Cóleus ou Solenostemon scutellarioides Coração-magoado

Cóleus ou Solenostemon scutellarioides Coração-magoado
 

Ficha Técnica

Nome científico: Solenostemon scutellarioides
Nomes populares: Coração-magoado
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Cóleus ou Solenostemon scutellarioides

Coleus é uma planta herbácea valorizada pela cor de suas folhas. formado pelo cruzamento de espécies do gênero Solenostemon, como S. laciniatus e S. bicolor, e atualmente existem várias espécies. Suas folhas são grandes, lisas, podendo apresentar diversas cores e combinações de amarelo, vermelho, rosa, roxa, verde e marron. É interessante notar que as cores das folhas podem formar gradientes ou contrastar fortemente. flores azuis aparecem em inflorescências pontiagudas acima da folhagem em qualquer época do ano. e é valorizada como planta ornamental.

As cores vivas desta folhagem vistosa podem ser postas em uma variedade de configurações. No horto, podem ser criadas matrizes ou séries incluindo bordaduras ao longo das paredes. No terraço, na varanda ou numa janela bem iluminada, o coleus será uma espécie muito decorativa, podendo ser plantada em vasos ou floreiras. Em climas quentes, você pode desfrutar de sua beleza colorida durante todo o ano. É uma planta rústica que não requer poda e pode tolerar alguma seca. Dependendo da variedade a altura é de cerca de 40-90 cm.

Dicas e cuidados sobre a Cóleus ou Solenostemon scutellarioides

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em substrato bem drenado, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. A alimentação a cada 15 dias é suficiente para que a planta cresça lindamente. Mesmo sendo perene, coleus deve ser replantado a cada poucos anos porque perde sua beleza com a idade. Tipicamente uma planta tropical, pode ser cultivada em climas temperados e requer uma estufa durante o inverno. Não resistente à geada Propagado por sementes e por estacas de plantas e ponteiros.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem