Perfil da planta: Fittonia Albivenis (planta nervosa)

Procurando por uma planta de casa única e deslumbrante? Não procure mais do que a Fittonia Albivenis, também conhecida como planta nervosa. Saiba tudo neste perfil.

 

Perfil da planta: Fittonia Albivenis (planta nervosa)

Ficha Técnica

Nome científico: Fittonia albivenis
Sinonímia: Fittonia argyroneura, Fittonia verschaffeltii, Gymnostachyum verschaffeltii, Fittonia pearcei
Nomes populares: Fitônia
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

How to Care for Fittonia (Nerve Plant)

.

Fittonia albivenis, também conhecida como planta mosaico, é uma espécie herbácea de baixo crescimento com folhagem decorativa muito popular em terrários fechados. Adapta-se bem a estes ambientes devido à sua elevada necessidade de humidade. A planta possui ramos moles e pubescentes, com folhas simples, ovais, opostas e com nervuras bem marcadas que contrastam com a cor branca das espécies típicas. Floresce no final do verão, produzindo espigas verticais acima da folhagem com pequenas flores que desabrocham gradualmente da base para o topo e são protegidas por brácteas verdes.

A Fittonia albivenis, também conhecida como planta mosaico, possui flores pequenas e insignificantes que muitos jardineiros tendem a retirar assim que aparecem. No entanto, hoje existem no mercado inúmeras cultivares da planta mosaico, com tamanhos variados, folhas pequenas e uma ampla gama de combinações de tons de verde, vermelho, rosa e até amarelo. As folhas também podem ter bordas lisas ou onduladas, tornando-se uma adição versátil e visualmente atraente para qualquer jardim.

Fittonia albivenis, também conhecida como planta mosaico, é uma bela planta de folhagem interna. É relativamente fácil de cuidar, tornando-o ideal para jardineiros experientes que tendem a regar demais suas plantas. O arranjo arredondado de folhas delicadas da planta fica ótimo em vasos e tigelas grandes e rasos. Pode ser usado para decorar várias áreas da casa, mas deve ser mantido longe de locais com correntes de ar, luz solar direta e ar condicionado. É perfeito para terrários fechados, onde pode adicionar textura e cor única à composição geral quando combinado com outras plantas. Em climas tropicais úmidos ou estufas, a planta mosaico também pode ser usada como cobertura do solo em áreas sombreadas.

O Planta-mosaico Fittonia albivenis deve ser cultivado sob luz difusa ou filtrada, em substrato rico em húmus e bem drenado, e mantido úmido sem ser encharcado. Evite expor sua planta de mosaico à luz solar direta, pois isso pode causar queimaduras nas folhas. Prefere temperaturas amenas e umidade ambiente. Em locais frios de inverno, é importante protegê-lo de temperaturas abaixo de 15ºC. Sob calor excessivo, deve-se ter cuidado redobrado com a rega, que deve atender às necessidades da planta, que não tolera a seca. Se a planta entrar em colapso devido à falta de água, ela pode ser revivida submergindo o vaso em água, se não for tarde demais.

A Fittonia albivenis, também conhecida como planta mosaico, requer 2 a 3 pulverizações diárias durante o tempo seco. Folhas inferiores amareladas podem indicar excesso de água. Fertilize a cada 15 dias na primavera e no verão com fertilizantes diluídos específicos para plantas de folhagem. Incentive a densidade das plantas arrancando os botões terminais durante a fase de crescimento e podando no verão para manter sua forma. Propaga-se através de estacas com pelo menos dois nós na primavera e no verão, mantendo-as em substrato úmido até enraizarem, o que leva cerca de três semanas.

Atenção

Planta tóxica se ingerida.

How to Care for Fittonia (Nerve Plant)
COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

Fittonia Albivenis: A Beautiful and Easy-to-Grow Houseplant

.

1.Introdução

A Planta-mosaico Fittonia albivenis, também conhecida como planta nervosa, é uma planta de casa popular devido à sua aparência única e marcante. Suas folhas são adornadas com intrincados padrões de branco e verde, lembrando um mosaico.


2. Origem e Habitat

A Fittonia albivenis é nativa das florestas tropicais da América do Sul, especificamente do Peru e da Colômbia. Ela prospera em ambientes úmidos e sombreados, tornando-se uma planta de interior ideal.


3. Cuidados e Manutenção

A planta nervosa requer umidade e umidade consistentes para prosperar. Deve ser regada regularmente, mas não em excesso, pois isso pode levar à podridão das raízes. Também é importante borrifar as folhas com frequência para manter os níveis de umidade necessários. A planta prefere a luz solar indireta e deve ser mantida longe da luz solar direta para evitar queimaduras nas folhas.


4. Propagação

A propagação da Fittonia albivenis pode ser feita por meio de estacas. Simplesmente corte um caule com algumas folhas e coloque-o na água até que as raízes comecem a se formar. Uma vez que as raízes se desenvolveram, o corte pode ser plantado no solo.

Fittonia Albivenis: A Beautiful and Easy-to-Grow Houseplant

5. Benefícios

Além de seu apelo estético, a planta nervosa tem propriedades de purificação do ar. Pode ajudar a remover toxinas como formaldeído e benzeno do ar, tornando-se um ótimo complemento para qualquer casa ou escritório.


6. Variedades

Existem várias variedades de Fittonia albivenis, incluindo o Pink Angel, White Anne e Red Anne. Cada variedade tem sua própria cor e padrão únicos, aumentando o apelo da planta.


7. Problemas potenciais

A planta nervosa é suscetível a pragas, como ácaros e cochonilhas. É importante inspecionar regularmente a planta em busca de sinais de infestação e tratá-la imediatamente. O excesso de água também pode levar ao apodrecimento das raízes, por isso é importante garantir uma drenagem adequada e não deixar a planta ficar em água parada.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem