Abacaxi roxo Tradescantia spathacea

Ficha Técnica

Nome científico: Tradescantia spathacea
Sinonímia: Rhoeo discolor, Rhoeo spathacea, Tradescantia discolor, Tradescantia bicolor, Ephemerum bicolor, Ephemerum discolor, Tradescantia versicolor
Nomes populares: Moisés-no-berço, Espada-de-iansã
Família: Commelinaceae
Categoria: Cactos e Suculentas, Folhagens, Forrações à Meia Sombra, Forrações ao Sol Pleno, Gramados e Forrações
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: América Central, América do Norte, Belize, Guatemala, México
Altura: 0.3 a 0.4 metros, 0.4 a 0.6 metros
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra, Sol Pleno

O abacaxi roxo é uma planta herbácea, rizomatosa, de folhagem perene e descolorida, cultivada em diversas regiões tropicais do mundo por suas qualidades ornamentais. Forma rosetas densas e simétricas, com suas folhas eretas, côncavas e lanceoladas. As folhas são geralmente verde-oliva em cima e roxas em baixo, mas há Conqueror com folhas verdes cheias e Vittata com folhas variegadas com listras vermelhas e amarelos. Ao medida que a planta cresce e as folhas inferiores caem, o tronco curto é revelado, mas a planta raramente ultrapassa um metro de altura. Floresce na primavera e no verão, as inflorescências aparecem nos racemos axilares. A inflorescência é formada por pares de brácteas. Em forma de pequeno barco ou canoa e pequenas flores brancas em três partes e temporário que não tem muito valor decorativo O resultado será uma forma de caixa.

No paisagismo, o abacaxi roxo é um ótimo alimento tropical. A cor atraente de sua folhagem e a textura específica e o efeito geométrico das rosetas criam contrastes interessantes no horto. Use em talhões ou bordaduras o pleno sol ou meia sombra, em gramados bem cuidados, em sobreposições multicoloridas, ou em combinação com outras plantas da mesma geometria, como agaves e bromélias. Também é adequado para hortos de pedra que crescem entre fendas. Também pode ser plantada em vasos e floreiras e é uma planta de eleição para terrários.

Pode ser cultivada em diferentes condições de iluminação, desde sol pleno até luz difusa em ambientes fechados. Prefere solos ricos em matéria orgânica, mas perfeitamente drenantes. No entanto, também pode crescer em solos pobres e rochosos. Reconhece a rega, especialmente durante o primeiro mês após o plantio. Uma vez bem adaptado, torna-se tolerante a curtos períodos de seca. Uma poda anual drástica, realizada no início da primavera, permite renovar o vigor e a beleza da folhagem. Se estiver bem coberto, é capaz de suportar frio intenso e até geadas. Facilmente propagado dividindo arbustos, estacas ou sementes.

TAGS:

plantas,flores,jardins,jardineiros,paisagista,tronco,cascalho,suculenta,natureza,ideia,fazer,criar,natural,verde,espaço,flora,amazonia,brazil,eua,take,care,garden,takecaregarden.com,takecaregarden.blogspot.com, pra que serve, como usar, plantas,nature,plantamedicinal,medicinal,saude,horta,deserto,

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem