Como cultivar a alface Lactuca sativa em casa?

Ficha Técnica

Nome científico: Lactuca sativa
Família: 

Luminosidade:  

A alface é uma hortaliça anual que muitas vezes contém uma seiva leitosa no inverno, é cultivada há milhares de anos e sofreu extensa modificação gênica até atingir sua variedade atual. Hoje, existem muitas variedades com diferentes características que podem ser cultivadas durante todo o ano. As principais variedades são divididas em alface de cabeça crespa, cabeça lisa, folha e tronco. As variedades comerciais mais importantes se estabeleceram nos dois primeiros grupos. Embora outras variedades Será conhecido e popularmente plantado no horto também.

A alface geralmente tem folhas grandes e lisas, de sabor doce e refrescante, que crescem ao redor do caule pequeno (em roseta), que pode ser liso ou encaracolado, formando uma cabeça ou não, e pode ter diferentes tonalidades de verde e roxo.. bronzeado.. Seu sistema radicular é fino, muito ramificado e superficial. A floração ocorre no verão, estimulada por longos dias. Os frutos da alface são aquênios, pontiagudos, ovais, ovais ou espátulas com listras longitudinais na superfície, e seu comprimento varia de 2 a 5 mm.

A alface é rica em vitaminas, minérios e água, tem poucas calorias e é ótima para uma variedade de pratos. comido cru em saladas e sucos. Ou cozinhá-lo em sopas, ensopados e outros pratos salgados. Cada 100 g de alface provê apenas 15kcal de energia, tornando-se um alimento básico em uma dieta com restrição calórica. As saladas são altamente perecíveis e estragam rápidamente se armazenadas ou mal manuseadas.

Deve crescer o pleno sol, abrigado durante as horas mais quentes do dia. Eles são propagados por sementes dispostas para germinação em bandejas preparadas para formar mudos, que serão semeadas no local definitivo. Você também pode plantar diretamente na posição final. Neste caso, as sementes devem ser cobertas com serragem pequena ou outro abrigo até a germinação. O solo para o plantio deve ser devidamente preparado, sendo que a alface prefere solos soltos, frutíferos e ricos em matéria orgânica.

O piso deve ter pelo menos 15 cm de altura e deve ser pré-limpo e adubado. A rega deve ser realizada diariamente, de manhã ou à noite. A distância entre as plantas após o plantio deve ser de pelo menos 30 cm. Muitas doenças e pragas podem atacar alface suscetível. Para evitar isso, podemos borrifá-las com xarope de tabaco 10 dias após o transplante, remover regularmente as ervas daninhas e rodá-las com outras plantas cultivadas.

Cultivar alface hidroponicamente também é muito interessante comercialmente. As plantas são mantidas em ambiente protegido e na ausência de solo recebem uma solução nutritiva para o pleno crescimento. As plantas cultivadas em água requererem cuidados intensivos, são mais duráveis, não requerem lavagem e trazem bons benefícios.

A colheita geralmente é feita 50-70 dias após a semeadura. As plantas não devem apresentar sinais de floração, pois se tornarão impróprios e amargas. Nesse caso, toda a planta deve ser podada na base com uma faca limpa, as folhas feridas e secas devem ser removidas, lavadas em água corrente e depois armazenadas na geladeira.

Planta medicinal

Indicações: insônia, nervosismo, agitação, conjuntivite, reumatismo, problemas gastro-intestinais, gases
Propriedades medicinais: calmante, sedativa, antiácida, anti-reumática, calmante do estômago, diurética, eupéptica, laxante
Partes utilizadas: folhas, raízes, suco

TAGS:

#plantas #flores #jardins #jardineiros #paisagista #Adubos #Arbustos #Árvore #Frutifera #Frutas #Bonsai #Bromélias #Bulbosas #Cacto #Suculentas #Cercas #Vivas #Cuidados #Dicas #Façavocemesmo #Folhagens #Forrações #Gramados #Legumes #Palmeiras #Rizomas #tronco #cascalho #suculenta #natureza #ideia #fazer #criar #natural #verde #espaço #flora #amazonia #brazil #eua #take #care #garden #takecaregarden #nature #plantamedicinal #medicinal #saude #horta #deserto 
Para sempre aprender mais e estar sempre atualizado visite nosso site takecaregarden.com  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem