Jerivá Syagrus romanzoffiana – que planta é essa?

Jerivá-Syagrus-romanzoffiana–que-planta-é-essa
 

Ficha Técnica

Nome científico: Syagrus romanzoffiana
Sinonímia: Arecastrum romanzoffianum, Cocos romanzoffiana, Cocus plumosa, Cocos acrocomoides, Cocos arechavaletana, Cocos australis, Cocos datil, Cocos romanzoffiana, Cocos martiana
Nomes populares: Baba-de-boi, Coco-de-babão, Coco-de-cachorro, Coco-de-catarro, Coqueiro, Coqueiro-gerivá, Coquinho, Coquinho-de-cachorro, Gerivá, Jeribá, Jerivá, Palmeira-jerivá
Família: 
Categoria: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a palmeira Jeriva 

Jerivá Syagrus romanzoffiana é uma espécie imponente, de estatura única e elegante, atingindo entre 8 e 15 metros de altura e até 60 cm de diâmetro. Possui folhas longas, arqueadas e pendentes, variando de 2 a 4 metros de comprimento, com numerosos folíolos.

Jerivá Syagrus romanzoffiana é uma árvore perene que produz flores de cor amarelo-creme em cachos pendentes ao longo do ano. O fruto desta espécie é uma drupa, de coloração amarela ou alaranjada, de forma globosa a ovóide, com polpa fibrosa, suculenta e doce. Cada fruta contém uma única semente que tem gosto de amêndoas. Os frutos e sementes da árvore de Jerivá são comestíveis e também produz palmito para consumo.

A palmeira Jerivá é uma adição impressionante a qualquer projeto paisagístico, seja usada como uma peça solitária ou agrupada em grupos. Sua presença majestosa cria uma atmosfera elegante e sofisticada a um custo acessível em comparação com outras palmeiras. Além disso, seu ambiente tropical eleva os jardins à beira-mar e do campo para um visual descontraído e luxuoso. 

A fauna também é atraída para Jerivá por causa de suas flores que são visitadas por diferentes tipos de abelhas e seus frutos que são apreciados por papagaios, caturritas, esquilos, tucanos, quatis e raposas.

Jerivá é uma palmeira que cresce bem quase em qualquer clima, desde que seja cultivada em um solo fértil e drenável melhorado com matéria orgânica. Espera-se melhores resultados quando regada regularmente e com sol pleno ou meia sombra para as mudas jovens. Esta palmeira tem excelente resistência ao transplante, tendo os indivíduos adultos maior resistência ainda. É propagada a partir de sementes botadas para germinar em substrato arenoso na primavera ou verão logo após a colheita dos frutos quase maduros, cuja germinação dura entre 2 a 5 meses.

Jerivá é uma palmeira que cresce bem quase em qualquer clima, desde que seja cultivada em um solo fértil e drenável melhorado com matéria orgânica. Espera-se melhores resultados quando regada regularmente e com sol pleno ou meia sombra para as mudas jovens. 

Esta palmeira tem excelente resistência ao transplante, tendo os indivíduos adultos maior resistência ainda. É propagada a partir de sementes botadas para germinar em substrato arenoso na primavera ou verão logo após a colheita dos frutos quase maduros, cuja germinação dura entre 2 a 5 meses.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem