Cenoura ou Daucus carota Cenoira, Cenoura-selvagem

Cenoura-Daucus-carota-Cenoira-Cenoura-selvagem
 

Ficha Técnica

Nome científico: Daucus carota
Nomes populares: Cenoira, Cenoura-selvagem
Família: 
Origem: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados sobre a Cenoura ou Daucus carota Cenoira, Cenoura-selvagem

A cenoura é o vegetal principal, cuja parte comestível é a raiz É nativa da Europa e da Ásia, onde é cultivada há mais de dois mil anos como importante alimento. Suas raizes são tuberosas, sem ramos, longas, médias, curtas, cilíndricas ou cônicas, geralmente de cor alaranjada, mas também podem ser brancas, amarelos, vermelhas ou roxas. O caule é quase imperceptível e está no ponto de inserção das folhas, que são pubescentes e bastante serrilhadas, podendo atingir de 30 a 50 cm de comprimento. A inflorescência típica é do tipo umbela, podendo ser terminal ou primária, composta por flores brancas.

É uma planta comestível recomendada por médicos e especialistas, pois é rica em beta-caroteno e rica em fibras, minérios e antioxidantes, por isso possui alto valor nutritivo. O beta-caroteno é parcialmente responsável por sua cor laranja e é um importante precursor da vitamina A no organismo. As cenouras podem ser tomadas frescos em saladas frescos, raladas ou picadas. Eles podem ser processados ​​para fazer sucos de frutas, bolos ou mesclados com iogurte. Também é popular para ferver, ensopado, suflê e outros pratos salgados.

É utilizado na indústria alimentícia. É produzido cru em cenouras baby, em cubos, ralado, cortado ou processado em vegetais, frutas, comida para nenê, ração para animais de estimação e sopa. Uma grande variedade de espécies de animais domésticos e silvestres valorizam a cenoura como um alimento refrescante e saboroso, incluindo cavalos, porcos, ruminantes, pássaros e até cães.

Deve ser cultivada o pleno sol, em canteiros com pelo menos 25 cm de altura, em solo fértil, calmo e macio, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente. Cenouras são climas quentes e são cultivadas durante os meses mais quentes em países temperados e no inverno em países subtropicais. As variedades principais são Nantes, Kuroda, Flagger, Shantenay, Denver, Brasília, Curona. N Tropical, Prima, Nova, Karandai, Harumaki, Kingokossum, e Alvorada. Propagadas por sementes, germinam diretamente no último lugar.

Dicas e cuidados sobre a Cenoura ou Daucus carota Cenoira, Cenoura-selvagem

Planta medicinal

Indicações: avitaminose A (cegueira noturna), anemia, gota, prisão de ventre, seborréia, afecções da pele e cabelos
Propriedades medicinais: anti-séptica, antiinflamatória, antimicrobiana, anti-anêmica, auxiliar do bronzeamento, cicatrizante, diurética, emoliente, remineralizante, reguladora intestinal
Partes utilizadas: toda planta

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem