Cipó-alho ou Mansoa alliacea Cipó-de-alho, Alho-da-mata

Cipó-alho-Mansoa-alliacea-Cipó-de-alho-Alho-da-mata
 

Ficha Técnica

Nome científico: Mansoa alliacea
Sinonímia: Cydista aequinoctialis, Adenocalymma alliaceum, Adenocalymma pachypus, Adenocalymma sagotii, Bignonia alliacea, Pachyptera alliacea, Pseudocalymma alliaceum, Pseudocalymma pachypus, Pseudocalymma sagotti
Nomes populares: Cipó-de-alho, Alho-da-mata
Família: Bignoniaceae
Categoria: 
Origem: , Guiana, Guiana Francesa, 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre o Cipó-alho ou Mansoa alliacea Cipó-de-alho, Alho-da-mata

A Cipó-alho é uma pequena videira perene da mesma família dos ipês. Além de ser uma flor ornamental, também possui aromas interessantes e propriedades medicinais. Originária da floresta amazônica, ainda é pouco conhecida no paisagismo brasileiro, sendo difundida na india Africa do Sul, Flórida (ESTADOSUNIDOSDAAMÉRICA) e outras regiões de clima tropical. Constrói vários troncos desde a raiz que se entrelaçam entre si e no suporte atingindo 2-3 metros de comprimento. Suas folhas são lisas, contrários, nuas, divididas em duas folhas contrários, de elípticas a ovadas, pontiagudas, verde-claras e brilhantes, com nervuras bem marcadas. 

Ao moer ou fatiar As folhas da planta exalam um cheiro de alho. Floresce mais de uma vez por ano e produz inflorescências densas e globulares compostas por flores em forma de trombeta. As flores abrem primeiro em lilás escuro, passando gradualmente por cor-de-rosa e branco, assumindo tons mais claros. Essa característica lembra a manacá (Tibouchina mutabilis), pois as três cores podem ser assistidas simultaneamente na planta. A floração dura cerca de semana.

Ao contrário de outras videiras da família Vinoniaceae, as videiras de alho são vigorosas e rústicas, mas introduzem crescimento moderado, não tão grande quanto as Ceteleguas (Podranea ricasoliana) e a trombeta chinesa (Campus grandiflora). Assim, torna-se uma espécie ideal para ornar estruturas mais leves e menores, como asnas e arcos, bem como para coroar cercas e muros. Apesar do seu comportamento trepador, a videira do alho também pode ser tratada como um arbusto com podas práticas periódicas. Pode ser cultivada em vasos ou jardineiras.

Curiosidade: a vinha do alho é muito popular entre os povos indígenas da Amazônia (veja a seção "Medicina"abaixo). Além disso, suas folhas são comestíveis e servem para aromatizar diversas preparações, conferindo-lhe um sabor próximo ao alho. Os óleos essenciais também são usados ​​como perfumes, geleias e para repelir insetos e quirópteros.

Deve ser cultivada o pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. Adora o calor e a umidade tropicais, mas tolera o frio subtropical desde que não desça abaixo de 0 ° C (temperatura de congelamento) e esteja fora da zona de congelamento. É importante observar que a poda deve ser feita após a floração e a poda durante o crescimento pode prejudicar a floração pois os botões florais aparecerão nos ramos que crescer na última estação.

Embora tolere meia sombra, é importante que receba luz solar direta para que se desenvolve bem. As plantas cultivadas em locais excessivamente sombreados podem ter uma bela folhagem, mas a floração será ausente ou esparsa. Propaga-se por sementes ou estacas semi-lignificadas colocadas para enraizamento / germinação em substrato úmido no verão.

Dicas e cuidados sobre o Cipó-alho ou Mansoa alliacea Cipó-de-alho, Alho-da-mata

Planta medicinal

Indicações: Artrite, Reumatismo, Gripe, Febre, Resfriados, Epilepsia, Dor de cabeça
Propriedades medicinais: antibacteriano, antiinflamatório, antihistamínico, antioxidante, antiespasmódico, diurético, hipotensivo, relaxante muscular, relaxante uterino
Partes utilizadas: Folhas e flores

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem