Qual o termo correto? TAMARINO OU TAMARINDO?

Se você está em dúvida sobre qual palavra usar - tamarino ou tamarindo - este guia rápido irá ajudá-lo a entender a diferença.

 Tamarino ou Tamarindo? Descubra a Diferença!

Bom se você ficou com duvida quanto a escrita e repetiu em seu pensamento... qual seria o correto?
As duas maneiras estão corretas. Então o que me dizer como cuidar desta deliciosa planta de nome Tamarindo? Bom vamos lá, vou te contar tudo o que você precisa saber para cultivar este belo fruto.

Nome Científico: Tamarindus indica L.
Família: Cesalpinaceae
Origem: o tamarindo tâmara da Índia é originário da África Tropical, de onde se dispersou por todas as regiões tropicais.
Características: árvore de porte majestoso, alcança até 25 m.
Clima e Solo: cresce bem em locais de climas tropical, se onde se dispersou por todas as regiões tropicais.
Propagação: a propagação pode ser por sementes. alporquia e garfagem.
Utilização: a polpa é acidulada, sendo consumida fresca, seca ou cristalizada, também usada para preparo de refrescos meu preferido, sorvetes, pastas, doces e licores. As sementes terão que ser cozidas.
Propriedades: Refrigerante, laxativo, edulcorante.
Indicações: Na medicina é indicado para prisão de ventre habitual, com ação laxativa ligeira, útil como temperante nas doenças inflamatórias e febris.

Os árabes a chamavam de Tamr al-Hindi, que quer dizer tâmara da Índia. Antigamente, o tamarindeiro e sua fruta eram considerados ruins; as armas feitas com a madeira dessas árvores eram vistas como fortes. 

O tamarindeiro é uma árvore com uma copa densa e pode alcançar até 25m de altura, sendo apreciada também como forma de ornamentação em áreas urbanas, devido sua imponência. 

Entre todos os outros frutos, o tamarindo é o que possui o maior teor de proteínas, glicídios e elementos minerais. Seu fruto é uma vagem grande, com 5 a 15 cm de comprimento, com casca pardo-escura, lenhosa e quebradiça, contendo 3 a 8 sementes envolvidas por uma polpa parda e ácida. 

A utilização do tamarindo dá-se, principalmente, a partir da polpa, no preparo de doces, sorvetes, licores, sucos concentrados e ainda como tempero para arroz, carne, peixe e outros alimentos. 

A determinação da maturidade de frutos pode ser realizada por vários métodos, entre os quais, fenológicos dias após a antese, observações visuais cor da casca, tamanho e formato do fruto e físicas abscisão, densidade e firmeza. 

Porém, os resultados obtidos por esses métodos podem variar, dependendo do local de cultivo, cultivares e condições climáticas do ano de crescimento. Para Warrington et al, um dos índices mais utilizados na determinação do ponto de colheita é o número de dias desde a floração até o desenvolvimento pleno do fruto, outros contam 245 dias e pronto. Para as sementes, o estudo do processo de desenvolvimento envolve observações sobre as modificações de natureza morfológica e fisiológica desde o momento da fecundação do óvulo até atingir a sua maturidade. 

As características normalmente estudadas são: tamanho, teor de água, conteúdo de massa seca, germinação e vigor, além de características bioquímicas que, analisadas em conjunto, permitem uma estimativa do estádio de maturação, possibilitando a identificação da maturidade fisiológica das sementes. 

O tamarindo é muito utilizado nas regiões Norte e Nordeste, tendo se adaptado a essas regiões facilmente, devido ao clima que é mais quente.

Tamarino ou Tamarindo: Qual é o Mais Saudável?

1.O que é Tamarino?

Tamarino, também conhecido como tamarindo, é uma fruta tropical que cresce em uma árvore nativa da África, mas agora é amplamente cultivada em muitas partes do mundo, incluindo Ásia, América do Sul e Caribe.


2. Aparência e Sabor

A fruta é uma casca marrom semelhante a uma vagem que contém uma polpa pegajosa e azeda com um sabor doce e picante. A polpa é frequentemente usada na culinária para dar um sabor azedo aos pratos, e também é um ingrediente popular em bebidas e sobremesas.


3. Valor Nutricional

O tamarino é uma boa fonte de vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, potássio, magnésio e ferro. Também é rico em antioxidantes e demonstrou ter propriedades anti-inflamatórias.


4. Usos culinários

O tamarino é um ingrediente versátil na culinária e é usado em uma variedade de pratos, incluindo sopas, ensopados, caril e chutneys. Também é um ingrediente popular em bebidas, como suco de tamarindo e refrigerante de tamarindo. Em sobremesas, o tamarindo costuma ser usado para fazer doces, geléias e sorvetes.

Tamarino ou Tamarindo: Qual é o Mais Saudável?

5. Benefícios para a saúde

Tamarino demonstrou ter vários benefícios para a saúde, incluindo melhorar a digestão, reduzir a inflamação e diminuir os níveis de colesterol. Também pode ter propriedades anticancerígenas e pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue.


6. Significado cultural

O tamarino é um ingrediente importante em muitas cozinhas ao redor do mundo, incluindo indiana, tailandesa e mexicana. Também é usado na medicina tradicional em muitas culturas para tratar uma variedade de doenças.


7. Disponibilidade

O tamarino está amplamente disponível em muitos supermercados e mercados, tanto fresco quanto em várias formas, como pasta, concentrado e pó. Também está disponível online para aqueles que não conseguem encontrá-lo localmente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem