Conheça a planta Ocimum Basilicum - A Famosa Alfavaca ou Manjeiricão

 Conheça a Ocimum Basilicum, uma planta aromática e saborosa que pode ser usada em diversas receitas. Descubra como cultivá-la e aproveitar seus benefícios para a saúde.

Nome Científico- Ocimum basilicum
Nomes Populares- Manjericão, Alfavaca, Alfavaca-cheirosa, Alfavaca-de-jardim, Alfavaca-doce, Alfavaca-d’américa, Basilicão, Basílico, Erva-real, Manjericão-branco, Manjericão-de-folha-larga, Manjericão-de-molho, Manjericão-doce, Manjericão-grande
Família- Lamiaceae
Origem- Ásia- Índia
Ciclo de Vida- Perene
Clima- Equatorial, Subtropical, Tropical
Porte- 60cm
Solo- Adapta-se aos mais diversos tipos
Luminosidade- Sol Pleno
Regas- Regulares
Multiplicação- Sementes e estacas
Curiosidades- É considerada uma planta sagrada entre os povos hindus, por representar Tulasi, a esposa do Deus Vishnu.


A planta Ocimum basilicum é uma da espécie medicinal muito popular aqui no Brasil por causa de suas propriedades terapêuticas, dentre elas: antiespasmódica, diurética, hipotensor e antibiótica. 

Ficou muito conhecida popularmente como: Alfavaca, Alfavaca-cheirosa, Manjericão-de-folha-larga, Erva real, Manjericão-grande e Remédio de vaqueiro.

Ela pertence a família botânica Lamiaceae, a Ocimum basilicum mede aproximadamente 60cm de altura, e é originária da Ásia e Índia e rápido se espalhou por diversas regiões do mundo.

Além de ser uma planta medicinal, a Alfavaca também é uma planta cujas folhas são muito utilizadas como temperos, devido às suas lindas flores é também muito apreciada como planta ornamental, sendo capaz de atrair ao seu jardim alguns insetos polonizadores, principalmente as abelhas.

A infusão das folhas e sementes da Alfavaca em forma de chá, são usadas para tratar má digestão, vômitos, náuseas, flatulência, doenças dos intestinos e rins, febre, falta de leite materno, halitose, queda de cabelo, tuberculose pulmonar, tosse, dores de garganta, e aftas.

Quando cultivada em grande escala, é usada para a extração de um óleo essencial, que é muito usado na indústria de alimentos, bebidas, perfumaria e outros produtos.

Na culinária é usada para o preparo de molhos, sopas, caldos de peixe, frango e para substituir o manjericão comum e o louro.

A alfavaca silvestre é uma variedade do Braisl do manjericão nativo da Índia. O substantivo alfavaca vem do árabe albahaqa, que quer dizer cura tudo, em referência às qualidades terapêuticas de todas as variedades de manjericão.

A erva costuma crescer de forma espontanea em ambientes bem arejados, de sol fraco e nos mais variados tipos de solo, geralmente em meio a hortas domésticas, as margens de estradas e até mesmo em terrenos abandonados. 

Existe no Brasil duas outras espécies similar: o alfavacão ou alfavaca-cravo e a alfavaca cheiro-de-anis, que podem conter as mesmas finalidades e aplicações.

Ela multiplica-se facilmente por meio de sementes ou estacas de seu ponteiro.

E você, ta esperando o que pra cultivar seu manjeiricão, essa bença de Deus em forma de planta.


COMPRE SUA FERRAMENTA DE JARDIM AQUI

Conheça os Benefícios da Alfavaca ou Manjericão para a Saúde

1.Origem e história

A alfavaca, também conhecida como manjericão, é uma planta originária da Índia e do Irã. Ela é cultivada há mais de 5 mil anos e é considerada uma das ervas mais antigas do mundo.


2. Variedades

Existem diversas variedades de alfavaca, cada uma com suas características únicas. Algumas das mais comuns são a alfavaca roxa, a alfavaca italiana e a alfavaca limão.


3. Propriedades medicinais

A alfavaca é conhecida por suas propriedades medicinais, sendo utilizada para tratar diversas condições, como dores de cabeça, problemas respiratórios e digestivos, além de ter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.


4. Uso culinário

A alfavaca é amplamente utilizada na culinária, especialmente na cozinha italiana. Ela é um ingrediente essencial em pratos como o pesto e a pizza margherita, além de ser utilizada em saladas, molhos e sopas.


5. Cultivo

A alfavaca é uma planta fácil de cultivar e pode ser plantada em vasos ou no jardim. Ela precisa de sol pleno e solo bem drenado, além de ser sensível ao frio e à umidade excessiva.


6. Curiosidades

Na Índia, a alfavaca é considerada uma planta sagrada e é utilizada em cerimônias religiosas. Além disso, acredita-se que ela tenha propriedades afrodisíacas e seja capaz de atrair dinheiro e prosperidade.


7. Receita de pesto de alfavaca

Para fazer um delicioso pesto de alfavaca, você vai precisar de:

- 2 xícaras de folhas de alfavaca fresca

- 1/2 xícara de azeite de oliva

- 1/2 xícara de queijo parmesão ralado

- 1/4 xícara de pinhões ou nozes

- 2 dentes de alho

- Sal e pimenta a gosto


Basta bater todos os ingredientes no liquidificador ou processador de alimentos até obter uma mistura homogênea. Sirva com massas, pães ou torradas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem