A influência da religião na nomenclatura das plantas

Você já se perguntou como as plantas receberam seus nomes religiosos? Este artigo conta a história por trás disso.

E de onde vêm esses nomes religiosos das Plantas?


Apesar das plantas possuírem os nomes botânicos de origem latina ou grega, estes nomes populares são mais regionais e mais utilizados pela nossa sociedade. O ideal seria nós aprendermos os nomes botânicos também por ser uma língua universal no mundo. Onde existe um para cada espécie, mas por qual circunstância surgem estes nomes populares?

Veja aqui abaixo alguns dos fatores que podem responder essa questão:


1º pela má ou falta de interpretação do nome botânico. Exemplo: aspargos (asparagus sp)
2º pela mera semelhança com objetos ou animais. Exemplo: crista-de-galo
3º pela propriedade ou um comportamento da planta. Exemplo: flor-de-maio (schulumbergera truncata) por sempre florescer no mês de maio.
4º pela crença, simbologia ou superstição. Exemplo: lágrima-de-cristo ou dinheiro-em-penca.


Além das formas, cores e formatos, existem plantas que remetem a fatos religiosos. 

O cipó-de-são-joão ou pyrostegia venusta recebeu este nome porquê ele floresce durante o mês das festas de São João e a planta quaresmeira porque floresce durante o periodo da quaresma. 

Já as folhas do lírio-da-ressureição ou kaempferia pulchra, desaparecem no outono-inverno para reaparecerem depois com flores, da mesma forma que Jesus renasceu todos os anos.

O lírio-de-finados ou lilium longiflorum, é produzido em Outubro-Novembro e negociado como flor de corte, principalmente no feriado do Finados. 

É possivel ver também a associação da imagem do santo com as flores, como é o caso da Santa Rita, que sempre aparece rodeada de rosas. E não é só ela, há flores que representam alguns santos. Devotos de São José, onde levam muitos lírios-de-são-josé ou hemerocallis flava, em 19 de Março, data em que é cultuado o catolicisno.


O lírio é também uma figura forte na imagem de Santo Antônio por ele ter em sua roupa algumas flores dessa espécie. Mas no caso de Santo Expedito, a primeira lembrança é de estar, segurando uma espada em uma das mãos e na outra uma palma. 

Já as rosas já fazem parte da história de Santa Terezinha.

COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

 A simbologia religiosa por trás dos nomes das plantas

1.A influência da religião na nomenclatura das plantas

Desde os tempos antigos, a religião tem sido uma grande influência na vida das pessoas, incluindo a forma como elas nomeiam as plantas. Muitas plantas têm nomes religiosos que refletem a sua importância em rituais e práticas religiosas.


2. A origem dos nomes religiosos das plantas

Os nomes religiosos das plantas geralmente têm origem em lendas e histórias religiosas. Por exemplo, a planta "rosa de Jericó" é assim chamada porque, segundo a Bíblia, ela foi encontrada no deserto de Jericó por Maria e José quando fugiam para o Egito com o menino Jesus.


3. Plantas sagradas em diferentes religiões

Diferentes religiões têm plantas sagradas que são usadas em rituais e cerimônias. Na religião hindu, a planta "tulsi" é considerada sagrada e é usada em muitos rituais. Na religião cristã, a planta "oliveira" é considerada sagrada e é mencionada várias vezes na Bíblia.


4. A importância das plantas na religião

As plantas têm sido importantes na religião desde os tempos antigos. Elas são usadas em rituais e cerimônias, e muitas vezes são consideradas sagradas. Algumas plantas são usadas para cura espiritual e física, enquanto outras são usadas para proteção e purificação.


5. A influência da religião na medicina herbal

A religião também tem influenciado a medicina herbal. Muitas plantas são usadas em medicamentos tradicionais que têm origem em práticas religiosas. Por exemplo, a planta "ashwagandha" é usada na medicina ayurvédica, que tem origem na religião hindu.


6. A preservação das plantas sagradas

A preservação das plantas sagradas é importante em muitas religiões. Algumas plantas estão em risco de extinção devido à exploração excessiva, e muitas religiões estão trabalhando para proteger essas plantas e garantir que elas continuem a ser usadas em rituais e práticas religiosas.


7. A continuidade da tradição religiosa

Os nomes religiosos das plantas são uma parte importante da tradição religiosa e cultural de muitas pessoas. Eles ajudam a manter viva a história e as crenças das diferentes religiões, e são uma forma de conectar as pessoas com a natureza e com o divino.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem