Guia de Identificação da Orquídea Abacaxi Robiquetia Cerina

Guia de Identificação da Orquídea Abacaxi Robiquetia Cerina
 

Ficha Técnica

Nome científico: Robiquetia cerina
Sinonímia: Saccolabium cerinum, Malleola merrillii, Robiquetia merrillii
Nomes populares: Abacaxizinho
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Orquidea abacaxi

A Orquídea-abacaxi Robiquetia cerina é uma espécie de orquídia de crescimento monopodial, nativa das Filipinas e Papua Nova Guiné. A maior parte da vez ela ocorre como epífita (crescendo nas árvores) mas também é esporadicamente encontrada como rupícola (crescendo em rochas). 

O nome do gênero homenageia Pierre Jean Robiquet (1780 – 1840), um farmacêutico francês famoso por isolar a cafeína e sintetizar a codeína. O nome da espécie deriva do latim "cerina", significando "aspeto de cera", uma referência à textura de suas flores.

A Orquídea-abacaxi Robiquetia cerina é uma espécie de pequeno porte com crescimento lento, que pode atingir um metro de comprimento. Esta planta tem duas variedades, com flores vermelhas e amarelas. Ela floresce durante o final do verão até meados do outono em inflorescências cônicas, pendentes e densas que lembram um abacaxi. 

Dicas e cuidados sobre a Orquidea abacaxi

Para que as orquídeas se desenvolvam da melhor forma possível, elas necessitam de luz filtrada e sombreamento entre 50 a 60%, além da elevada umidade do ar (acima de 70%) e da boa ventilação. Seu habitat ideal se encontra em florestas quentes e úmidas, com altitude variando no intervalo entre 50 a 70 metros acima do nível do mar. 

O substrato para cultivo desta orquídea é composto por partes iguais de casca de pinus, carvão vegetal e musgo esfagno; apreciando raízes arejadas e drenagem perfeita, ela também prefere temperaturas entre 15 - 40ºC. Será recomendável manter está planta em caixetes ao invés dos vasos tradicionais.

A Orquídea-abacaxi Robiquetia cerina é uma das espécies de Vandáceas. Para preservar seu sistema radicular e inflorescência pendente, a vandácea deve ser cultivada suspensa e necessita de muita umidade atmosférica com regas abundantes nas raízes. Por outro lado, para evitar problemas de apodrecimento das raízes e doenças fúngicas é importante ter um solo bem drenado e bom ventilação em sua área. 

É preciso também protegê-la nos dias mais frios do inverno. Para nutrição da Robiquetia cerina recomenda-se adubação foliar semanal na primavera e verão com uma solução de 2g (1 colher de café) por litro de água na proporção 20-20-20. No outono e inverno é indicado aplicar a cada duas semanas. Além disso, faça adubação orgânica do substrato uma vez por mês polvilhando sobre ele uma colher de café do tipo AOSP (Associação Orquidófila de São Paulo). Esta especie pode ser multiplicada por sementes.

Dicas e cuidados sobre a Orquidea abacaxi

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

1. Tipo Básico de Planta

Orquídea-abacaxi (Robiquetia cerina) é uma orquídea terrestre exótica nativa da América do Sul e Central, bem como partes do México e do Caribe. É conhecida por seu aroma perfumado de abacaxi, que persiste mesmo depois que as flores desabrocham. 

Esta flor é uma escolha ideal para adicionar aos recursos de paisagismo internos e externos devido aos seus requisitos de fácil manutenção e resistência.

2. Aparência

Esta orquídea deslumbrante tem folhas verdes brilhantes que irradiam para fora em forma de diamante achatado. As flores também são bastante atraentes - minúsculas pétalas amarelas contrastam com um fundo de sépalas roxas profundas que se enrolam sobre si mesmas com pontas amarelas no final de cada haste. 

Isso faz com que a flor pareça uma pequena fruta de abacaxi! A planta floresce durante os meses de primavera e verão, mas continuará produzindo híbridos em outras partes do ano, dependendo das condições climáticas.

3. Requisitos de cuidados

Orquídea-abacaxi Robiquetia cerina não requer muita manutenção ou fertilização uma vez estabelecida em sua nova casa - apenas certifique-se de regá-la duas vezes por semana e fornecer luz suficiente para flores fotoperiódicas como esta espécie exótica requer pelo menos 8 horas de filtração luz solar por dia para florescer adequadamente. 

Além disso, certifique-se de mantê-lo longe de fontes de calor, como radiadores e parapeitos de janelas, pois mudanças bruscas de temperatura podem danificar a folhagem tenra. Se cultivada ao ar livre, lembre-se de que esta planta não tolera temperaturas frias abaixo de 10 graus Celsius (50 graus Fahrenheit). Quando mantido dentro de casa, certifique-se de que os níveis de umidade fiquem em torno de 50%.

4. Dicas para propagação e divisão de sistemas de raízes

A propagação das mudas de Orquídea-abacaxi pode ser feita por divisão, semeadura ou estaquia do pescoço – faça a sua escolha! A divisão envolve a separação de touceiras em pequenas divisões quando há bastante crescimento de raízes - geralmente durante o final do verão ou início do outono - durante a semeadura; você precisará de mudas frescas (que você pode comprar on-line). 

Quanto às mudas do pescoço, basta fazer as mudas em qualquer época do ano, quando os brotos aparecerem ao longo do caule perto dos nós das folhas - no entanto, não faça isso com espécimes maduros - use os mais jovens! Pode ser benéfico introduzir fungos micorrízicos em sua mistura de solo ao propagar plantas Orquídea-abacaxi – esses organismos formam relações benéficas naturais com os sistemas radiculares das plantas, incluindo maior absorção de água e nutrientes – ajudando-os a prosperar melhor em seu novo lar!

5. Variedades Disponíveis

Na verdade, existem várias variedades disponíveis para venda - cada uma ligeiramente diferente uma da outra, lembre-se. As mais notáveis ​​incluem formas de floribunda que tendem a apresentar picos florais mais esparsos do que o normal, mas carregam flores de laranjeira cobertas de resina que têm deliciosos aromas frutados; formas inovadoras que têm sépalas de formato incomum, provavelmente devido à manipulação genética controlada; variedades miniaturas que exibem pequenos cachos de flores que lembram abacaxis em miniatura; novidades+ formas com flores de tamanho maior que o normal; longipsiferas com folhas ovais verde-claro/glaucas e espécies voláteis mais conhecidas por suas cabeças largas, docemente perfumadas, exibindo sépalas vermelho-escuras muito grandes - todas fascinantemente únicas!

6. Problemas comuns de pragas e doenças

Infelizmente, a competição existe em todos os lugares - mesmo entre os seres vivos - então, se não forem controladas por humanos, pragas / doenças como ácaros e cochonilhas podem infestar seu Orquídea-abacaxis, potencialmente matando-os mais rápido do que o esperado se a intervenção não for rápida o suficiente! 

Sinais de infestação de insetos podem incluir descoloração e folhas onduladas, enquanto doenças fúngicas podem se manifestar através de manchas e murchamento das folhas causadas pela podridão da raiz, portanto, preste muita atenção sempre aqui, pessoal! Uma vez detectados, no entanto, alguns tratamentos orgânicos básicos podem se livrar de criaturas indesejadas, como sprays de óleo de nim😊

7. Recomendações crescentes de tamanho de contêiner

Ao cultivar suas orquídeas em condições ideais em casa, recomendamos a seleção de recipientes medindo entre 7 cm x 14 cm x 18 cm, sempre focando fortemente em fornecer uma boa drenagem através de orifícios inferiores perfurados/materiais líquidos colocados dentro, mantendo os recipientes em peitoris voltados para o sul, de preferência entre primavera até o final dos meses de outono também😊

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem