Camarão-rosa ou Justicia scheidweileri

Camarão-rosa ou Justicia scheidweileri


Ficha Técnica

Nome científico: Justicia scheidweileri
Sinonímia: Porphyrocoma pohliana, Justicia pohliana, Amphiscopia pohliana, Porphyrocoma lanceolata, Orthotactus pohlianus
Família: 
Luminosidade: 

Dicas e cuidados com o Camarão-rosa ou Justicia scheidweileri

O camarão cor-de-rosa é uma planta herbácea com folhas e flores decorativas. É nativa das matas atlânticas encontradas nos estados de minas Gerais, Espírito Sagrado e Rio de Janeiro, onde forma matas densas e bordaduras naturais. Tem caules verdes, eretos e ligeiramente ramificados. As folhas são verde-escuras, com veios prateados que lhes conferirem uma cor viva. contrapostos, lanceoladas, pontiagudas, glabras e coriáceas. 

Floresce o ano todo e suas inflorescências pontiagudas são cobertas por inflorescências rosadas eretas, terminais, brilhantes e duradouros. Emergem flores entre as brácteas, tubulares, roxas, muito atrativas para os beija-flores. A baga em forma de caixa é seca e rachada com 4 sementes.

Seja no jardim ou no interior o camarão-rosa é uma planta silvestre que não requer muitos cuidados. Com sua bela folhagem e flores espetaculares, pode ser usada como arbusto em canteiros protegidos, como cobertura de solo em florestas tropicais, sozinha ou em combinação com outras espécies em estufas, ou simplesmente para ornar uma bela varanda, plantada em vaso. ampla. 

É uma cepa rural que requer operações agrícolas mínimas, como adubação semestral e poda anual para promover a densidade da planta. A remoção de inflorescências antigos também é indicada, pois isso restaura a aparência da planta e estimula uma nova floração. Mas vamos deixá-los na planta se quisermos propagá-los com sementes, pelo menos até que os frutos formados se abrem sozinhos.

Dicas e cuidados com o Camarão-rosa ou Justicia scheidweileri

Deve ser cultivada com luz difusa ou meia-sombra, em solo fértil e drenável, enriquecido com matéria orgânica e regado regularmente no primeiro ano de plantio. Prefere calor tropical e umidade. Agüentar curtos períodos de estiagem. As condições ideais de iluminamento para esta espécie são filtradas através da copa das árvores. 

No entanto, pode ser feito em interiores bem iluminados, bem como em áreas ensolaradas pela manhã, mas sombreadas à tarde. O sol queima as folhas. É sensível ao frio ou à geada portanto, em clima subtropical, é aconselhável cultivá-la em locais protegidos, evitando ventos fortes. Propagado por sementes e estacas. Enraizado em substrato úmido. especialmente na primavera.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem