiro: como cuidar da Pilea peperomioides

 Aprenda como cuidar da Planta-chinesa-do-dinheiro, também conhecida como Pilea peperomioides, e tenha uma planta saudável e bonita em sua casa!

Planta-chinesa-do-dinheiro: como cuidar da Pilea peperomioides

Ficha Técnica

Nome científico: Pilea peperomioides
Nomes populares: Planta-da-amizade, Planta-missionária, Planta-panqueca
Família: 
Categoria: 
Origem: 
Luminosidade: 

Pilea peperomioides: a planta-chinesa-do-dinheiro que conquistou o mundo

.
A Pilea peperomioides, também conhecida como planta do dinheiro chinês, é uma folhagem ornamental nativa das províncias de Yunnan e Sichuan, no sul da China. Ela cresce em rochas úmidas em florestas em altitudes entre 1500 a 3000m. Embora tenha sido coletado pela primeira vez por George Forrest em 1906, não foi devidamente registrado e foi esquecido. Foi redescoberto em 1945 pelo missionário norueguês Agnar Espegren, que coletou plantas e as introduziu na Escandinávia, onde se tornou uma planta popular de interior. Apesar de seu sucesso nos países nórdicos, não foi formalmente descrito e classificado até a década de 1980. Hoje, é uma planta ornamental popular não apenas na Suécia, Dinamarca e Noruega, mas em todo o mundo.
.
A Planta-chinesa-do-dinheiro, também conhecida como Pilea peperomioides, assemelha-se à Peperomia polybrotya e pode crescer até 30 cm de altura. Seu caule é ereto e de textura suculenta, ligeiramente lignificante na base dos exemplares mais velhos. As folhas são peltadas (o pecíolo se insere no meio da lâmina), redondas e têm uma cor verde brilhante com pecíolos longos. Cada folha pode atingir até 15 cm de diâmetro, embora seja mais comum que não ultrapassem os 7 cm. Se cultivada em condições menos que ideais, pode perder as folhas inferiores, dando-lhe uma aparência interessante como uma pequena árvore. As flores têm pouca importância ornamental.
.
A planta do dinheiro chinesa, também conhecida como planta da amizade, é uma folhagem exótica e bonita para cultivar dentro de casa. Tornou-se um ícone do movimento "Selva Urbana", rivalizando em popularidade com outras plantas como Monsteras e Begônias. Pode ser cultivada em qualquer local, desde os frios países escandinavos aos trópicos, desde que protegida em casas ou estufas. Também é perfeito para plantar em terrários fechados, pois prospera em calor e umidade. A planta é um símbolo de amizade, e recebê-la de presente é considerado uma grande honra.
.
A Planta-chinesa-do-dinheiro, também conhecida como Pilea peperomioides, é uma planta de fácil cuidado e que não requer poda ou manutenção regular. No entanto, à medida que a planta envelhece, seu caule pode precisar de suporte para mantê-lo ereto, especialmente se o topo se tornar muito pesado para o caule herbáceo. Para fornecer suporte, pegue uma estaca de metal ou madeira e insira-a paralelamente à planta no solo. Prenda delicadamente o caule da Planta-chinesa-do-dinheiro na estaca usando grampos de plantas. Para garantir um crescimento uniforme e evitar a perda de folhas de um lado, gire o vaso diariamente para manter a simetria da planta.
.
A Planta-chinesa-do-dinheiro, também conhecida como Pilea peperomioides, deve ser cultivada em solo fértil, bem drenado, enriquecido com matéria orgânica e regado em intervalos regulares, permitindo que o solo seque entre as regas. Ela prospera em luz indireta e brilhante e pode tolerar a luz solar direta no início da manhã ou no final da tarde. No entanto, não tolera temperaturas frias ou geadas e requer temperaturas acima de 10°C. Da mesma forma, o calor intenso e um ambiente muito seco podem ser prejudiciais. Aumente a frequência de pulverizações de água no verão e mova a planta para um local mais fresco, protegido do vento, se necessário. Reduza a rega no inverno e evite o excesso de água, o que pode causar o apodrecimento das raízes. Fertilize a cada 3 meses com fertilizante de liberação lenta, como Osmocote. Durante a estação de crescimento, aplique fertilizantes líquidos a cada 15 dias para um desenvolvimento ideal e folhas grandes, brilhantes e saudáveis. Pode ser facilmente propagada por estacas de caule e separação de brotos formados na base da planta mãe.
.

Atenção

Esta planta é considerada ameaçada de extinção em seu habitat, embora seja largamente cultivada no mundo todo.

Pilea peperomioides: a planta-chinesa-do-dinheiro que conquistou o mundo
Como propagar a planta-chinesa-do-dinheiro (Pilea peperomioides)

.

1.Introdução

A Planta-chinesa-do-dinheiro, também conhecida como Pilea peperomioides, é uma planta de casa popular que ganhou muita atenção nos últimos anos. É nativo da China e é conhecido por sua aparência única e fácil manutenção.

2. Aparência

A Planta-chinesa-do-dinheiro tem folhas redondas em forma de moeda que crescem em caules longos e finos. As folhas são verdes brilhantes e têm uma superfície brilhante, quase reflexiva. A planta pode crescer até 12 polegadas de altura e 24 polegadas de largura, tornando-a uma ótima opção para pequenos espaços.

3. Requisitos de cuidados

A Planta-chinesa-do-dinheiro é uma planta de baixa manutenção e fácil de cuidar. Prefere luz indireta e brilhante e deve ser regada quando a parte superior do solo estiver seca ao toque. O excesso de água pode levar ao apodrecimento das raízes, por isso é importante deixar o solo secar entre as regas. A planta também se beneficia da fertilização ocasional com um fertilizante balanceado para plantas domésticas.

4. Propagação

A propagação da Planta-chinesa-do-dinheiro é fácil e pode ser feita por estaquia. Basta cortar um caule com algumas folhas e colocá-lo em uma jarra de água. As raízes devem começar a se formar dentro de algumas semanas, quando a estaca pode ser plantada no solo.
Como propagar a planta-chinesa-do-dinheiro (Pilea peperomioides)

5. Benefícios

Além de sua aparência única e fácil manutenção, acredita-se que a Planta-chinesa-do-dinheiro traga boa sorte e prosperidade aos seus proprietários. Muitas vezes é dado como presente na cultura chinesa e diz-se que simboliza riqueza e fortuna.

6. Problemas Comuns

A Planta-chinesa-do-dinheiro é geralmente uma planta resistente, mas pode ser suscetível a alguns problemas comuns. O excesso de água pode levar à podridão das raízes, enquanto a submersão pode fazer com que as folhas murchem e fiquem marrons. A planta também pode ser propensa a pragas, como ácaros e cochonilhas, que podem ser tratadas com sabão inseticida.

7. Conclusão

No geral, a Planta-chinesa-do-dinheiro é uma ótima opção para quem procura uma planta de casa de baixa manutenção e com um visual único. Com os devidos cuidados, pode prosperar por anos e trazer boa sorte e prosperidade aos seus donos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem