Erva-da-fortuna ou Tradescantia fluminensis Tradescância, Trapoeraba, Amor-de-homem, Folha-gorda, Erva-da-costa, Sempre-viva, Planta-do-amor, Coirama, Courama, Courama-vermelha, Folha-da-fortuna, Fortuna, Folha-grossa, Folha-de-pirarucu, Diabinho, Folha-da-vida, Fortuna-milagre-de-são-joaquim, Folha-do-ar, Saião, Lambari-rosa, Trapoeraba-branca

Erva-da-fortuna ou Tradescantia fluminensis Tradescância, Trapoeraba, Amor-de-homem, Folha-gorda, Erva-da-costa, Sempre-viva, Planta-do-amor, Coirama, Courama, Courama-vermelha, Folha-da-fortuna, Fortuna, Folha-grossa, Folha-de-pirarucu, Diabinho, Folha-da-vida, Fortuna-milagre-de-são-joaquim, Folha-do-ar, Saião, Lambari-rosa, Trapoeraba-branca
 

Ficha Técnica

Nome científico: Tradescantia fluminensis
Sinonímia: Tradescantia albiflora, Tradescantia decora, Tradescantia laekenensis, Tradescantia mundula, Tradescantia tenella
Nomes populares: Tradescância, Trapoeraba, Amor-de-homem, Folha-gorda, Erva-da-costa, Sempre-viva, Planta-do-amor, Coirama, Courama, Courama-vermelha, Folha-da-fortuna, Fortuna, Folha-grossa, Folha-de-pirarucu, Diabinho, Folha-da-vida, Fortuna-milagre-de-são-joaquim, Folha-do-ar, Saião, Lambari-rosa, Trapoeraba-branca
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Erva-da-fortuna ou Tradescantia fluminensis

A Erva-da-fortuna ou Tradescantia fluminensis é uma espécie herbácea perene, com ênfase na folhagem. Possui ramos prostrados, ramificados, com folhas desde a base que emite facilmente raizes adventícias. Suas folhas são contrários, pontiagudas, ovais, levemente carnudas, lisas, de cor verde escuro e brilhantes. Existem também formas variegadas brancas ou rosadas com folhas listradas ou manchadas conhecidas como Lambari blanco e Lambari rosa. Cultivares notáveis ​​incluem ' Quicksilver ', ' Lavender ' e ' Girl 's Blush '. As flores são brancas ou rosa. na ponta Existem três pétalas triangulares. Eles aparecem em pequenos grupos no verão e podem produzir uma abundância de sementes. Esta fruta tem 4 folículos.

É comumente cultivada em vasos ou pátios como planta ornamental. Por sua capacidade de se dispersar pelo solo, formando touceiras densas de até 2 metros de diâmetro, o capim improvisado é uma excelente espécie para ser usado como cobertura em meia-sombra, mas não pode ser pisado como o capim comum. Outro uso muito popular, que aumenta o valor decorativo desta espécie, principalmente em formas diversas, é em vasos e guarda-pós, onde pode ser apreciado seu aspecto suspenso, já que seus longos galhos dão um charme especial ao ambiente formando uma espécie de saia para o jardim de vasos. É uma boa planta para se ter no horto. 

Seja como textura ou para adicionar cor. Em diferentes formatos. Mas atenção: a erva daninha pode ser invasiva e sufocar o desenvolvimento de outras espécies menores. Rústica, sua manutenção é simples e inclui podas, para rejuvenescer a folhagem e controlar seu crescimento, ajustando sua forma e tornando-a mais compacta.

Deve crescer em meia sombra ou luz filtrada e apreciava um clima quente e húmido. Se feito em condições de pouca luz, os matizes variegados podem voltar ao verde total, perdendo esse atrativo. É uma planta de crescimento rápido. Prefere solo rico em matéria orgânica e drenado, mas húmido. Por ser uma planta que aprecia humidade, em pleno sol ela se desenvolve lentamente e pode sofrer nessas condições, embora seja capaz de reter água, por ser uma planta carnuda, e assim superar os períodos de seca, desde que não sejam muito longo. Tenha cuidado ao usar pequenos pratos sob vasos ou cultivá-lo em canteiros mal drenados, pois pode apodrecer facilmente suas raizes. Em locais frios, o desenvolvimento é mais lento, não tolera temperaturas abaixo de 10ºC e geadas prolongadas. Assim, em locais frios de clima temperado a subtropical, é aconselhável protegê-la durante o inverno trazendo os vasos para dentro de casa. 

As irrigações devem ser mais intensos no verão, a maiores distâncias no inverno, sempre de acordo com a umidade do substrato. É ideal para regar a relva da sorte quando a superfície do solo está mais seca. Curiosamente, inseminamos com fertilizante líquido duas vezes por semana na primavera e no verão para promover o crescimento. Propaga-se por estacas ou separando os ramos laterais (arremessos) na primavera. As estacas podem ser enraizadas em substrato úmido ou em um recipiente cheio de água limpa e trocadas com frequência.

Dicas e cuidados sobre a Erva-da-fortuna ou Tradescantia fluminensis

Atenção

Essa espécie é considerada uma planta invasora em determinadas situações, sendo um problema grave na Austrália, Nova Zelândia, sudeste dos Estados Unidos, Portugal e África. Além disso, o manuseio dessa planta pode causar reação alérgica na pele. Planta tóxica, plante-a fora do alcance de crianças e animais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem