Como cultivar e cuidar de Viburnum Opulus (Rosa-de-gueldres)

 Quer ter uma bela Rosa-de-gueldres em seu jardim? Aprenda tudo sobre o cultivo e cuidados com esta planta com nosso guia especializado. 

Como cultivar e cuidar de Viburnum Opulus (Rosa-de-gueldres)

Ficha Técnica

Nome científico: Viburnum opulus
Nomes populares: Bola-de-neve, Noveleiro, Novelo, Novelo-da-china, Novelo-cromático, Espirema
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Rosa-de-gueldres Viburnum Opulus: A Guide to Growing and Caring for this Beautiful Shrub

.
O Viburnum opulus, também conhecido como rosa-de-gueldres, é um arbusto de folha caduca originário da Europa e da Ásia. Muitas vezes é cultivada como planta ornamental em países com climas subtropicais a temperados. O arbusto tem ramos lenhosos que se originam na base e têm uma textura aberta. Suas folhas são opostas, trilobadas, com base arredondada, bordas serrilhadas e nervuras bem definidas que conferem à superfície foliar uma textura rugosa. No outono, as folhas adquirem belos tons de bronze antes de cair no inverno.
.
A Rosa-de-gueldres Viburnum opulus floresce do final da primavera ao verão, produzindo inflorescências em forma de corimb, com numerosas flores hermafroditas variando do branco ao levemente rosa e delicadamente perfumadas. As inflorescências têm forma de guarda-chuva, com superfície um tanto plana, e as flores nas bordas são geralmente maiores que as do centro, semelhantes a algumas variedades de Hydrangea macrophylla. Existem também outras cultivares, uma delas com flores duplas e belas inflorescências cheias e globulares, conhecidas como 'estéreis' e popularmente chamadas de "bola de neve". Os frutos formados são drupas esféricas e vermelhas de sabor ácido. São comestíveis em pequenas quantidades, ornamentais e bastante atraentes para as aves.
.
A Viburnum opulus, também conhecida como Rosa-de-gueldres, pode ser utilizada em jardins isoladamente, em filas, em grupos ou em conjunto com outras plantas, respeitando sempre o seu aspecto informal e livre. É um excelente fundo para espécies mais baixas e flores de cores vivas. Também é uma planta interessante para ser treinada como alpinista, com amarras e orientação. A variação sazonal deste arbusto o torna único e atraente em todas as estações, especialmente em climas que variam de subtropical a temperado. Também pode ser plantada em vasos e é indicada para a arte do bonsai.
.
A planta Rosa-de-gueldres Viburnum opulus deve ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, preferencialmente ácido, bem drenado, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Ele pode tolerar temperaturas frias e geadas leves. Após a floração, é aconselhável remover os ramos mais fracos e velhos da base para promover um novo crescimento e circulação de ar. Fertilize com esterco de vaca bem envelhecido durante a primavera e o verão. A propagação pode ser feita através de estacas semilenhosas e lenhosas, que devem ser enraizadas na primavera.
.

Atenção

A ingestão de grandes quantidades do fruto pode provocar intoxicações, que levam a vômitos e diarréias.
Rosa-de-gueldres Viburnum Opulus: A Guide to Growing and Caring for this Beautiful Shrub

Viburnum Opulus: The Rosa-de-gueldres Shrub

.

1.O que é Rosa-de-gueldres Viburnum opulus?

Rosa-de-gueldres Viburnum opulus, também conhecida como Rosa-de-gueldres, é um arbusto de folha caduca que pertence à família das madressilvas. É nativo da Europa, Ásia e América do Norte e é comumente encontrado em zonas úmidas, florestas e margens de rios.

2. Aparência

O Guelder Rose pode crescer até 4 metros de altura e tem uma forma arredondada. Tem folhas verdes escuras que ficam vermelhas no outono e produz cachos de flores brancas na primavera. As flores são seguidas por bagas vermelhas brilhantes que persistem no inverno.

3. Usos

O Guelder Rose tem uma variedade de usos. As bagas podem ser usadas para fazer compotas, geleias e xaropes. A casca e as raízes têm sido usadas na medicina tradicional para tratar uma variedade de doenças, incluindo febre, cólicas e diarreia. A madeira também é usada para fazer cabos de ferramentas e outros pequenos itens.

4. Vida selvagem

O Guelder Rose é uma importante fonte de alimento para a vida selvagem. As bagas são comidas por pássaros, incluindo tordos, ceras e tentilhões. O arbusto também fornece cobertura e locais de nidificação para pássaros e pequenos mamíferos.
Viburnum Opulus: The Rosa-de-gueldres Shrub

5. Cultivo

O Guelder Rose é fácil de cultivar e pode ser propagado por sementes ou estacas. Prefere solo úmido, bem drenado e sombra parcial. Pode ser podada para manter sua forma e tamanho.

6. Simbolismo

O Guelder Rose tem sido usado como um símbolo em várias culturas. Na Europa, era associado à deusa Hécate e acreditava-se que tinha poderes protetores. Na Rússia, era usado em canções e danças folclóricas tradicionais.

7. Variedades

Existem várias variedades de Guelder Rose, incluindo o europeu Guelder Rose (Viburnum opulus), o americano Cranberrybush (Viburnum trilobum) e o japonês Snowball (Viburnum plicatum). Cada variedade tem suas próprias características e usos únicos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem